Questões de Concurso Militar CIAAR 2026 para Médico da Aeronáutica - Neurocirurgia
Foram encontradas 27 questões
Os cistos aracnoides representam 1% das lesões intracranianas e seu diagnóstico na infância aumentou após o desenvolvimento dos exames de imagem. Sobre os cistos aracnoides, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Cerca de 50% dos cistos aracnoides se localizam na fossa média e 10% no ângulo pontocerebelar.
( ) Cistos aracnoides tratados por endoscopia têm resolução clínica dos sintomas em 90% dos casos, após a fenestração.
( ) Apenas 15% dos cistos aracnoides tratados por endoscopia apresentam redução do seu tamanho nos exames de controle pós-operatórios.
( ) A maior taxa de recorrência após tratamento endoscópico dos cistos aracnoides é vista nos cistos localizados no ângulo pontocerebelar.
Os cuidados pré e pós-operatórios são fundamentais na prevenção de complicações nas cirurgias de tumores cerebrais. Em relação às complicações em cirurgias de tumor cerebral, listadas abaixo, informe verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) As definições de complicação cirúrgica podem variar entre serviços e dependendo do tipo de estudo.
( ) Complicações neurológicas, como convulsões, podem resultar de lesão direta ou indireta das estruturas cerebrais.
( ) São consideradas complicações regionais àquelas relacionadas ao sítio cirúrgico (fístula liquórica, por exemplo) ou ao cérebro (como o delirium pós-operatório).
( ) Complicações sistêmicas são mais frequentes em idosos (>60 anos) e pacientes com comprometimento neurológico prévio (escala de Karnofsky >60).
Analise as afirmativas abaixo quanto às fraturas do processo odontoide.
I. A fratura de tipo I está relacionada à avulsão de um dos ligamentos alares e geralmente é considerada estável e tratada com órtese externa.
II. Em alguns casos a avulsão do ligamento alar pode levar ao deslocamento atlanto-occipital e causar instabilidade.
III. As fraturas de tipo II são as menos comuns e geralmente consideradas estáveis.
IV. Pacientes com fratura de tipo II recente e com preservação do ligamento transverso intacto são bons candidatos à fixação via anterior.
V. O mecanismo envolvido na ocorrência de fraturas de tipo III é a flexão excessiva da coluna cervical.
Estão corretas apenas as afirmativas
A imagem de ressonância magnética abaixo corresponde ao diagnóstico de:

A revascularização cerebral por meio de bypass vascular extra-intracraniano foi descrita desde a década de 1950 e pode ser utilizada em casos selecionados, para manutenção de um fluxo sanguíneo cerebral adequado, em alguns casos de aneurismas cerebrais complexos e tumores da base do crânio. Preencha as lacunas, de modo a elaborar corretamente a afirmativa em relação à classificação do bypass e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
O bypass é classificado em ______________, quando promove um fluxo de cerca de _____________, como por exemplo o _______________.
Paciente, sexo masculino, 55 anos, apresentou quadro de cefaleia súbita, em explosão, seguida de vômitos e crise convulsiva. Admitido na sala de emergência em Glasgow 12, sendo realizada tomografia computadorizada que mostrava hemorragia subaracnoidea difusa, com hematoma na fissura silviana esquerda.
Considerando as complicações e as estratégias cirúrgicas no tratamento das hemorragias subaracnoideas, assinale a alternativa que está corretamente relacionada ao manejo de pacientes com HSA devido à ruptura de aneurisma cerebral.
A tomografia computadorizada desempenha atualmente um papel importante na avaliação rápida de lesões hemorrágicas pós-traumáticas em pacientes com lesão cerebral. Existem dois sistemas de pontuação para prever os resultados em pacientes com lesão cerebral com base nos resultados da tomografia computadorizada (TC), o sistema Marshall (1991) e a pontuação de Rotterdam (2005). Sobre a classificação tomográfica de Marshall e o escore de Rotterdam para avaliação da gravidade do traumatismo craniano, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A classificação tomográfica de Marshall se baseia exclusivamente na presença de hemorragia subaracnoidea e não leva em consideração as lesões axonais difusas ou as fraturas cranianas.
( ) A classificação tomográfica de Marshall é composta por seis categorias, que avaliam desde lesões mínimas, como pequenos hematomas, até lesões cerebrais graves, como herniação e edema difuso, ajudando a prever o prognóstico.
( ) A pontuação do escore de Rotterdam varia de 1 a 6 e quanto maior a pontuação, maior a mortalidade em 6 meses.
( ) O escore de Rotterdam tem como foco principal as alterações metabólicas, como os níveis de glicose e lactato, para avaliar a gravidade e o prognóstico do traumatismo craniano.
Pacientes portadores de doença de Parkinson refratários ao tratamento medicamentoso, podem ser candidatos à terapia cirúrgica, com técnicas de ablação ou neuroestimulação (DBS – Deep brain Stimulation). Associe o alvo terapêutico à característica dos sintomas do paciente Parkinsoniano e, em seguida, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Alvo terapêutico
(1) Palidotomia
(2) DBS no núcleo pedunculopontino
(3) Núcleo ventral intermédio do tálamo
Sintomas
( ) Tremor
( ) Discinesia pelo uso de levodopa
( ) Instabilidade de marcha
A rizotomia dorsal seletiva (RDS) é uma técnica ablativa utilizada principalmente para redução de espasticidade em crianças com paralisia cerebral.
Assinale o critério que descreve corretamente o fator a ser considerado para se indicar a RDS.