Questões de Concurso Militar CIAAR 2026 para Médico da Aeronáutica - Reumatologia

Foram encontradas 2 questões

Q4143302 Patologia
Homem de 62 anos apresenta dor abdominal alta, de caráter progressivo há várias semanas, associada à fadiga, perda de peso e episódios recentes de diarreia gordurosa. Não possui comorbidades, exceto história de pseudotumor cerebral tratado com corticoterapia oral.
A tomografia abdominal revela aumento irregular do pâncreas, predominantemente na cabeça, sem massas definidas, mas com aspecto de inflamação crônica. Há também sinais de fibrose retroperitoneal. Os exames laboratoriais mostram hipergamaglobulinemia e os marcadores tumorais são negativos.
Diante do quadro, indica-se biópsia pancreática para esclarecimento diagnóstico.
Quais achados histopatológicos seriam esperados na biópsia desse paciente? 
Alternativas
Q4143317 Patologia
Mulher de 72 anos apresenta quadro de dificuldade para se levantar da cadeira, subir escadas e realizar elevação dos braços. Refere também disfagia para sólidos, perda de peso não intencional nos últimos 3 meses e fadiga acentuada.
Ao exame físico, observa-se paresia proximal nos membros superiores e inferiores, hiperemia ao redor dos olhos e placas eritematosas nas regiões extensoras dos dedos das mãos. Exames laboratoriais mostram anemia de doença crônica, provas inflamatórias elevadas, aumento de TGO, LDH e CPK elevada.
Dentre os sinais e sintomas apresentados pela paciente, marque o que não está associado a maior risco de neoplasia. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D