Questões de Concurso Militar EsFCEx 2014 para Oficial - v
Foram encontradas 41 questões
1. Associação 2. Conexão
3. Reiteração
4. Substituição
( ) Recurso gramatical caracterizado pela retomada de informações no interior do texto por meio do uso de estruturas linguísticas como pronomes e advérbios.
( ) Mecanismo linguístico que se caracteriza pela seleção de palavras que fazem parte de um mesmo campo semântico ou de campos semânticos afins.
( ) Recurso linguístico que contribui para assegurar a continuidade de um texto por meio da retomada de elementos lexicais e gramaticais.
( ) Mecanismo responsável por estabelecer relações sintáticas e semânticas entre termos, orações períodos e até mesmo parágrafos de um texto.
( ) A composição é caracterizada como um processo de formação de palavras em que o vocábulo criado possui significado único e constante.
( ) A derivação é um processo de formação de palavras a partir da combinação de afixos a outras palavras classificadas como primitivas.
( ) As palavras livraria, padaria, reter, dentista e muralha são exemplos que servem para ilustrar o processo de formação por derivação sufixal.
I. O processo de coesão textual ocorre, sobretudo, por meio de recursos gramaticais, lexicais e pragmáticos, como a escolha correta do vocabulário e do interlocutor.
II. Os paralelismos, as paráfrases e as repetições são importantes recursos linguísticos e contribuem para garantir a coesão textual.
III. As substituições por sinonímia ou hiperonímia, as associações semânticas e o uso da elipse também são recursos capazes de garantir a coesão textual.
IV. As conexões são responsáveis por garantir a sequencialização adequada das diferentes partes do texto, o que é observado pelo uso correto da concordância verbal e nominal.
“______________ é um fenômeno linguístico, de origem semântica, caracterizado pela possibilidade de se atribuir mais de um significado a uma palavra ou mesmo uma sentença completa. Tal fenômeno pode promover problemas na comunicação quando ocorre no processo de interação entre os participantes de determinado discurso."
1. Em cima de
2. Repetição
3. Em torno de
4. Através de
5. Ação contrária
( ) Anáfora
( ) Diálogo
( ) Discordância
( ) Epiderme
( ) Período
Segundo uma pesquisa recente da companhia de networking Sandvine, 28,18% da transmissão de dados ___________ pela internet nos Estados Unidos durante o horário de pico, em setembro do ano passado, ___________ de pessoas assistindo a filmes, séries ou shows no Netflix. O tráfego do YouTube, tanto para vídeos quanto para música, ___________ 16,78%. Ou seja, quase 50% de toda atividade na internet nos Estados Unidos, naquele momento, ___________ só a esses dois serviços.
(Fonte: Revista Gol – Linhas Aéreas Inteligentes. Número 143. Fevereiro de 2014)
A relação hierárquica existente entre o significado de um termo específico e o significado de um termo mais genérico de um campo é denominada _______________.
( ) Os tipos textuais surgem necessariamente a partir da criação de novas tecnologias, como o telefone, o rádio, a internet, a revista e o jornal impresso, por exemplo.
( ) Os novos gêneros textuais não são totalmente originais, uma vez que partem de tipos textuais mais antigos, os quais servem de base para a criação de gêneros similares a esses tipos.
( ) A tecnologia serve de base para o surgimento de formas comunicativas inovadoras, porém não totalmente novas, pois estas formas novas apresentam características de gêneros já existentes.
( ) Os gêneros textuais mais novos, surgidos no contexto das diversas mídias modernas, apresentam certo grau de hibridismo, pois podem trazer características da oralidade e da escrita.
“A ___________________, sobretudo aquela de orientação ________________, parte de um postulado em que se explicita que qualquer ____________________ implica necessariamente em uma ______________________, e mais: que a mudança, pelo recurso utilizado do tempo aparente, permite a detecção de fatores estruturais e sociais responsáveis por condicionar tal mudança."
I. A variação e a mudança são os objetos centrais de estudo da sociolinguística, operacionalizados pela teoria da gramática, pela metodologia e pelo sistema homogêneo.
