O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concurso Militar EsSEx 2019 para Primeiro Tenente - Farmácia

Foram encontradas 10 questões

Q1284107 Farmácia

Segundo KATZUNG, B. G. et al. (2017), as infecções por fungos em seres humanos aumentaram drasticamente em incidência e gravidade nos últimos anos, em razão sobretudo de avanços obtidos nos tratamentos cirúrgicos, oncológicos, de pacientes com transplante de órgãos sólidos e de medula óssea, da epidemia de HIV, além do uso crescente da antibioticoterapia de amplo espectro. Essas mudanças resultaram em maior número de pacientes com risco de infecções fúngicas.

Em relação aos agentes antifúngicos, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e marque a alternativa correta:

1–Anfotericina B

2–Flucitosina

3–Terbinafina

4–Caspofungina

(___) Pertence a classe das equinocandinas, é ativo contra Candida e Arpergillus, mas não contra C. neoformans ou agentes da zigomicose e da mucormicose. É hidrossolúvel e se liga à proteína. É administrada em uma dose única de ataque de 70mg, seguida por doses diárias de 50mg.

(___) É fungicida e interfere na biossíntese do ergosterol, porém, em lugar de interagir com o sistema P450, inibe a enzima fúngica esqualeno epoxidase.

(___) Fármaco antifúngico seletivo em seu efeito porque explora a diferença na composição lipídica das membranas celulares de fungos e mamíferos.

(___) Fármaco antifúngico captado pelas células fúngicas por meio da enzima citosina permease, sendo convertido em nível intracelular a 5-FU e, em seguida, a monofosfato de 5-fluorodeoxiuridina (FdUMP) e trifosfato de fluorouridina (FUTP), que inibem a síntese de DNA e RNA.

Alternativas
Q1284108 Farmácia

De acordo com ANSEL, H.C. et al. (2013), vários termos são comumente usados para discutir algumas das características dos géis.

Relacione a coluna da esquerda com a da direita:

1 – Embebimento

2 – Intumescimento

3 – Sinerese

4 – Tixotropia

5 – Xerogel

A. Formação gel-sol reversível sem mudança no volume ou na temperatura.

B. Captura de um liquido por um gel com aumento de volume.

C. Ocorre quando o líquido é removido de um gel e apenas a rede molecular permanece.

D. Captura de certa quantidade de liquido sem um aumento mensurável no volume.

E. Ocorre quando a interação entre as partículas da fase dispersa torna-se tão grande que, em repouso, o meio de dispersão é comprimido e o gel se contrai.

Assinale a opção que estabelece a CORRETA correlação entre as colunas:

Alternativas
Q1284109 Farmácia

Segundo GOMES, M.J.V.M., et al. (2011), as membranas celulares são altamente permeáveis a substâncias lipossolúveis. A velocidade de difusão de um principio ativo através da membrana depende não só da sua concentração, mas também da extensão relativa de sua afinidade pelos lipídeos.

Com base no texto acima, assinale a opção INCORRETA:

Alternativas
Q1284111 Farmácia
A ciência da conservação dos produtos farmacêuticos e cosméticos é relativamente nova e somente nos últimos 70 anos tem sido tratada de maneira científica. Nos momentos iniciais, a conservação foi obtida com agentes germicidas, apesar de suas consequências envolverem riscos. Fabricantes, bem como autoridades em saúde, reconhecem a necessidade de demonstrar a eficácia de conservantes antimicrobianos. Essa efetividade não pode ser testada por uma simples metodologia química que demonstre atendimento à especificação. Além dos inúmeros fatores envolvidos na escolha do conservante, este deve, ainda, manter sua atividade microbiana na presença de outros insumos da fórmula, não deve se decompor durante a esterilização térmica e deve preferencialmente apresentar atividade biocida. Assim, a seleção do agente antimicrobiano a ser incorporado em produtos farmacêuticos ou cosméticos é tarefa bastante difícil, devendo ser feita, primariamente sob a luz do conhecimento técnico especifico disponível sobre sua estrutura química, aspectos microbiológicos e legais pertinentes ao conservante ou a suas combinações. Com base no texto, e de acordo com ANSEL, H.C. et al (2013), analise os TIPOS DE CONSERVANTES disponíveis para emprego em formulações farmacêuticas e cosméticas relacionados abaixo:
1-(___) O CLOROBUTANOL, quando empregado em concentração de 0,5%, exerce ação lítica e desnaturação de membranas.
2-(___) O CLORETO DE BENZALCÔNIO, pode ser empregado em concentrações de 0,01% em preparações injetáveis de pequeno volume, e seu mecanismo de ação é de exercer ação lítica sobre as membranas. Já em concentração de até 0,2% em preparações cosméticas, exerce ação de desnaturação de proteínas.
3-(___) O mecanismo de ação da CLOREXIDINA está relacionado com a desnaturação de enzimas pela combinação com grupos tióis (-SH).
4-(___) O uso de METILPARABENO é incompatível em formulações contendo goma adragante, pois essa macromolécula inativa a ação do conservante. Uma opção para formulações contendo gomas naturais é a utilização de compostos fenólicos como conservante.
5-(___) Devido a sua alta solubilidade em meio aquoso, o ÁCIDO BENZÓICO é o conservante de escolha em preparações farmacêuticas, tais como o Leite de Magnésia® .
Assinale a opção que corresponde corretamente as afirmativas acima como sendo Verdadeira (V) ou Falsa (F):
Alternativas
Q1284120 Farmácia

“A morfina é um fármaco narcótico do grupo dos opióides (alcalóide opiáceo), que é usado no tratamento sintomático da dor. Foi descoberta em 1805, pelo assistente de farmácia Freidrich Sertüner, ao isolar este alcalóide a partir da resina da papoula (Papaver somniferum L.). Em alusão à sonolência que este causava, Sertüner denominou este opiáceo em homenagem ao deus dos sonhos: Morpheu”.

Fonte: Quimica Nova Interativa http://qnint.sbq.org.br/novo/index.php?hash=molecula.232

De acordo com KOROLKOVAS, A. (1988) e KATZUNG, B.G. et al (2017), vários derivados semi-sintéticos são obtidos por modificações relativamente simples na molécula da morfina, os quais por sua vez, podem apresentar diferentes ações sobre o SNC bem com o aumento ou diminuição de sua atividade. 

Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão

Analise as seguintes afirmativas com relação aos derivados da morfina, COMO SENDO VERDADEIRA (V) OU FALSA (F)

(__) 1 - O bloqueio da hidroxila fenólica (por eterificação ou esterificação) resulta na diminuição da ação depressora no SNC e aumento da ação antitussígena, bem como aumento da ação convulsivante.

(__) 2 – O bloqueio da hidroxila alcoólica (por eterificação ou esterificação) ou sua oxidação ou substituição (por halogênio ou hidrogênio) resulta na diminuição da ação depressora no SNC, diminuição da ação estimulante, bem como aumento da toxicidade.

(__) 3 – A diacetilmorfina possui atividade analgésica e ação depressora no SNC inferior à morfina, podendo inclusive ser utilizada no auxílio ao tratamento da dependência química por opióides.

(__) 4 – A naloxona é classificada como um antagonista opióide puro, sendo utilizada no tratamento de superdosagem de opióides.

Assinale a opção que corresponde corretamente as afirmativas acima como sendo Verdadeira (V) ou Falsa (F): 

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: C
5: C