Questões de Concurso Militar PM-AM 2022 para Oficial de Saúde - Farmacêutico - Bioquímico

Foram encontradas 40 questões

Q1883444 Farmácia
Segundo o Manual De Vigilância Sanitária Para o Transporte De Sangue E Componentes No Âmbito Da Hemoterapia, 12ª Ed, 2016, ANVISA, no item sobre Acondicionamento, rotulagem e etiquetagem para o transporte de materiais biológicos classificados como categoria A, é necessário solicitar aos órgãos reguladores de transporte orientações detalhadas de como proceder ao adequado acondicionamento (embalagem) desses materiais.

Com relação a este tema, analise as afirmativas a seguir: 

I. Substâncias infecciosas da categoria A não devem ser carregadas na aeronave no mesmo compartimento de animais, alimentos, rações ou outras substâncias comestíveis destinadas ao consumo por seres humanos ou por animais, exceto quando as amostras desta categoria forem transportadas com guarda exclusiva do transportador, no interior da aeronave. Os operadores aéreos devem ficar atentos a este requisito, passível de fiscalização pela Anac.
II. Qualquer que seja o modo de transporte utilizado para substancias da categoria A, o trânsito deve ser efetuado pela rota mais rápida possível. Se for necessário fazer transbordo, devem ser adotadas precauções para assegurar que haja cuidados especiais, rápido manuseio e monitoramento dos materiais em trânsito e o remetente deve notificar antecipadamente o destinatário sobre os detalhes do transporte.
III. Para o transporte terrestre de substancias da categoria A, a documentação obrigatória deve constar o endereço completo do destinatário e nome e número do telefone de um responsável pelas informações técnicas do material biológico, informações que identifiquem o veículo ou modo de transporte a ser utilizado, a data da realização do transporte e advertências apropriadas, quando necessário, como, por exemplo: “Manter resfriado entre +2ºC e +4ºC” ou “Manter congelado” ou “Não congelar” ou outras advertências.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1883445 Farmácia
Paciente JRF, 13 anos, sexo masculino, chegou ao posto de saúde, com sintomas de palidez e/ou pele amarelada; no exame clínico, o médico constatou atraso no crescimento; alterações ósseas; aumento do abdome; inchaço do baço.

O médico solicitou um eritrograma do paciente, com os resultados laboratoriais e morfologia celular mostrados abaixo

Imagem associada para resolução da questão

De acordo com exame clínico realizado pelo médico e com o resultado do achado laboratorial do eritrograma, pode-se afirmar que o paciente possui 
Alternativas
Q1883446 Farmácia
Segundo a RDC ANVISA 302, de 13/04/2005, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para Funcionamento de Laboratórios Clínicos, em seu capítulo V, sobre publicidade e dos trabalhos científicos, avalie se o item 9 sobre o assunto CONTROLE DA QUALIDADE diz que:

I. Para o Controle Interno de Qualidade (CIQ), o laboratório clínico deve utilizar amostras controle comerciais, regularizadas junto a ANVISA/MS. Os soros de controle interno importados e fornecidos pelo provedor são isentos de registro junto a ANVISA.
II. No CIQ, quando não houver material de controle disponível, formas alternativas descritas na literatura podem ser utilizadas desde que permitam a avaliação da precisão do sistema analítico.
III. Para o Controle Externo de Qualidade (CEQ), o laboratório clínico deve participar de ensaios de proficiência para todos os exames realizados na sua rotina.
IV. A participação em Ensaios de Proficiência podem ser realizados em até 2 unidades do laboratório clínico, no casa da empresa possuir matriz e filiais.
V. Caso os resultados obtidos no CEQ sejam inadequados, é necessário investigar as causas que forneceram este resultado inadequado e tomar ações corretivas necessárias, para não mais ocorram estas não-conformidades.

Das cinco, a quantidade de afirmativas corretas é igual a
Alternativas
Q1883447 Farmácia
O Teste de antiglobulina direto (TAD), é um método simples que permite detectar hemácias revestidas in vivo por imunoglobulinas e/ou frações do complemento. As principais causas de TAD positivo são descritas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a. 
Alternativas
Q1883448 Farmácia
“A avaliação da adequabilidade da amostra de um exame citopatológico é um indicador importante de qualidade, portanto, deverá ser considerada satisfatória para análise aquela que apresentar células em quantidade representativa, bem distribuídas, fixadas e coradas, de tal modo que sua observação permita uma conclusão diagnóstica” (INCA, 2016.)
(Fonte: Manual de Gestão da Qualidade para Laboratório de Citopatologia. INCA, 2ª. Edição, 2016.)

Em relação ao tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Esfregaços com fatores de obscurecimento (como sangue, infiltrado leucocitário, dessecamento, entre outros), independentemente de sua concentração, pode estar presentes no esfregaço e não prejudicar a interpretação de demais células epiteliais presentes.
II. Uma amostra é satisfatória, utilizando-se a coleta convencional, se possuir aproximadamente, 8 mil a 12 mil células escamosas e/ou mínimo de dez células endocervicais ou metaplásicas, bem preservadas, isoladas ou em agrupamento.
III. Esfregaços contendo atipias em células glandulares podem ser classificados como adenocarcinoma in situ (AIS) ou adenocarcinoma invasor (de origem cervical, endometrial ou sem outras especificações). Para aqueles casos que não se enquadram nas classificações mencionadas, inclui-se a opção outras neoplasias malignas.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: B
5: D