Questões de Concurso Militar PM-AM 2022 para Oficial de Saúde - Médico Psiquiatra

Foram encontradas 40 questões

Q1883549 Psiquiatria
Um homem de 25 anos de idade começou a apresentar, há mais de um ano, ideação delirante de cunho persecutório (julgava que havia pessoas que queriam aprisiona-lo por julgarem que ele poderia ser um espião), alucinações auditivo-verbais (ouvia vozes que ordenavam que ele agredisse pessoas), isolamento social (rompeu definitivamente o contato com familiares e amigos) e descuido com sua higiene pessoal.
Ao ser levado por familiares para atendimento médico, recebeu o diagnóstico de esquizofrenia paranoide e o tratamento prescrito foi haloperidol na dose inicial de 5 mg/dia (titulado progressivamente até 20 mg/dia). Após oito semanas de uso regular da medicação, o paciente mantinha todos os sintomas descritos, o que motivou o médico assistente a substituir o tratamento por olanzapina (inicialmente 5mg/dia, titulada até 20mg/dia). Após oito semanas de uso da olanzapina, o paciente mantinha ideação delirante de cunho persecutório, o que motivava seu completo afastamento da família, dos amigos e de suas atividades laborativas.

De acordo com o algoritmo de tratamento da esquizofrenia do International Psychopharmacology Algorithm Project, o tratamento adequado seria 
Alternativas
Q1883550 Psiquiatria
Uma mulher com transtorno bipolar do humor apresentou um episódio depressivo com sintomas psicóticos, apesar de estar em uso regular de carbonato de lítio, com boa adesão ao tratamento e com nível sérico adequado da medicação. Em episódios depressivos anteriores, tentativas de tratamento com antidepressivos deram início a episódios maníacos graves e de difícil controle. Ao longo do presente episódio depressivo, a paciente apresentou ideação suicida e tentou cometer o suicídio. Após a tentativa de suicídio, enquanto estava internada em um hospital psiquiátrico, a paciente parou de ingerir alimentos e líquidos.

Considerando-se a necessidade de resposta rápida ao tratamento, é recomendado
Alternativas
Q1883551 Psiquiatria
Um homem de 45 anos de idade tem perguntado repetidamente a seus familiares se o odor de seu corpo está causando incômodo a eles. Apesar de receber respostas negativas, ele tem adotado estratégias para tentar disfarçar o odor que ele julga exalar, como aplicar desodorantes várias vezes ao dia, trocar de roupas algumas vezes por dia e evitar sair de casa para confraternizar com amigos e parentes.

Seu diagnóstico, de acordo com a CID-11 é
Alternativas
Q1883552 Psiquiatria
Uma mulher de 26 anos de idade está em tratamento para Transtorno Obsessivo-Compulsivo há sete anos. Atualmente ela faz uso de fluoxetina na dose de 80mg/dia, porém ainda apresenta pensamentos obsessivos e compulsões que consomem mais de uma hora de seu dia.

Avalie as seguintes estratégias possíveis de tratamento para o caso.

I. Encaminhar a paciente para psicoterapia cognitivo-comportamental.
II. Substituir o tratamento atual por venlafaxina (150 a 375 mg/dia).
III. Adicionar risperidona 1mg/dia ao esquema terapêutico.

A(s) estratégia(s) correta(s) é(são)
Alternativas
Q1883553 Psiquiatria
Correlacione o nome de cada técnica de modulação cerebral à sua definição:

I. Estimulação Magnética Transcraniana
II. Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua
III. Estimulação Cerebral Profunda
IV. Eletroconvulsoterapia

A – Uma técnica que consiste na aplicação de uma corrente elétrica modulada através de eletrodos posicionados no escalpo e para indução de convulsões com propriedades terapêuticas.
B – Uma técnica de neuromodulação não invasiva que envolve o posicionamento de uma bobina pela qual passam pulsos de corrente elétrica que geram campos magnéticos na área cortical estimulada, provocando despolarização ou hiperpolarização da área cortical abaixo da bobina.
C – Um procedimento neurocirúrgico invasivo que consiste no implante de eletrodos em regiões cerebrais. Esses eletrodos são ligados a um neuroestimulador semelhante a um marcapasso instalado no subcutâneo na região subclavicular permitindo a transferência de estímulos elétricos de baixa inensidade para as regiões dos contatos dos eletrodos dentro do cérebro.
D – Uma técnica que envolve o posicionamento de dois eletrodos no escalpe do paciente, um anodo e um catodo, por de passa uma corrente de baixa amperagem aplicada diretamente sobre a pele do crânio, atravessando o tecido subcutâneo e o osso, estimulando áreas cerebrais abaixo dos eletrodos.

Assinale a opção que apresenta a correlação correta. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: D
4: D
5: A