Questões de Concurso Militar PM-AM 2022 para Oficial de Saúde - Médico Psiquiatra

Foram encontradas 7 questões

Q1883549 Psiquiatria
Um homem de 25 anos de idade começou a apresentar, há mais de um ano, ideação delirante de cunho persecutório (julgava que havia pessoas que queriam aprisiona-lo por julgarem que ele poderia ser um espião), alucinações auditivo-verbais (ouvia vozes que ordenavam que ele agredisse pessoas), isolamento social (rompeu definitivamente o contato com familiares e amigos) e descuido com sua higiene pessoal.
Ao ser levado por familiares para atendimento médico, recebeu o diagnóstico de esquizofrenia paranoide e o tratamento prescrito foi haloperidol na dose inicial de 5 mg/dia (titulado progressivamente até 20 mg/dia). Após oito semanas de uso regular da medicação, o paciente mantinha todos os sintomas descritos, o que motivou o médico assistente a substituir o tratamento por olanzapina (inicialmente 5mg/dia, titulada até 20mg/dia). Após oito semanas de uso da olanzapina, o paciente mantinha ideação delirante de cunho persecutório, o que motivava seu completo afastamento da família, dos amigos e de suas atividades laborativas.

De acordo com o algoritmo de tratamento da esquizofrenia do International Psychopharmacology Algorithm Project, o tratamento adequado seria 
Alternativas
Q1883556 Psiquiatria
A escolha do tratamento com antipsicóticos deve levar em conta diversos fatores, como efeitos colaterais, por exemplo. Em um paciente com esquizofrenia refratária, uma das alternativas possíveis de tratamento é o uso de clozapina.

Em um paciente em tratamento com clozapina, marque a opção que correlaciona corretamente os parâmetros hematológicos e a indicação relativa ao tratamento.
Alternativas
Q1883558 Psiquiatria
Uma jovem começou a apresentar alucinações auditivas (ouvia vozes que comentavam seus atos) e delírios (julgava estar sendo vítima de um complô movido por suas amigas que teriam inveja de sua recente conquista de um emprego). Esses sintomas se instalaram em um período de duas semanas, sem pródromos. A paciente não havia feito uso de substâncias psicoativas, nem era portadora de nenhuma comorbidade clínica. Havia dias em que a paciente se queixava das alucinações durante todo o dia e outros em que durante horas não havia alucinações. Não havia alterações afetivas, nem sintomas negativos. No 28º dia após o início dos sintomas, houve remissão completa e, ao longo de um ano de acompanhamento psiquiátrico, não houve recaídas ou recorrência.

O diagnóstico mais provável é 
Alternativas
Q1883560 Psiquiatria
O conceito de esquizofrenia vem evoluindo desde a descrição da dementia praecox por Emil Kraepelin em 1896, passando pela proposição do termo esquizofrenia por Eugen Bleuler em 1911 até as classificações diagnósticas atuais. Ao longo dessa evolução, foram descritos conceitos importantes, como os 4 A´s de Eugen Bleuler e os Sintomas de Primeira Ordem, de Kurt Schneider. Identifique, na lista abaixo, os 4 A´s de Eugen Bleuler e os Sintomas de Primeira Ordem, de Kurt Schneider:

1. Alterações afetivas (do aplainamento ao embotamento);
2. Alterações cognitivas (prejuízo cognitivo);

3. Alterações da atenção;
4. Alterações formais do pensamento (alterações das associações);
5. Alterações psicomotoras (incluindo catatonia);
6. Alucinações auditivas características (vozes que comentam as ações do paciente, vozes que dialogam entre si, vozes que comandam as ações do paciente);
7. Ambivalência afetiva;
8. Autismo como tendência ao isolamento psíquico global em relação ao mundo;
9. Difusão, divulgação ou publicação do pensamento;
10. Distúrbios da vivência do eu (vivências de influência sobre o corpo);

11. Eco do pensamento ou sonorização do pensamento;
12. Evolução deteriorante;
13. Humor delirante precedendo o delírio;
14. Ideias delirantes primárias;
15. Percepção delirante;
16. Roubo do pensamento.
Alternativas
Q1883569 Psiquiatria
Um paciente de 85 anos internado em um hospital geral com pneumonia começa a apresentar, depois de três dias de internação, obnubilação da consciência no período diurno, insônia noturna, agitação psicomotora, alucinações visuais, déficits de memória e desorientação. O paciente não apresentava transtornos mentais prévios, nem fazia uso de psicotrópicos.

A opção que lista a hipótese diagnóstica correta e o tratamento inicial indicado é
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: A
5: D