Questões de Concurso Militar CIAAR 2021 para Primeiro Tenente - Anestesiologia

Foram encontradas 30 questões

Q1809798 Medicina
Um paciente de 73 anos, diabético e tabagista de longa data, será submetido à desarticulação de pé esquerdo ao nível do tornozelo, devido a complicações vasculares e infecciosas intratáveis por métodos conservadores. Ao planejar o ato anestésico, o anestesiologista decide pela realização de bloqueio do nervo ciático em fossa poplítea, com auxílio de ultrassonografia, utilizando 20ml de ropivacaína 0,75% associada à sedação leve com midazolam e fentanil.
Sobre esta conduta e suas implicações, é correto afirmar que
Alternativas
Q1809799 Medicina
O sistema nervoso autônomo é formado por uma rede de nervos e gânglios que controla as ações fisiológicas involuntárias, mantém a homeostasia interna e determina as respostas ao estresse.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma em relação ao sistema nervoso autônomo e suas implicações na prática anestésica.
( ) Na maioria dos casos, a hipotensão peri-indução antestésica responde bem à administração de líquidos intravenosos e ao uso de simpaticomiméticos de ação direta, como a fenilefrina. ( ) A efedrina, agente simpaticomimético de ação direta, depende da liberação de norepinefrina para ser efetiva; nos estados de depleção de norepinefrina não há resposta à administração desse vasopressor. ( ) Os pacientes em uso crônico de betabloqueadores devem suspender a medicação no dia do procedimento para evitar o efeito rebote, que pode cursar com hipertensão arterial, taquicardia e isquemia do miocárdio. ( ) Os neurônios simpáticos pré-ganglionares originam-se nas colunas intermediolaterais da medula espinhal toracolombar, na substância cinzenta. Os neurônios pré-ganglionares estimulam os neurônios pós-ganglionares colinérgicos nicotínicos, levando à liberação de acetilcolina. Os neurônios adrenérgicos pós-ganglionares fazem sinapse nos órgãos-alvo e liberam a norepinefrina.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Alternativas
Q1809800 Medicina
O planejamento anestésico é fundamental para que o anestesista prepare o despertar do seu paciente na melhor condição clínica possível. A avaliação objetiva desse momento se dá através de parâmetros clínicos como sinais vitais, dados objetivos em aparelhos de monitorização, além das características específicas dos anestésicos utilizados.
Assim sendo, o parâmetro farmacocinético que está mais bem relacionado ao término do efeito clínico de um anestésico venoso, após uma infusão contínua prolongada, é
Alternativas
Q1809801 Medicina
Em relação aos anticolinérgicos, é sabido que o uso da atropina no intraoperatório pode causar um quadro de agitação, desorientação e alucinação ao despertar.
Um tratamento eficaz para esse quadro é
Alternativas
Q1809802 Medicina
Considerando-se a anatomia e a fisiologia cardiocirculatórias, é sabido que o clampeamento da aorta acima da emergência das artérias renais causa diminuição da/do
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: A
5: C