O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concurso Militar EsSEx 2019 para Primeiro Tenente - Farmácia

Foram encontradas 5 questões

Q1284119 Farmácia

A Lei Federal nº 13.021, de 8 de agosto de 2014, que dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas, constituiu um grande marco para a profissão de farmacêutico. Esta Lei, no seu artigo 3º, define a farmácia como um estabelecimento de saúde: “Farmácia é uma unidade de prestação de serviços destinada a prestar assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva, na qual se processe a manipulação e/ou dispensação de medicamentos magistrais, oficinais, farmacopeicos ou industrializados, cosméticos, insumos farmacêuticos, produtos farmacêuticos e correlatos”.

Além desta determinação, os seguintes aspectos estão presentes nos dispositivos da Lei 13.021/2014:

I- Poderão as farmácias de qualquer natureza dispor, para atendimento imediato à população, de medicamentos, vacinas e soros que atendam o perfil epidemiológico de sua região demográfica.

II- Poderão as farmácias privativas de unidades hospitalares, na ausência de farmácia ou drogaria em determinada região demográfica, prestar atendimento imediato à população.

III- As mesmas exigências legais previstas para as farmácias não privativas no que concerne a instalações, equipamentos, direção e desempenho técnico de farmacêuticos, assim como ao registro em Conselho Regional de Farmácia, deverão ser aplicadas para as farmácias privativas de unidades hospitalares.

IV- Cabem ao farmacêutico e ao fiscal farmacêutico, na dispensação de medicamentos, visando a garantir a eficácia e a segurança da terapêutica prescrita, observar os aspectos técnicos e legais do receituário.

V- O fiscal farmacêutico não poderá exercer outras atividades profissionais de farmacêutico, ser responsável técnico ou proprietário ou participar da sociedade em estabelecimentos farmacêuticos.

Das assertivas acima, são VERDADEIRAS:

Alternativas
Q1284123 Farmácia

De acordo com o Guia para Qualificação dos Procedimentos de Transporte de Produtos Biológicos (Guia Nº 2 – Versão 2 – ANVISA – 2017), medicamentos biológicos são, frequentemente, constituídos por moléculas proteicas altamente complexas, cuja atividade biológica é dependente da sua integridade estrutural. Tanto a instabilidade química quanto a física podem contribuir para uma perda de atividade.


Com base no texto acima, NÃO É CORRETO AFIRMAR QUE:

Alternativas
Q1284137 Farmácia
De acordo com a Portaria SVS 344, a Notificação de Receita é o documento que acompanhado de receita, autoriza a dispensação de medicamentos a base de substâncias constantes das listas "A1" e "A2" (entorpecentes), "A3", "B1" e "B2" (psicotrópicas), "C2" (retinóicas para uso sistêmico) e "C3" (imunossupressoras).
Sobre o assunto é CORRETO afirmar: 
Alternativas
Q1284138 Farmácia
Numa Farmácia Hospitalar, os itens de um estoque apresentam normalmente diferentes posições no fluxo de materiais e variados graus de utilização. O estudo técnico destas ocorrências, por meio do agrupamento de itens, permite a elaboração da curva ABC. Segundo GOMES, M.J.V.M. et al (2011), a Administração tem utilizado a curva ABC para os programas de suprimento e produção, aplicação do capital de giro e disponibilização de recursos em situações de urgência. Considere os seguintes dados para elaboração de uma curva ABC.

Imagem associada para resolução da questão

De acordo com as informações acima, os itens que receberão a classificação “A” na ordem de classificação da curva ABC são: 
Alternativas
Q1284152 Farmácia

De acordo com FERRACINI, et al (2010), O Serviço de Farmácia é responsável pela utilização correta, segura e efetiva dos medicamentos. Para tanto, assume-se a responsabilidade de seleção, aquisição, conservação e preparação para dispensação e administração aos pacientes, de medicamentos corretamente prescritos.

Com base nos sistemas de distribuição de medicamentos comumente utilizados em hospitais, considere as seguintes afirmativas:

1 – Os sistemas geralmente implantados em Unidades de Tratamento Intensivo e Urgências são os sistemas de distribuição individualizado e por dose unitária. (__)

2 – Uma desvantagem do sistema de distribuição coletivo é o aumento das atividades relacionadas à enfermagem por parte do pessoal de farmácia. (__ )

3 – No sistema de distribuição individualizado, o medicamento é dispensado por paciente, geralmente num período de 24 horas. Pode ser dividido em sistema de distribuição individualizado direto ou indireto. (__)

4 – Uma das vantagens do sistema de distribuição por dose unitária está relacionada com a redução do tempo dispensado pelo pessoal da enfermagem às atividades relacionadas ao medicamento. (__)

5 – Num sistema em que uma parte dos medicamentos é dispensada pela farmácia por meio de solicitação por parte da enfermagem, e outra parte através de prescrições médicas, entende-se como sendo um sistema de distribuição misto ou combinado. (__)

Assinale a opção que corresponde corretamente as afirmativas acima como sendo Verdadeira (V) ou Falsa (F): 

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: D
5: D