Questões de Concurso Militar PM-AM 2022 para Oficial de Saúde - Médico Psiquiatra

Foram encontradas 17 questões

Q1883551 Psiquiatria
Um homem de 45 anos de idade tem perguntado repetidamente a seus familiares se o odor de seu corpo está causando incômodo a eles. Apesar de receber respostas negativas, ele tem adotado estratégias para tentar disfarçar o odor que ele julga exalar, como aplicar desodorantes várias vezes ao dia, trocar de roupas algumas vezes por dia e evitar sair de casa para confraternizar com amigos e parentes.

Seu diagnóstico, de acordo com a CID-11 é
Alternativas
Q1883557 Psiquiatria
Um menino de nove anos de idade foi levado por seus pais a uma consulta com um psiquiatra. A mãe relatou que o menino não tinha amigos, só se interessava por brinquedos, livros e desenhos que incluíssem tubarões, alinhava todos os seus brinquedos na mesma posição junto à parede de seu quarto, repetia o que ela falava em diversas ocasiões, precisava repetir a mesma rotina todos os dias (acordar à mesa hora, comer os mesmos alimentos no café da manhã, tomar banho, vestir a mesma roupa, brincar com os mesmos brinquedos), ficava extremamente agitado ao ouvir a música tocada pelo caminhão que vende gás que passava em sua rua. O pai relatou que o filho era muito calado, só respondia ao que falavam com ele, não abordava espontaneamente outras pessoas, não olhava nos olhos dos outros e não gesticulava. A mãe contou que esses sintomas começaram por volta dos três anos de idade, mas que com o crescimento da criança, estava cada vez mais difícil cuidar dele.

A hipótese diagnóstica mais provável de acordo com a CID-11 é
Alternativas
Q1883561 Psiquiatria
Não há distinção na apresentação psicopatológica entre episódios de depressão bipolar e unipolar. Como na maior parte dos portadores de transtorno bipolar do humor o primeiro episódio é de depressão, pesquisadores buscaram identificar sintomas específicos em um episódio agudo que permitissem a diferenciação entre depressões unipolares e bipolares.

Avalie se as características a seguir, entre outras, são encontradas com mais frequência em depressões bipolares e podem ser consideradas sinais de alerta.

1. Início precoce (antes dos 25 anos).
2. Início tardio (após os 25 anos).
3. Duração prolongada dos episódios (mais que 6 meses).
4. Duração curta dos episódios (menos que 6 meses).
5. Episódios com início e fim insidiosos.
6. Episódios com início e fim abruptos.

São sinais de alerta para depressão bipolar:
Alternativas
Q1883562 Psiquiatria
Um funcionário de uma empresa de segurança particular foi sequestrado e passou dias em poder de criminosos, que o torturaram repetidamente para que revelasse detalhes do esquema de segurança de um banco. As torturas aconteceram durante um período prolongado de tempo e foram acompanhadas de ameaças repetidas à sua vida e de seus familiares.
Depois desses eventos, o segurança começou a pensar repetidamente nessas situações, mesmo quando estava envolvido em outras tarefas e tinha dificuldade para afastar tais lembranças de seus pensamentos; sonhava com os eventos em que estava cercado por bandidos; começou a pedir para não ser escalado para prestar serviços na agência bancária que era o alvo dos criminosos e, quando estava lá, sentia-se constantemente sobressaltado; sentia-se constantemente amedrontado; deixou de participar de eventos de lazer com sua família, preferindo ficar em sua casa; passou a se considerar um mau profissional por ter sido incapaz de evitar seu sequestro, brigou com sua esposa diversas vezes a ponto de chegar a se divorciar e não conseguia manter outros relacionamentos afetivos e tornou-se impulsivo, reagindo com violência a pequenos problemas cotidianos.

De acordo com a CID-11, a hipótese diagnóstica mais provável para esse paciente é 
Alternativas
Q1883563 Psiquiatria
Pele seca, lanugo nos braços e nas pernas, unhas finas e quebradiças, perda de cabelo, constipação intestinal, esofagite de refluxo, diminuição da pressão arterial, disfunção ventricular sistólica e diastólica, anemia, infertilidade, hipocalemia, hiponatremia, hipofosfatemia e hipomagnesemia e hipotireoidismo são complicações do seguinte transtorno alimentar:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: B
5: D