Questões de Concurso Militar CIAAR 2020 para Primeiro Tenente - Farmácia Bioquímica

Foram encontradas 5 questões

Q1667764 Biomedicina - Análises Clínicas
A rubéola é uma doença exantemática viral aguda que adquire relevância clínica especialmente em casos de acometimento em mulheres grávidas, visto a possibilidade de transmissão via transplacentária e potencial teratogênico.
Sobre a rubéola, seu agente etiológico e sua investigação laboratorial, é correto afirmar que
Alternativas
Q1667765 Biomedicina - Análises Clínicas
As bactérias do gênero Streptococcus pertencem à família Streptococcaceae, sendo constituídas por cocos Gram-positivos agrupadas em forma de cadeia, as quais são responsáveis por diversas infecções humanas. Associe corretamente a espécie de Streptococcus à(s) característica(s) laboratorial(is), imunogênica(s) e clínica(s).
ESPÉCIES (1) Streptococcus pyogens (2) Streptococcus pneumoniae (3) Streptococcus agalactiae
CARACTERÍSTICAS ( ) Pertence ao grupo A de Lancefield. ( ) Pertence ao grupo B de Lancefield. ( ) É um estreptococo alfa-hemolítico. ( ) É produtor de estreptolisina O (SLO). ( ) Possui o ser humano como sua única fonte de reserva. ( ) Induz resposta imunológica T-independente que não gera memória imunológica.
A sequência correta é
Alternativas
Q1667766 Biomedicina - Análises Clínicas
Enterococos são habitantes naturais do trato gastrointestinal e genital de humanos e de outros animais homeotermos. Tais bactérias são reconhecidas como importantes patógenos humanos e responsáveis por infecções adquiridas na comunidade e no ambiente hospitalar, com cepas resistentes a antibióticos. Sobre as bactérias do gênero Enterococcus, é correto afirmar, exceto
Alternativas
Q1667769 Biomedicina - Análises Clínicas
O exame micológico básico compõe-se de exame direto, com ou sem uso de corantes, e cultura do material biológico. O diagnóstico pode ser facilitado quando são observados, no exame direto, elementos fúngicos característicos para certos fungos de importância clínica.
Associe corretamente a espécie fúngica a seus aspectos morfológicos observados no exame direto do espécime clínico.
ESPÉCIES FÚNGICAS (1) Piedraia hortai (2) Sporothrix schenckii (3) Malassezia furfur (4) Blastomyces dermatitidis (5) Coccidioides immitis

ASPECTOS MORFOLÓGICOS
( ) Nódulos de cor escura com áreas claras contendo ascos com ascósporos. ( ) Esférulas (10 a 80 µm) de paredes espessas, vazias ou repleta de endosporos (2 a 4µm). ( ) Células raras em forma de naveta, "charuto" ou ovais (2 a 6µm), brotamento simples ou múltiplo. ( ) Células arredondadas de parede espessa (3 a 8µm) dispostas em cachos; hifas curtas (2,5 a 4µm), irregulares, pouco ramificadas. ( ) Células ovaladas a arredondadas (8 a 15µm), parede refringente, blastoconídio único ligado à célula-mãe por base larga.
A sequência correta é
Alternativas
Q1667781 Biomedicina - Análises Clínicas
Características morfotintoriais dos micro-organismos são importantes elementos que favorecem sua identificação laboratorial e diferentes técnicas de coloração de micro-organismos são utilizadas no laboratório de microbiologia.
Sobre estas técnicas de coloração, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: B
5: C