Questões de Concurso Militar CIAAR 2023 para Médico da Aeronáutica - Infectologia

Foram encontradas 30 questões

Q2192662 Medicina
Sobre a patogênese da pneumonia relacionada à assistência à saúde, marque a opção correta.
Alternativas
Q2192663 Medicina
Uma técnica de enfermagem em uma UTI cirúrgica começou seu plantão conferindo como estavam os pacientes com quem ela ficaria no decorrer do dia. Ao entrar no BOX 5, o paciente pediu ajuda para que ela o posicionasse melhor no leito. Após posicioná-lo de maneira mais confortável, ela observou que o saco coletor da sonda vesical de demora estava cheio, calçou luvas de procedimento e o esvaziou. Retirava suas luvas, quando o médico plantonista solicitou que diminuísse a infusão de dobutamina do paciente, e assim ela o fez.
De acordo com o relato anterior, quantas oportunidades de higienização das mãos foram observadas?
Alternativas
Q2192664 Medicina
Dentre importantes medidas de prevenção de infecção de sítio cirúrgico, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2192665 Medicina
Marque a opção que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir.
Um paciente em cuidados paliativos, com internação de longa permanência, está em tratamento conservador para uma lesão sacral profunda, cavitária, com exposição óssea, além de exsudato abundante, tecido vinhoso e sem tecido de granulação. Diante da lesão descrita, o melhor tipo de cobertura para o curativo deste paciente é _____________________
Alternativas
Q2192666 Medicina
As Infecções de Corrente Sanguínea (ICS) se associam ao aumento de tempo de internação e de mortalidade, além de aumento considerável no custo das internações. O indicador nacional que deve ser notificado é o conhecido como “Infecção Primária de Corrente Sanguínea” (IPCS), sendo dividido em duas modalidades distintas IPCS laboratorialmente confirmadas (IPCSL): quando a presença de microrganismos em hemocultura se faz sempre necessária, e Infecção Primária de Corrente Sanguínea com confirmação clínica (IPCSC), que substitui o isolamento de microrganismos no sangue por marcadores clínicos substitutos.

Sobre o processo de notificação das IPCSL e IPCSC, analise as assertivas a seguir.
I. A ANVISA exige somente a notificação das IPCSL para pacientes acima de 28 dias (fora do período neonatal).
II. As ICS que tiverem origem em algum órgão (associadas à pneumonia ou à infecção urinária, por exemplo), são consideradas como “secundárias”, mas devem ser notificadas como IPCS.
III. Para que haja diagnóstico de ICS secundária, deve-se fechar critérios da ANVISA para infecção em outro sítio. IV.Para IPCSL, um paciente pode ter mais de um evento notificado no período de 14 dias.
V. Paciente com cateter central é transferido de uma UTI cirúrgica para a UTI geral. A IPCS acontece no 4º dia da transferência e o paciente mantém o cateter. Esta infecção deve ser notificada para a UTI cirúrgica.

Estão corretas apenas as assertivas
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: D
5: B