Questões de Concurso Militar PM-SP 2022 para 2º Tenente Estagiário - Médico Generalista

Foram encontradas 3 questões

Q2017820 Medicina
Paciente masculino, 72 anos, portador de hipertensão arterial controlada, com dispneia a moderados esforços há dois meses, além de discreto edema de membros inferiores. Tem relato de tabagismo até os 65 anos e é etilista moderado.
Exame físico (resumo): ritmo cardíaco regular em 2 tempos com discreto sopro audível na ponta; ausculta respiratória normal. Radiografia do tórax com área cardíaca no limite superior do normal; eletrocardiograma com ritmo sinusal, sem sinais de sobrecarga ou bloqueios.
O ecocardiograma evidenciou câmaras cardíacas normais, hipertrofia ventricular esquerda concêntrica, função sistólica biventricular preservada e disfunção diastólica do ventrículo esquerdo tipo II.
Assinale a opção que apresenta o diagnóstico compatível com este quadro clínico.
Alternativas
Q2023833 Medicina
Um homem de 48 anos, com história de hipertensão arterial e dislipidemia, procura o Serviço de Emergência com forte dor torácica constritiva, que se iniciou há 60 minutos durante momento de repouso. Ele descreve a dor subesternal como um “um elefante sobre seu peito”. Encontra-se taquipneico e diaforético.
O traçado eletrocardiográfico mostra elevação do segmento ST e onda T invertida nas derivações da parede anterolateral.
Tratando-se de um infarto agudo do miocárdio, assinale a opção que indica os resultados laboratoriais que devem ser encontrados no material colhido, no momento da admissão do paciente. 
Alternativas
Q2023834 Medicina
Paciente masculino de 58 anos com história prévia de hipertensão arterial e diabetes mellitus é atendido em Unidade de Emergência com dor precordial que se iniciou em repouso. A dor é compressiva, subesternal e associada com sudorese e taquipneia.
Está afebril, pressão arterial de 11/70mmHg e frequência cardíaca de 76bpm. A ausculta pulmonar é normal e não são visíveis jugulares túrgidas. O traçado eletrocardiográfico mostra depressão do segmento ST nas derivações V1 a V4, elevação do segmento ST das derivações V7 a V9 e relação entre as ondas R e S na derivação V1 > 1.
Neste caso, o diagnóstico mais adequado para este paciente é
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E