Questões de Concurso Militar CBM-DF 2011 para 2º Tenente - Médico

Foram encontradas 5 questões

Q265830 Medicina
A respeito das doenças respiratórias, julgue os itens que se seguem.

Com relação aos exames complementares utilizados na avaliação de pacientes com suspeita de embolia pulmonar (EP), é correto afirmar que: a tomografia computadorizada helicoidal do tórax tem substituído a cintilografia de ventilação-perfusão com vistas ao diagnóstico de EP, em muitos centros médicos; no radiograma de tórax, o sinal de Westermark — representado pela presença de uma área de consolidação com formato aproximadamente triangular, cuja base está voltada para a pleura —, embora raro, é sugestivo do diagnóstico de EP; as anormalidades eletrocardiográficas encontradas na grande maioria dos pacientes com diagnóstico de EP são desvio do eixo do complexo QRS para a direita, padrão S1-Q3-T3, bloqueio pelo ramo direito do feixe de His e onda P pulmonale.
Alternativas
Q265831 Medicina
A respeito das doenças respiratórias, julgue os itens que se seguem.

Considere o seguinte quadro clínico.
Um paciente de quarenta e cinco anos de idade procurou atendimento médico, relatando febre, tosse com expectoração purulenta e de odor fétido (pútrido), sudorese noturna e perda de peso havia duas semanas. Relatou também etilismo significativo. Seus dentes estavam em péssimo estado de conservação e a radiografia de tórax realizada mostrou lesão cavitária escavada, única, com paredes espessas e nível hidroaéreo em seu interior.
Nesse quadro clínico, a principal hipótese diagnóstica é abscesso pulmonar, devendo o tratamento empírico inicial ser feito com clindamicina.
Alternativas
Q265832 Medicina
A respeito das doenças respiratórias, julgue os itens que se seguem.

Considere o seguinte quadro clínico.
Um jovem de dezoito anos de idade, estudante universitário, com diagnóstico definido de asma, procurou assistência médica, relatando a existência de tosse e chiado diários no peito. Ele informou a necessidade de usar agonistas beta-2 de curta duração para alívio dos sintomas pelo menos uma vez ao dia e disse que esses sintomas o acordam cerca de duas vezes por semana. Na oportunidade, o paciente informou também que, quando tais sintomas pioram, ele falta às aulas, o que tem ocorrido com frequência, e que essa piora também lhe dificulta conciliar o sono. O exame espirométrico mostrou volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) em 70% do valor predito para a sua idade.
Com base nesse quadro clínico, é correto afirmar, de acordo com a atual classificação da gravidade da asma, que o paciente tem asma intermitente.
Alternativas
Q265842 Medicina
Julgue os itens seguintes, relativos a monitorização, avaliação e conduta aplicadas ao paciente grave.

Os parâmetros mais importantes na detecção do quadro de síndrome da angústia respiratória aguda são relação PaO2/FiO2 < 300 e pressão de oclusão da artéria pulmonar (PAOP) > 18.
Alternativas
Q265850 Medicina
Julgue os itens que se seguem, acerca de doença coronária e edema pulmonar.

O diagnóstico de edema pulmonar agudo é essencialmente clínico, sendo, contudo, a dosagem do peptídio natriurético cerebral do tipo B, ainda na sala de emergência, importante aliado na diferenciação entre dispneia de origem cardíaca e extracardíaca.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: E
4: E
5: C