Questões de Concurso Militar PM-RJ 2010 para 1° Tenente - Fisioterapia Cardiopulmonar

Foram encontradas 10 questões

Q551601 Fisioterapia
Paciente, 64 anos, bronquiectásico, foi internado no CTI com diagnóstico de pneumonia comunitária grave e em franca insuficiência respiratória (pH = 7,11; PaCO2 85 mmHg; PaO2 50 mmHg; bicarbonato 26 mEq/L). Foi sedado e entubado para repouso da musculatura respiratória. Acoplado à prótese ventilatória em modo assistocontrolado a volume, com parâmetros ventilatórios ajustados dentro da normalidade. Subitamente você é chamado(a) pela equipe porque o alarme de pressão máxima do ventilador está disparando acima de 40 cmH2O. Em ventilação mecânica, podemos afirmar que um súbito aumento na pressão de vias pode ser indicativo de:
Alternativas
Q551610 Fisioterapia
O trauma torácico é, sem dúvida, uma das principais causas de piora aguda e severa, dependendo do grau de acometimento, da mecânica respiratória, gerando desde graus leves de insuficiência respiratória até níveis de falência pulmonar que levem o paciente à entubação endotraqueal e ventilação mecânica. O atendimento fisioterapêutico a esse tipo de paciente baseia-se principalmente na prevenção e na redução das complicações respiratórias, a fim de manter o mais estável possível a função pulmonar. A presença de fístula broncopleural restringe a manipulação de vários parâmetros ventilatórios. Assinale a alternativa em que todos os parâmetros ventilatórios podem perpetuar a fístula broncopleural.
Alternativas
Q551611 Fisioterapia
As complicações decorrentes da entubação endotraqueal podem ocorrer no ato da canulação, durante a presença da cânula, após a extubação e também em decorrência da necessidade de traqueostomia. As lesões podem ocorrer na cavidade oral, nasal, faringe, laringe, traqueia ou brônquios principais, e aparecer precoce ou tardiamente. Sua ocorrência está associada, em grande parte, a excessivas pressões nos balonetes (cuff) das cânulas. Um aspecto fundamental do cuidado da via aérea artificial, na tentativa de evitar lesões, é a mensuração e o ajuste da pressão do “cuff", que deve ser mantido
Alternativas
Q551613 Fisioterapia
Qual o fluxo inspiratório necessário para fornecer a um paciente em ventilação mecânica no modo volume controlado, 800ml de volume corrente, numa frequência respiratória de 12irpm e com um tempo expiratório de 4 segundos?
Alternativas
Q551614 Fisioterapia
Em pacientes ventilados mecanicamente, a monitorização da oxigenação é fundamental. A principal função dos pulmões é a troca gasosa, sendo a hipoxemia o evento de maior gravidade, por comprometer diretamente a oferta de O2 aos tecidos. A oxigenação tissular adequada depende do balanço entre a demanda e o consumo de O2. Leia atentamente as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção correta. I. O cálculo da PAO2 é empregado como degrau inicial para o cálculo da diferença alvéolo-arterial de O2 e shunt pulmonar. II. A principal desvantagem D(A-a)O2 é a variação não linear com a alteração da FiO2. III. O valor isolado da pao2, D(A-a)O2 e SaO2 sem a sua correspondente FiO2 não tem qualquer significado. IV. O índice de oxigenação ( PaO2 / FiO2), não requer cálculo da D(A-a)O2 e é de grande utilidade prática à beira do leito; valores < 200 sugerem hipoxemia resultante de distúrbios ventilação-perfusão e shunt pulmonar elevado.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: A
5: C