O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
50%

🍀 O que falta para você alcançar seus objetivos? Garanta até 50% OFF e chegue lá 🚀

Questões de Concurso Militar CIAAR 2017 para Primeiro Tenente - Pedagogia

Foram encontradas 3 questões

Q821834 Pedagogia

Segundo Gusdorf (1970), a escola é um lugar de encontros existenciais, da vivência das relações humanas e da veiculação e intercâmbio de valores e princípios de vida.

Em relação à concepção sócio-interacionista da educação, nas vivências em sala de aula

Alternativas
Q821847 Pedagogia

Ao longo da história da educação, o surgimento de diversas teorias de aprendizagem trouxe novas explicações e forma de fundamentação e orientação da prática pedagógica.

Avalie as afirmações feitas sobre as abordagens e a respectiva definição de seus pressupostos.

I. Comportamentalista – centraliza o comportamento como um objeto de análise, por seu caráter observável e mensurável, em função do processo “estímulo/resposta”.

II. Cognitivista – centraliza-se na análise da mente o ato de conhecer, no processo de compreensão, transformação, armazenamento e utilização das informações.

III. Interaracionista – centraliza na aptidão hereditária como forma deconhecimento obtido a partir da interação entre o sujeito cognoscente e o objeto cognoscível e, também, associa os níveis de desenvolvimento.

IV. Humanista – centralizana importância secundária da auto-realização do aprendiz para sua aprendizagem, havendo uma classificação tanto do aspecto cognitivo quanto do motor e do afetivo.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q821856 Pedagogia

Segundo Moretto (2012) e Perrenoud (2000), uma competência não é expressa por uma ação isolada, mas pelo resultado do desenvolvimento harmônico de um conjunto de atributos: conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e esquemas de ações para abordar e resolver situações complexas, em contexto específico. Para a competência ser expressa, o sujeito deve ter a capacidade de mobilizar e integrar diversos recursos pertinentes, conforme a situação, sendo que cada situação é singular.

Portanto, para o desenvolvimento de competências, implica-se a aprendizagem para mobilização de recursos de diferentes naturezas, como os cognitivos, os psicomotores, os emocionais e os de linguagem, todos pertinentes a cada situação.

PORQUE

Cada situação complexa supõe uma variedade de relações que precisam ser consideradas para a análise e compreensão de um problema a ser solucionado.

Sobre essas duas asserções, é correto afirmar que

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C