Questões de Concurso Militar CIAAR 2015 para Primeiro Tenente - Urologia
Foram encontradas 20 questões
O Código de Ética Médica estabelece princípios que são vedados aos médicos relacionados à auditoria e perícia médica. Com relação à auditoria e perícia médica, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) É vedado ao médico autorizar, vetar, bem como modificar, quando na função de auditor ou de perito, procedimentos propedêuticos ou terapêuticos instituídos, salvo, no último caso, em situações de urgência, emergência ou iminente perigo de morte do paciente, comunicando, por escrito, o fato ao médico assistente.
( ) É permitido ao médico intervir, quando em função de auditor, assistente técnico ou perito, nos atos profissionais de outro médico, ou fazer qualquer apreciação em presença do examinado, reservando suas observações para o relatório.
( ) É permitido ao médico receber remuneração ou gratificação por valores vinculados à glosa ou ao sucesso da causa, quando na função de perito ou de auditor.
( ) É vedado ao médico realizar exames médico-periciais de corpo de delito em seres humanos no interior de prédios ou de dependências de delegacias de polícia, unidades militares, casas de detenção e presídios.
O Código de Ética Médica nasceu orientado para aprimorar o exercício da medicina, em benefício da sociedade. Segundo o capítulo VI, quanto à doação e transplante de órgãos e tecidos, é vedado ao médico:
I. Participar do processo de diagnóstico da morte ou da decisão de suspender meios artificiais para prolongar a vida do possível doador, quando pertencente à equipe de transplante.
II. Deixar de esclarecer o doador, o receptor ou seus representantes legais sobre os riscos decorrentes de exames, intervenções cirúrgicas e outros procedimentos nos casos de transplantes de órgãos.
III. Retirar órgão de doador vivo quando este for juridicamente incapaz, mesmo se houver autorização de seu representante legal, exceto nos casos permitidos e regulamentados em lei.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A tuberculose é considerada atualmente um problema de saúde pública no mundo, principalmente nas regiões pouco desenvolvidas, onde existem condições socioeconômicas desfavoráveis. Quanto à tuberculose urogenital, analise as afirmativas abaixo.
I. A tuberculose urogenital quase sempre é consequência da disseminação hematogênica da tuberculose pulmonar. Os bacilos que alcançaram os rins pela via hematogênica instalam-se inicialmente de forma bilateral no córtex renal e as lesões primárias ocorrem nos glomérulos.
II. Dor lombar e em flanco, acessos febris e calafrios traduzem a tuberculose renal, podendo ocorrer obstrução ureteral pela passagem de coágulos sanguíneos ou fragmentos de tecidos necróticos fazendo com que a dor assuma o caráter de cólica. A hematúria total silenciosa pode significar a fase inicial da doença e não deve ser investigada.
III. Os sintomas vesicais são os mais frequentes, mais exuberantes e mais importantes denunciadores da tuberculose urinária. A polaciúria é persistente e progressiva à medida que a bexiga se contrai, acompanhando-se de dor suprapúbica, piúria e hematúria.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
O tumor de pênis, embora relativamente raro em países desenvolvidos, tem grande importância clínica em regiões pobres, onde predominam baixas condições socioeconômicas. O tratamento do carcinoma epidermoide do pênis é baseado essencialmente no estádio da doença. Dessa maneira, quanto mais preciso for o estadiamento da doença, maiores serão as chances de sucesso. Em relação à classificação TNM para estadiamento do câncer de pênis, assinale a alternativa que contém a associação incorreta.
Preencha a lacuna abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
“Lesões na inervação do trato urinário inferior afetam geralmente a musculatura detrusora e o complexo esfincteriano uretral. Em consequência, surgem disfunções vesicais, disfunções esfincterianas ou combinações de ambas. Eliminação urinária frequente, resíduo presente e pressão intravesical elevada são encontradas em ________________ capacidade funcional da bexiga e ____________ resistência uretral.”
A anamnese do paciente, a identificação das diferentes vulnerabilidades e o exame físico devem se constituir nos principais elementos diagnósticos das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). O atendimento do paciente com DST visa curar as infecções possíveis, cessar os sintomas, colaborando para evitar as complicações advindas da(s) DST e interromper a cadeia de transmissão. Quanto à possibilidade de cura da infecção, representam infecções curáveis as alternativas:
I. Sífilis – Treponema pallidum.
II. Herpes – Herpes simplex vírus (HSV-2).
III. Condiloma – Papilomavírus Humano.
IV. Donovanose – Klebsiella granulomatis.
Estão corretas as alternativas