Questões de Concurso Militar CIAAR 2023 para Médico da Aeronáutica - Medicina Intensiva

Foram encontradas 5 questões

Q2192804 Medicina
A ocorrência de delirium é frequente em pacientes críticos. Sobre o tema, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Confusion Assesment Method for the ICU (CAM-ICU) e Richmond Agitation Sedation Scale (RASS) são ferramentas de triagem/diagnóstico para delirium na Unidade de Terapia Intensiva. ( ) O uso de benzodiazepínico e a transfusão sanguínea são eventos associados à ocorrência de delirium. ( ) O uso rotineiro de haloperidol e estatinas para prevenir ou tratar o delirium é recomendado. ( ) As intervenções não farmacológicas multicomponentes como otimizar sono, audição e mobilidade são recomendadas na abordagem do delirium.
Alternativas
Q2192807 Medicina
O tempo de início e de suspensão de antimicrobianos na sepse é de fundamental importância na efetividade do tratamento e controle da emergência de bactérias multirresistentes.
Com relação ao papel da procalcitonina em pacientes sépticos, sugere-se sua utilização
Alternativas
Q2192817 Medicina
A utilização de fármacos trombolíticos e de trombectomia mecânica mudaram o tratamento e os desfechos de pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico, mas em alguns pacientes os resultados de trombólise química são menos efetivos. Todas as opções abaixo descrevem tais pacientes, exceto aqueles com acometimento do(da)
Alternativas
Q2192818 Medicina
Marque a opção que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir.
À luz da literatura atual, o melhor benefício do uso do ácido tranexâmico em pacientes com choque hemorrágico se dá quando o utilizamos dentro do intervalo de ___________ horas após injúria.
Alternativas
Q2192819 Medicina
A respeito do uso de trombolíticos na embolia pulmonar, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) Devem ser administrados em pacientes com hipotensão (PA sistólica menor que 90 mmhg) e baixo risco de sangramento.
( ) Devem ser administrados em pacientes com escore de Pulmonary Embolism Severity Index (PESI) classes IV e V, e baixo risco de sangramento.
( ) Podem ser administrados em pacientes com baixo risco de sangramento, independentemente do escore de severidade ou presença de hipotensão.
( ) Sugere-se a administração em pacientes com disfunção e injúria de ventrículo direito (ecocardiografia, clínica e biomarcadores), que tenham baixo risco de sangramento, mesmo que estejam normotensos.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D
4: A
5: B