Questões de Concurso Militar PM-AM 2022 para Oficial de Saúde - Farmacêutico - Bioquímico

Foram encontradas 3 questões

Q1883448 Farmácia
“A avaliação da adequabilidade da amostra de um exame citopatológico é um indicador importante de qualidade, portanto, deverá ser considerada satisfatória para análise aquela que apresentar células em quantidade representativa, bem distribuídas, fixadas e coradas, de tal modo que sua observação permita uma conclusão diagnóstica” (INCA, 2016.)
(Fonte: Manual de Gestão da Qualidade para Laboratório de Citopatologia. INCA, 2ª. Edição, 2016.)

Em relação ao tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Esfregaços com fatores de obscurecimento (como sangue, infiltrado leucocitário, dessecamento, entre outros), independentemente de sua concentração, pode estar presentes no esfregaço e não prejudicar a interpretação de demais células epiteliais presentes.
II. Uma amostra é satisfatória, utilizando-se a coleta convencional, se possuir aproximadamente, 8 mil a 12 mil células escamosas e/ou mínimo de dez células endocervicais ou metaplásicas, bem preservadas, isoladas ou em agrupamento.
III. Esfregaços contendo atipias em células glandulares podem ser classificados como adenocarcinoma in situ (AIS) ou adenocarcinoma invasor (de origem cervical, endometrial ou sem outras especificações). Para aqueles casos que não se enquadram nas classificações mencionadas, inclui-se a opção outras neoplasias malignas.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1883452 Farmácia
Paciente JCA, sexo masculino, 36 anos, chegou ao hospital com suspeita de meningite. Lá foi realizada a coleta de líquido cefalorraquidiano (LCR). A coleta foi enviada ao laboratório clinico, onde foram achados os seguintes resultados:

Aspecto – opaco, discretamente amarelo, coágulo delicado.
Proteínas(mg/dL) – 150.
Glicose (mg/dL) < 45.
Leucócitos (µL) 60, com predominância de Linfócitos e 100% de especificidade ao teste de PCR.


Esses resultados são compatíveis com
Alternativas
Q1883458 Farmácia
Paciente MAR, 42 anos, portadora do vírus da AIDS, entrou no hospital com febre alta, polineurite, com faringite e linfadenopatia branda. Foi coletado material para exame laboratorial e detectados leucopenia, linfocitose e outros achados respectivos, como se segue:

Imagem associada para resolução da questão

Esses achados laboratoriais indicam que a causa mais provável da infecção viral que acomete a paciente é relacionada com
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B