Questões de Concurso Militar CIAAR 2014 para Primeiro Tenente - Medicina Intensiva

Foram encontradas 6 questões

Q688375 Medicina
O tétano acidental, a despeito de ser uma doença prevenível por imunização, ainda é frequente em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Sua letalidade ainda é elevada e os estudos sobre a melhor forma de tratamento são escassos. Tendo em vista esta escassez e a importância clínica dessa doença, um grupo de especialistas reunido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), desenvolveu recomendações baseadas na melhor evidência disponível para o manejo do tétano em paciente necessitando de cuidados intensivos. O tétano é uma doença causada pelo Clostridium tetani, que produz exotoxinas, como a tetanolisina e a tetanospasmina. É correto afirmar que os seus efeitos sobre o sistema nervoso autônomo geralmente aparecem a partir da segunda semana, como uma síndrome de disfunção autonômica, caracterizada por
Alternativas
Q688385 Medicina
O aneurisma cerebral é uma dilatação anormal na parede de uma artéria do cérebro que se forma quando o fluxo sanguíneo pressiona uma região arterial enfraquecida e cria uma saliência, de forma arredondada ou irregular, que cresce gradativamente. Os aneurismas podem se romper, levando a hemorragia para dentro das meninges (membranas que cobrem o cérebro), quadro conhecido como hemorragia subaracnoidea, um subtipo de acidente vascular cerebral, responsável por, aproximadamente, 5% de todos os casos de AVC. Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q688386 Medicina
Aneurisma cerebral é uma importante causa de morbidade e mortalidade em todo o mundo. Embora a incidência ainda seja alta, muitas melhorias têm aperfeiçoado o prognóstico dos pacientes, acelerando, por exemplo, o atendimento e diagnosticando mais rapidamente para que a intervenção seja de imediato. Estas melhorias reforçam a necessidade de reavaliar continuamente as intervenções proporcionando o maior benefício para os pacientes. Diante disso, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q688387 Medicina

Sobre o exame de imagem padrão-ouro para identificar ruptura de aneurisma sacular congênito, principal causa de hemorragia subaracnoide não traumática, analise.

I. Angio-TC.

II. Angio-RNM.

III. Angiografia convencional de 4 vasos (2 carótidas e 2 vertebrais).

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

Alternativas
Q688388 Medicina
O aneurisma cerebral é uma doença na qual um segmento de vaso sanguíneo, quase sempre de uma artéria do polígono de Willis, encontra-se anormalmente dilatado no encéfalo. A dilatação é causada em geral por uma falha muscular da parede de uma artéria ou muito mais raramente de uma veia do cérebro. O tamanho de um aneurisma cerebral é variável. Pode ser pequeno, de poucos milímetros até 1 cm, tamanho médio de até 2 cm e maiores (grandes ou gigantes), atingindo vários centímetros no seu maior diâmetro. Há diversos formatos, geralmente saculares, mas podem ser irregulares ou fusiformes. O aneurisma cerebral é considerado muito perigoso pois, ao romper-se dentro da cabeça, no interior do crânio, pela estrutura inelástica, produz lesão ao encéfalo e um aumento da pressão intracraniana. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: D
5: A