Questões de Concurso Militar CIAAR 2015 para Primeio Tenente - Odontologia de Necessidades Especiais

Foram encontradas 11 questões

Q702099 Odontologia
O defeito cardíaco congênito é um dos tipos de malformação mais comuns nos seres humanos, e cerca de 7 a 8% das crianças nascidas vivas apresentam estas lesões. Nestes indivíduos, os cuidados odontológicos são essenciais desde o início da erupção dentária, a fim de se reduzir o risco de endocardite infecciosa, e a necessidade de futuro tratamento com anestesia geral ou sedação. Por outro lado, crianças portadoras de doenças cardíacas associadas a síndromes apresentam déficit cognitivo, além da pouca idade, o que pode impossibilitar ou limitar o tratamento ambulatorial. Qual das síndromes a seguir pode apresentar cardiopatias congênitas como alterações na valva mitral e aneurisma da aorta?
Alternativas
Q702102 Odontologia
A epilepsia é um transtorno convulsivo crônico caracterizado por distúrbio paroxístico recorrente da função cerebral, causado por descargas anormais dos neurônios. A terapia médica varia de acordo com o fator etiológico, e consiste na eliminação de focos causadores por meio de cirurgia, ou correção dos distúrbios metabólicos, ou tratamento das sequelas de traumas e infecções cerebrais. A terapia medicamentosa é utilizada para prevenir crises recorrentes. Qual medicamento anticonvulsivante pode apresentar como efeito colateral a hiperplasia gengival?
Alternativas
Q702103 Odontologia
Endocardite infecciosa é uma doença de alta mortalidade e morbidade decorrente da colonização por bactérias, vírus ou fungos, em áreas do endocárdio com lesões decorrentes de alterações congênitas ou reumáticas. Este processo provoca aumento da pressão entre as câmaras cardíacas. A Associação Americana de Cardiologia (American Heart Association - AHA) determina protocolos de profilaxia antibiótica antes de procedimentos invasivos. Qual é a profilaxia para endocardite infecciosa indicada para indivíduos adultos alérgicos à penicilina?
Alternativas
Q702104 Odontologia
Doenças infecciosas ou transmissíveis são aquelas doenças causadas por agentes biológicos capazes de causar e desenvolver algum tipo de patogenia no hospedeiro. A mononucleose infecciosa pode se manifestar no meio bucal sob a forma de petéquias no palato duro ou mole, gengivite ulcerativa necrosante aguda (GUNA). Pericoronarite e mucosite ulcerativa necrosante aguda. Também são observados aumento do tecido linfoide da parótida e linfadenopatia. Qual é o fator etiológico da mononucleose infecciosa?
Alternativas
Q702113 Odontologia
As limitações da anamnese e do exame físico em pacientes idosos indicam a necessidade de realização de exames laboratoriais complementares. Entretanto, destaca-se que os exames laboratoriais só tem sentido em conjunto com a avaliação clínica. Para indivíduos idosos, são indicados exames de rotina como: hemograma completo; velocidade de hemossedimentação (VHS); glicemia de jejum; ureia e creatinina plasmática; eletroforese de proteínas séricas; e, dosagem de sódio e potássio. A indicação para a avaliação da ureia e creatinina plasmática é a avaliação de
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: B
5: A