Questões de Concurso Militar CIAAR 2020 para Primeiro Tenente - Farmácia Hospitalar

Foram encontradas 18 questões

Q1668413 Farmácia
A classificação ou curva ABC é um importante instrumento para o farmacêutico, pois permite identificar os itens que justificam atenção e tratamento adequados quando à administração. Os itens de um estoque apresentam normalmente diferentes posições no fluxo de materiais e variados graus de utilização. O estudo técnico dessas ocorrências por meio do agrupamento de itens de acordo com seu custo anual permite a elaboração da curva ABC.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma acerca da curva ABC.
( ) Os itens classe B estão em uma situação intermediária; representam 20% a 30% dos itens e correspondem a 20% do custo total. ( ) A análise da curva ABC não permite a avaliação dos medicamentos com relação à exclusão de itens com pouca ou nenhuma saída. ( ) A definição das classes ABC obedece a faixas predeterminadas e onde se tem, no máximo, 20% de itens classe A, de 20% a 30% de itens classe B e 50% de itens classe C. ( ) Os itens classe A são aqueles que, mesmo representado um maior número, correspondem à menor parte do investimento e não devem ser priorizados administrativamente. ( ) Os itens classe A são mais importantes e devem ser tratados com grande atenção por parte da adminstração; representam cerca de 20% dos itens e correspondem a 50% do custo total.
A sequência correta é
Alternativas
Q1668415 Farmácia
Os medicamentos são a principal ferramenta de terapia da medicina moderna. Certamente, outros procedimentos terapêuticos, como as cirurgias, dietas, exercícios e outros também são importantes. O sucesso terapêutico do tratamento das doenças dependem em parte da escolha do medicamento apropriado. Essa escolha deve levar em consideração o medicamento mais adequado às características fisiopatológicas de cada paciente. Devem ser considerados, idade, sexo, etinia além de selecionar a dose, a via e a frequência de administrações que irão manter concentrações adequadas, para a obtenção dos efeitos desejados.
Quais fatores relacionados ao estado fisiopatológico do paciente podem influenciar os processos farmacocinéticos?
Alternativas
Q1668419 Farmácia
No mundo inteiro, a depressão é uma importante causa de incapacidade e de morte prematura. A descoberta no final da década de 50 de fármacos antidepressivos trouxe um avanço importante no tratamento e no entendimento de possíveis mecanismos subjacentes aos transtornos depressivos. Tornou a depressão um problema médico passível de tratamento, semelhante a outras doenças como o diabetes e a hipertensão arterial. Atualmente os antidepressivos, preferencialmente, são classificados em função da ação farmacológica, mais útil na prática clínica.
Considere a classificação dos antidepressivos e informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.
( ) Moclobemida é um antidepressivo Inibidor da Monoamino Oxidase (IMAO) seletivo que se liga de forma reversível à MAO A. ( ) Amitriptilina e imipramina são antidepressivos Inibidores da Monoamino Oxidase (IMAOs) não seletivos que se ligam de forma irreversível às MAOs A e B. ( ) Venlafaxina e duloxetina são antidepressivos inibidores não-seletivos da captação de aminas (Inibidores da Captura de Serotonina/Noradrenalina ou “ICSNs”). ( ) Mirtazapina é um Antidepressivo Noradrenérgico e Específico Serotoninérgico (ANES) sua ação se dá através do aumento da atividade noradrenérgica e serotonérgica central. ( ) Fluoxetina, fluvoxamina e amitriptilina são Antidepressivos Tricíclicos (ADTs) que atuam bloqueando a recaptura das aminas pelas terminações nervosas por competição pelo sítio de ligação do transportador de aminas.
A sequência correta é
Alternativas
Q1668421 Farmácia
A manipulação segura de agentes citostáticos exige laboratórios altamente especializados, com rotinas de trabalho complexas que demandam altos níveis de organização, tecnologia e pessoal especializado.
Considerando-se os espaços físicos necessários para a manipulação de agentes quimioterápicos, a informação incorreta está indicada em área de/da
Alternativas
Q1668423 Farmácia
Muitos pacientes, sobretudo os idosos, fazem tratamento contínuo com um ou mais fármacos para doenças crônicas, como hipertensão, insuficiência cardíaca, osteoartrite, entre outros. O potencial para interações entre fármacos é, portanto, substancial nesses pacientes.
Qual das interações relacionadas a seguir é do tipo farmacocinética?
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: C
5: D