II. O grande avanço da sociolinguística tem como fundamento básico a conceituação de língua como um sistema intrinsecamente heterogêneo em que se correlacionam tanto fatores intralingüísticos, como fatores extralingüísticos.
III. Os fatores estruturais, que dizem respeito ao estilo e ao sexo e à língua em si, e os fatores extralingüísticos, que dizem respeito à idade, etnia e classe social, por exemplo, são elementos que fundamentam os estudos sociolingüísticos.
IV. A sociolinguística contemporânea parte de um postulado baseado na premissa de que qualquer mudança de ordem diacrônica implica em uma variação sincrônica.
( ) A simplificação dos paradigmas flexionais verbais, um fenômeno morfofonêmico e morfossintático, sintaticamente e semanticamente relacionado ao pronome pessoal sujeito, é uma característica típica do português brasileiro.
( ) Outra característica marcante do português brasileiro é o fenômeno da nominalização, marcada pelo uso do modelo padrão, pelo uso do pronome lembrete, pelo recurso da substituição com o pronome-cópia, ou ainda pelo uso da relativa cortadora.
( ) Figura também como característica marcante do português brasileiro o uso do pronome-sujeito de terceira pessoa como objeto direto, o qual tem valor anafórico e pode ser associado ao caso genitivo da língua latina.
I. De acordo com as condições fisiológicas do aparelho fonador humano, as vogas caracterizam-se como fonemas que não encontram obstáculos para a sua realização, pois a cavidade bucal encontra-se livre para a passagem do ar.
II. Considerando o processo de produção fonético-fonológica, as consoantes orais são fonemas que, ao serem realizados pelo aparelho fonador humano, encontram obstáculos que impedem a passagem total do ar, o que não ocorre com as consoantes nasais.
III. De acordo com a Nomenclatura Gramatical Brasileira, a zona de articulação, a presença ou ausência de sonorização, a intensidade e o timbre são alguns dos critérios utilizados para a classificação das vogais.
IV. Quanto ao critério da intensidade, as vogais podem ser classificadas como tônicas ou átonas; já quanto ao timbre, considerado um traço distintivo das vogais, elas podem ser classificadas como abertas, fechadas e reduzidas.
I. No trecho “O mau desempenho da educação no Brasil não é novidade para ninguém, porém um aspecto importante costuma ser relevado.", o vocábulo em destaque pode ser substituído, sem prejuízo sintático-semântico, por entretanto.
II. No trecho “Assim que você recebia o salário, você comprava tudo que precisava porque já no dia seguinte tudo estaria mais caro e no final do mês [...]", o item lexical em destaque pode ser substituído, sem prejuízo sintático-semântico, por logo.
III. No trecho “Por outro lado, com crédito farto, mas conhecimentos financeiros limitados, muitos se endividaram além das suas possibilidades.", o termo em destaque pode ser substituído, sem prejuízo sintático-semântico, por de certo modo.
IV. No trecho “Para as empresas, funcionários com problemas financeiros são muito menos produtivos porque sua atenção não está no trabalho.", a palavra em destaque pode ser substituída, sem prejuízo sintático-semântico, por em função de.
No trecho acima, a palavra em destaque pode ser substituída, sem prejuízo semântico, por:
I. Os gêneros textuais surgiram há muitos séculos, quando os povos ainda não tinham estruturado a escrita, e o processo de comunicação entre os indivíduos nas sociedades realizava-se a partir de gêneros textuais essencialmente orais.
II. Com a criação dos primeiros códigos gráficos, conhecidos como pinturas rupestres, a partir do século VII a.C., surgiram os gêneros materializados pela modalidade escrita, o que contribuiu para dinamizar e diversificar a comunicação nas sociedades antigas.
III. A partir do século XV, os gêneros textuais passaram por um período de expansão, sobretudo por causa do estabelecimento da cultura impressa, e fora impulsionado, posteriormente, pelo processo de industrialização vivido pelas sociedades a partir do século XVIII.
IV. A cultura eletrônica, caracterizada pelo uso frequente do computador, da internet, dos telefones celulares e da televisão, influenciou na criação de novos gêneros textuais orais, criando certa estagnação na criação dos gêneros textuais escritos.