Questões de Concurso Militar EsFCEx 2013 para Oficial - Psicologia

Foram encontradas 6 questões

Q636177 Psicologia

 Para Sawaia (2008), o sofrimento ético-político deve ser considerado como categoria de análise da dialética exclusão/inclusão. Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) As várias formas de exclusão se objetivam no sujeito, portanto, ele é o responsável por sua situação social e deve buscar superá-la.

( ) No estudo da exclusão não se justifica trabalhar o campo das emoções, pois quando se está diante de um sujeito que passa fome, esta é sua urgência.

( ) O sofrimento é a dor mediada pelas injustiças sociais

( ) O contraponto do sofrimento ético-político é a felicidade pública.

( ) O conceito de potência de ação é proposto pela autora em substituição ao clássico conceito de conscientização. 

Alternativas
Q636180 Psicologia
Para Paugan (2008), a expulsão gradativa de camadas cada vez mais amplas da população para fora do mercado de trabalho e as vivências na relação com os serviços de assistência ao longo deste processo corresponde ao conceito de:
Alternativas
Q636183 Psicologia
De acordo com o Psicólogo Ramírez (2011), ligado à área de Emergências e Desastres, “o processo de restabelecimento das condições normais da comunidade afetada” refere-se à fase de:
Alternativas
Q636184 Psicologia

 Analise as afirmativas abaixo e marque a resposta correta. Segundo Valêncio, Viena e Marchezine (2011), os desastres ocorridos no Brasil caracterizam um processo sociopolítico de abandono por que:


I. a situação de vulnerabilidade social de grandes contingentes populacionais os tornam os primeiros a serem afetados nos desastres.

II. durante os desastres muitas famílias são obrigadas a deixar para trás parentes e pertences, que acabam ficando abandonados.

III. os grupos mais empobrecidos estão alijados dos benefícios do progresso, o que lhes tornam mais susceptíveis aos desastres.

IV. a naturalização dos desastres é convergente com a banalização das práticas de violência de que trata Hannah Arendt.

V. todos os cidadãos ficam em condições de abandono após um desastre, independente de sua condição social. 

Alternativas
Q636189 Psicologia
Com relação à Psicologia Social abordada por Jacques et al (2010), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: B
5: B