Questões de Concurso Militar PM-SP 2022 para 2º Tenente Estagiário - Medicina Intensiva (UTI)

Foram encontradas 6 questões

Q2017818 Medicina
Homem de 68 anos apresenta dispneia aos esforços há seis meses, sibilos e tosse produtiva diária. Ele procura o serviço de pronto atendimento com dispneia, tosse produtiva persistente e escarro abundante, que mais recentemente tornou-se amarelo-esverdeado. Informa ainda que nos últimos 12 meses ocorreram episódios semelhantes que foram tratados com antibióticos.
No exame físico encontrava-se febril e apresentava aumento da fase expiratória, sibilos e roncos à expiração. Não foi observada cianose. Ele tem relato de tabagismo (50 maços/ano) e ao exame físico apresenta redução do murmúrio vesicular e sibilos ao final da expiração.
A espirometria mostra: VEF1 = 1,4L (58% do predito) e relação VEF1/CVF = 0,6 sem melhora após uso de broncodilatador.
Conforme os critérios GOLD, assinale a afirmativa correta.
VEF1 – volume expiatório forçado no primeiro segundo; CVF – capacidade vital forçada; e GOLD – Global Initiative for Lung Disease.
Alternativas
Q2017819 Medicina
Paciente masculino de 48 anos após viagem aérea apresenta dispneia de início súbito acompanhada de dor torácica atípica à direita. Afirma ser tabagista desde a adolescência, faz uso moderado de bebidas alcoólicas e completou recentemente tratamento radioterápico para um câncer de esôfago, com boa resposta clínica.
Assinale a opção que indica os exames complementares mais indicados para estabelecer o diagnóstico desse paciente.
Alternativas
Q2023400 Medicina
Paciente de 66 anos, do sexo masculino, com antecedente de hipertensão, dá entrada no Pronto Socorro com quadro de dispneia de instalação em horas, após comparecer a churrasco.
Admitido prontamente na UTI, apresenta os seguintes sinais vitais: FC 120, PA 210x120, FR 46, SatO2 90% em máscara de O2.
Apresenta, ainda, a seguinte radiografia de tórax:
Imagem associada para resolução da questão
O paciente foi intubado, iniciada ventilação mecânica invasiva com os seguintes parâmetros em pressão controlada: PEEP 10, PC 15, FR 25, FiO2 100%. Coletada gasometria arterial com o seguinte resultado: pH 7,4, pCO2 40, HCO3 24, pO2 105, SatO2 98%.
Tendo em vista os critérios de Berlin para diagnóstico de Síndrome do Desconforto Respiratório do Adulto, esse paciente não se encaixa no seguinte critério:
Alternativas
Q2023401 Medicina
Paciente de 50 anos do sexo feminino é transferida para UTI proveniente de Pronto Socorro de outro serviço, com relato de insuficiência respiratória aguda e necessidade de intubação orotraqueal. Relato de ventilação mecânica difícil.
À admissão, optado por instalar capnografia em forma de onda, exibindo o seguinte traçado:

Imagem associada para resolução da questão
Assinale a opção que indica a medicação que provavelmente melhorará o quadro clínico da paciente, considerando o traçado da capnografia.
Alternativas
Q2023404 Medicina
Paciente de 66 anos, do sexo masculino, está em UTI com o diagnóstico de pneumonia comunitária grave, em contexto de desmame ventilatório, já em modo de pressão de suporte.
A imagem a seguir apresenta as curvas de pressão, fluxo e volume do ventilador.
Imagem associada para resolução da questão
Seguem os parâmetros ajustados no ventilador: PEEP 10, PS 10, FiO2 40% e percentual de ponto de corte do pico de fluxo: 30%.
Assinale a opção que indica a conduta mais correta para correção da assincronia demonstrada nesse traçado.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: A
5: E