O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concurso Militar EsSEx 2019 para Primeiro Tenente - Farmácia

Foram encontradas 6 questões

Q1284104 Farmácia
e acordo com OGA, S. et al. (2014), existem numerosas espécies vegetais tóxicas. Sua toxicidade é variada, incluindo desde vegetais que podem provocar intoxicação cianídrica até plantas alucinógenas. No entanto, as ornamentais, ou seja, as cultivadas em vasos ou jardins residenciais apresentam um potencial de risco relativamente pequeno, caracterizado em muitos casos por efeitos irritativos na pele e mucosas. Em relação à intoxicação por plantas ornamentais, assinale abaixo a alternativa incorreta:
Alternativas
Q1284129 Farmácia
Conforme MOREAU, R. L. M. et al. (2017), as tentativas de controle do consumo e do tráfico internacional de drogas de abuso tiveram início no começo do século 20 e, desde então, os debates são amplos e contínuos. O Brasil é signatário das seguintes Convenções da Organização das Nações Unidas: Convenção Única sobre Entorpecentes de 1961, Convenção sobre Substâncias Psicotrópicas de 1971 e Convenção Contra o Tráfico Ilícito de Entorpecentes e Substâncias Psicotrópicas, de 1988, que buscam fiscalizar a preparação, o uso e o comércio de drogas ilícitas. Segundo MOREAU, R. L e SIQUEIRA, M. E. P (2016) na identificação em produtos apreendidos, considerando Cannabis, analise as afirmativas abaixo e indique a incorreta:
Alternativas
Q1284130 Farmácia

Segundo OGA, S. et al. (2014), de acordo com a Resolução de Diretoria Colegiada Nº 184, de 22 de outubro de 2001, da ANVISA, produtos saneantes domissanitários são substâncias ou preparações destinadas a higienização, desinfecção, desinfestação, desodorização, odorização, de ambientes domiciliares, coletivos e/ou públicos, para utilização por qualquer pessoa, para fins domésticos, para aplicação ou manipulação por pessoas ou entidades especializadas, para fins profissionais. Em relação à intoxicação por produtos saneantes domissanitários, julgue as afirmativas abaixo e marque a opção correta:

I- A ingestão de soluções de hipoclorito, acidente infantil relativamente frequente, pode determinar: dores na boca, esôfago e estômago, disfagia, sialorreia e, nos casos mais graves, confusão mental, delírio, coma, hipotensão arterial e choque.

II- Surfactante é um agente capaz de baixar a tensão superficial da água, facilitando as atividades de limpeza. Os surfactantes aniônicos, como os cloretos de benzalcônio, de benzetônio e de cetilpiridínio, são mais usados como desinfetantes ou germicidas.

III- O óleo de pinho é uma mistura de álcoois, hidrocarbonetos e éteres terpênicos. É encontrado em concentrações de até 40% nos produtos de limpeza genérica e até 80% quando é o componente principal de desinfetantes.

IV- Formol é a solução aquosa de formaldeído, a 10 %, na qual é adicionado etanol para evitar polimerização. Após a ingestão podem ocorrer dor na boca, esôfago, estômago, disfagia, sialorreia e vômitos. Manifestações sistêmicas após absorção intensa incluem inicialmente irritabilidade, excitação, hiperreflexia e, a seguir, depressão do sistema nervoso central e distúrbios respiratórios.

V- Os principais produtos desinfetantes para uso domiciliar são baseados principalmente em agentes liberadores de cloro, compostos de amônia, óleo de pinho, compostos fenólicos e formaldeído.

Alternativas
Q1284141 Farmácia

Segundo McPHERSON, R.A. et al. (2012), a toxicologia é o estudo de substâncias introduzidas exogenamente no corpo.

As técnicas envolvidas na detecção da presença e/ou quantificação dos níveis de determinadas substâncias – sejam drogas de abuso ou fármacos terapêuticos – são dois tipos básicos: imunoquímicas e cromatográficas.

Em relação às técnicas cromatográficas, marque abaixo a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q1284143 Farmácia

Segundo OGA, S. et al. (2014), o tabagismo é um dos principais problemas de saúde pública mundial. Cerca de 9% das mortes dos adultos acima de 30 anos são causadas pelo consumo do tabaco, sendo o segundo maior risco de morte atualmente. O tabagismo produz danos em todos os órgãos do corpo, causando muitas doenças e reduzindo a qualidade de vida do fumante. Em relação aos principais efeitos tóxicos do tabagismo, marque abaixo a alternativa CORRETA:

I- A doença do tabaco verde é uma intoxicação aguda por tabaco, proveniente da exposição dérmica a folhas da planta, comum em pessoas que trabalham na colheita do tabaco.

II- A principal morbidade respiratória não maligna causada pelo fumo do tabaco é a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e seus subtipos (enfisema, bronquite crônica e asma crônica obstrutiva).

III- A menor oxigenação para o feto causada pela formação de carboxiemoglobina e diminuição da perfusão do espaço interviloso, por vasoespasmo causado pela nicotina, são os principais mecanismos da toxicidade do tabagismo na gestação.

IV- Usuários de tabaco mascado podem desenvolver leucoplasia (queratose da bolsa do tabaco), caracterizada por hiperqueratose e ulceração na parte interna da bochecha.

V- O hábito de fumar aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2, o que pode ser devido ao efeito da nicotina na sensibilidade à insulina. 

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: B
5: D