Questões de Concurso Militar CIAAR 2014 para Primeiro Tenente - Medicina Intensiva

Foram encontradas 30 questões

Q687127 Medicina

O Código de Ética Médica estabelece princípios vedados aos médicos relacionados à auditoria e perícia médica. Em relação a esses princípios, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É permitido ao médico assinar laudos periciais, auditoriais ou de verificação médico-legal quando não tenha realizado pessoalmente o exame.

( ) É permitido ao médico ser perito ou auditor do próprio paciente, de pessoa de sua família ou de qualquer outra com a qual tenha relações capazes de influir em seu trabalho ou de empresa em que atue ou tenha atuado.

( ) É vedado ao médico realizar exames médico-periciais de corpo de delito em seres humanos no interior de prédios ou de dependências de delegacias de polícia, unidades militares, casas de detenção e presídios.

( ) É vedado ao médico receber remuneração ou gratificação por valores vinculados à glosa ou ao sucesso da causa, quando na função de perito ou de auditor.

Alternativas
Q687128 Medicina
O Código de Ética Médica apresenta uma série de princípios que são vedados aos médicos com relação à responsabilidade profissional. A respeito da responsabilidade profissional desse código, assinale a alternativa que não contém um princípio vedado ao médico.
Alternativas
Q687129 Medicina

Todo médico deve manter uma boa relação com pacientes e familiares, devendo seguir sempre os princípios do Código de Ética Médica. A respeito da relação com pacientes e familiares, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É vedado ao médico deixar de atender um paciente que procure seus cuidados profissionais em casos de urgência ou emergência, quando não haja outro médico ou serviço médico em condições de fazê-lo.

( ) É vedado ao médico opor-se à realização de junta médica ou segunda opinião solicitada pelo paciente ou por seu representante legal.

( ) É vedado ao médico exagerar a gravidade do diagnóstico ou do prognóstico, complicar a terapêutica ou exceder-se no número de visitas, consultas ou quaisquer outros procedimentos médicos.

Alternativas
Q688365 Medicina
Sabe-se que não é necessária a confirmação diagnóstica em todos os casos suspeitos de dengue nos períodos de epidemia. Os exames de confirmação deverão ser solicitados para os pacientes que apresentam as formas graves da doença, gestantes, crianças e em períodos interepidêmicos e para aqueles que apresentem formas atípicas. A escolha do método laboratorial dependerá do tempo de instalação dos sintomas da doença. Sobre o adequado método laboratorial a ser utilizado nos diferentes períodos após o contágio, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q688366 Medicina

A dengue é a infecção viral transmitida por mosquito mais frequente no planeta. No Brasil, a incidência vem aumentando em sucessivas epidemias, com uma proporção crescente de casos graves. A qualidade da assistência prestada influencia diretamente o prognóstico da doença. Associe adequadamente as relações de cada fase e suas devidas características. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Febril

2. Crítica ou defervescência

3. Recuperação


( ) melhora da disfunção endotelial com gradual reabsorção do fluido extravascular, estabilização do hematócrito e recuperação progressiva das plaquetas. Pode aparecer um exantema do tipo “ilhas brancas em um mar vermelho”, prurido e bradicardia ao eletrocardiograma. Nesta fase, a administração de líquidos (e o uso eventual de diuréticos) deve ser criteriosa para evitar sobrecarga volêmica, insuficiência cardíaca congestiva e perpetuação da insuficiência respiratória e dos derrames serosos. Duração: 1 a 3 dias.

( ) febre, mialgia, cefaleia, artralgia, exantema; podem ocorrer manifestações hemorrágicas discretas, como gengivorragia e epistaxe.

( ) caracterizada pelas manifestações clínico-laboratoriais da disfunção endotelial promovida pela infecção viral, com aumento da permeabilidade capilar e extravasamento de plasma para o espaço extravascular. Esta fase é marcada por alterações circulatórias e perfusionais (hipotensão e choque de início hipovolêmico), derrames serosos (pleural e ascite) e disfunções orgânicas, tais como insuficiência hepática, encefalite, miocardite e distúrbios de coagulação.

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: C
5: B