Questões de Concurso Militar PM-SP 2022 para 2º Tenente Estagiário - Medicina Intensiva (UTI)

Foram encontradas 6 questões

Q2017804 Medicina
Assinale a opção que indica a doença ou agravo que deve ser notificado, em até 24 horas, à Secretaria Estadual de Saúde.
Alternativas
Q2017811 Medicina
Indivíduo masculino de 24 anos apresenta exantema morbiliforme não-pruriginoso, lesões papulosas palmo-plantares e aumento linfonodal generalizado.
Para a confirmação diagnóstica deste paciente o mais adequado é solicitar
Alternativas
Q2017813 Medicina
Homem de 64 anos, previamente saudável, foi admitido no serviço de emergência com alteração do nível de consciência há um dia. Havia relato de cefaleia, náusea, vômitos e febre há três dias. Não tinha realizado viagens recentes. Ao exame: temperatura axilar = 39,2°C; pressão arterial = 125/80mmHg; frequência respiratória = 18irpm; frequência cardíaca = 110bpm; havia rigidez de nuca com sinal de Brudzinski presente.
O hemograma completo apresentava 15.000 leucócitos/mm³ com 90% de neutrófilos. A tomografia computadorizada de crânio não mostrou anormalidades. A punção liquórica forneceu inicialmente: pressão de 22 cmH2O, 620 células/mm³ com 60% de polimorfonucleares, 250mg de proteínas e 44mg/dL de glicose. Nenhum organismo foi detectado nas colorações pelo Gram, nanquim e Ziehl-Neelsen.
Foi iniciado tratamento empírico com vancomicina e ceftriaxona, persistindo o quadro febril e neurológico. No quarto dia de internação, o resultado da cultura apresentou o crescimento de um microrganismo, sendo substituído o esquema antibiótico.
Este atente infeccioso provavelmente é
Alternativas
Q2023397 Medicina
Com relação aos pacientes com meningite bacteriana por Pneumococo na UTI, analise as afirmativas a seguir.
I. Esses pacientes devem receber dexametasona 10mg a cada 6 horas durante 4 dias – a primeira dose deve ser idealmente iniciada antes do início da antibioticoterapia.
II. Nos Estados Unidos é indicado o uso de vancomicina para esses pacientes, mas como Pneumococos intermediários a ceftriaxona são raros no Brasil, o tratamento com ceftriaxona em dose dobrada é suficiente para o manejo dessa condição na grande maioria dos casos.
III. Nesses casos, não é necessária a precaução respiratória para gotículas.
Estão corretas:
Alternativas
Q2023414 Medicina
Dentre os antimicrobianos listados a seguir, utilizados para o tratamento de infecções por bacilos gram-negativos multirresistentes, apenas um não tem cobertura para germes anaeróbios. Assinale-o.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: E
5: A