Questões de Concurso Militar CIAAR 2015 para Primeiro Tenente - Infectologia

Foram encontradas 30 questões

Q671985 Medicina
A sífilis é uma doença infecciosa sistêmica, de evolução crônica, sujeita a surtos de agudização e períodos de latência quando não tratada. É causada pelo Treponema pallidum, um espiroqueta de transmissão sexual ou vertical, que pode produzir, respectivamente, as formas adquiridas ou congênitas da doença. Assinale a alternativa incorreta acerca da sífilis.
Alternativas
Q671986 Medicina

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

A sífilis latente (recente e tardia) é a forma da sífilis adquirida na qual não se observam sinais e sintomas clínicos. Seu diagnóstico é feito exclusivamente por meio de testes sorológicos, com títulos menores do que na fase secundária. Sua duração é variável e seu curso poderá ser interrompido por sinais e sintomas da forma secundária ou terciária. “O tratamento da sífilis latente deve ser penicilina benzatina _______ milhões UI, IM, semanal, por _______ semanas. Dose total de _______ milhões.”

Alternativas
Q671987 Medicina

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

“Após a dose terapêutica inicial na sífilis recente, poderá surgir a reação febril de _________________, com exacerbação das lesões cutâneas e involução espontânea em 12 a 48 horas. Geralmente exige cuidado sintomático e ______________ a interrupção do esquema terapêutico.”

Alternativas
Q671988 Medicina
O cancro mole é uma afecção de transmissão exclusivamente sexual, provocada pelo Haemophilus ducreyi, mais frequente nas regiões tropicais. Denomina-se também de cancroide, cancro venéreo, cancro de Ducrey. O período de incubação é geralmente de três a cinco dias, podendo se estender por até duas semanas. O risco de infecção em um intercurso sexual é de 80%. Assinale a alternativa que não corresponde a uma característica do cancro de Ducrey
Alternativas
Q671989 Medicina
A uretrite gonocócica é um processo infeccioso e inflamatório da mucosa uretral causado pela Neisseria gonorrhoeae (diplococo Gram-negativo intracelular). Consiste num dos tipos mais frequentes de uretrite masculina. É essencialmente transmitida pelo contato sexual. O período de incubação é curto, de dois a cinco dias. O risco de transmissão de um parceiro infectado a outro é de 50% por ato. Qual a primeira opção terapêutica no tratamento da uretrite gonocócica?
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: A
5: B