Questões de Concurso Militar CIAAR 2014 para Primeiro Tenente - Medicina Intensiva

Foram encontradas 9 questões

Q688365 Medicina
Sabe-se que não é necessária a confirmação diagnóstica em todos os casos suspeitos de dengue nos períodos de epidemia. Os exames de confirmação deverão ser solicitados para os pacientes que apresentam as formas graves da doença, gestantes, crianças e em períodos interepidêmicos e para aqueles que apresentem formas atípicas. A escolha do método laboratorial dependerá do tempo de instalação dos sintomas da doença. Sobre o adequado método laboratorial a ser utilizado nos diferentes períodos após o contágio, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q688366 Medicina

A dengue é a infecção viral transmitida por mosquito mais frequente no planeta. No Brasil, a incidência vem aumentando em sucessivas epidemias, com uma proporção crescente de casos graves. A qualidade da assistência prestada influencia diretamente o prognóstico da doença. Associe adequadamente as relações de cada fase e suas devidas características. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Febril

2. Crítica ou defervescência

3. Recuperação


( ) melhora da disfunção endotelial com gradual reabsorção do fluido extravascular, estabilização do hematócrito e recuperação progressiva das plaquetas. Pode aparecer um exantema do tipo “ilhas brancas em um mar vermelho”, prurido e bradicardia ao eletrocardiograma. Nesta fase, a administração de líquidos (e o uso eventual de diuréticos) deve ser criteriosa para evitar sobrecarga volêmica, insuficiência cardíaca congestiva e perpetuação da insuficiência respiratória e dos derrames serosos. Duração: 1 a 3 dias.

( ) febre, mialgia, cefaleia, artralgia, exantema; podem ocorrer manifestações hemorrágicas discretas, como gengivorragia e epistaxe.

( ) caracterizada pelas manifestações clínico-laboratoriais da disfunção endotelial promovida pela infecção viral, com aumento da permeabilidade capilar e extravasamento de plasma para o espaço extravascular. Esta fase é marcada por alterações circulatórias e perfusionais (hipotensão e choque de início hipovolêmico), derrames serosos (pleural e ascite) e disfunções orgânicas, tais como insuficiência hepática, encefalite, miocardite e distúrbios de coagulação.

Alternativas
Q688367 Medicina
As formas clínicas da dengue são classificadas em febre, febre hemorrágica e síndrome do choque da dengue. O novo sistema divide os casos de dengue em duas categorias de gravidade: dengue (com ou sem sinais de alerta); e, dengue grave. A dengue grave é definida como a forma de evolução que apresenta a fase crítica na sua maior intensidade e tem no reconhecimento de alguns critérios o seu principal diagnóstico. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os critérios utilizados para diagnosticar uma dengue grave.
Alternativas
Q688369 Medicina
A dengue é uma doença dinâmica, o que permite que o paciente evolua de um estágio a outro rapidamente. O manejo adequado depende do reconhecimento precoce de sinais de alerta, do contínuo monitoramento e reestadiamento dos casos e da pronta tomada de condutas que garantam a estabilidade hemodinâmica e ventilatória dos pacientes, além das medidas de suporte aos eventuais comprometimentos orgânicos. Pacientes com dengue grave devem ser internados e tratados em UTIs, seguindo um tratamento específico. Assinale a alternativa que apresenta a conduta adequada em relação à suspeita de dengue grave em criança e adolescente internados em uma UTI.
Alternativas
Q688371 Medicina
Em relação ao tratamento do tétano, além da utilização da imunoglobulina antitetânica, considera-se o debridamento da área lesionada. O debridamento precoce do foco tem impacto na morbimortalidade de pacientes com tétano?
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: C
5: A