Questões de Concurso Militar CIAAR 2013 para Primeiro Tenente - Médico

Foram encontradas 30 questões

Q660196 Medicina
De acordo com Código de Ética Médica é vedado ao médico, exceto:
Alternativas
Q660197 Medicina

“Quando os Conselhos de Medicina analisam determinado comportamento ético-profissional com a finalidade de concluir se houve imperícia, imprudência ou negligência como fatores relacionados ao mau resultado denunciado, o que buscam é verificar se aquele médico, naquele caso específico, não agiu com o zelo indispensável à preservação da saúde de seu paciente, merecendo punição. Além de responder à denúncia em tela, esse tipo de análise, profunda, realizada por pares do profissional averiguado, tenta evitar que fatos semelhantes voltem a ocorrer pelos mesmos motivos e, acima de tudo, divulgar e propagar aos médicos e à sociedade o conteúdo pedagógico que dela emana.”

De acordo com o texto, leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

A _____________ ocorre quando o médico revela, em sua atitude, falta ou deficiência de conhecimentos técnicos da profissão. É a falta de observação das normas, deficiência de conhecimentos técnicos da profissão, o despreparo prático.

Alternativas
Q660198 Medicina
As doenças respiratórias crônicas representam um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, afetando a qualidade de vida das pessoas e gerando incapacidade física e grande impacto socioeconômico. A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é caracterizada pelo desenvolvimento progressivo de limitação ao fluxo aéreo que não é totalmente reversível. Sobre a DPOC, indique a alternativa incorreta.
Alternativas
Q660199 Medicina
As hepatites causadas pelos vírus B, C e D, também conhecidos como vírus delta, são transmitidas por via parenteral. Não são altamente contagiosas. De fato, raramente ocasionam surtos e são capazes de levar ao desenvolvimento de doença crônica e complicações evolutivas. Na hepatite C, o objetivo do tratamento é inibir a reprodução viral e, com isso, interromper ou amenizar a evolução das lesões histopatológicas, melhorar a função hepática, reduzir o risco de evolução para cirrose e carcinoma hepatocelular, reduzir a demanda por transplante de fígado, prevenir outras complicações e morte. As contraindicações absolutas ao tratamento antiviral da hepatite crônica pelo vírus C incluem, exceto:
Alternativas
Q660200 Medicina

A hipertensão arterial sistêmica é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial. Associa-se, frequentemente, a alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo e a alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais. Em relação à abordagem da hipertensão arterial em situações especiais, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Nos idosos: reduzir a pressão arterial abaixo de 140/90 mmHg, se necessário usar diuréticos tiazídicos, betabloqueadores, antagonistas de canal de cálcio, inibidores da enzima conversora da angiotensina ou antagonistas do receptor AT1 angiotensina II.

( ) Na depressão: alguns agentes hipotensores, como metildopa e clonidina, podem causar depressão. Antidepressivos tricíclicos, inibidores da enzima monoamina oxidase e venlafaxina exigem atenção com a pressão arterial.

( ) No diabetes mellitus: reduzir a pressão arterial abaixo de 130/85 mmHg e 125/75 mmHg se a proteinúria estiver > 0,5g/24h. Betabloqueadores podem mascarar sintomas de hipoglicemia. Inibidores da enzima conversora da angiotensina, como antagonistas do receptor AT1 da angiotensina II, reduzem o risco de eventos cardiovasculares e exercem proteção renal direta.

( ) Na apneia obstrutiva do sono: a apneia do sono pode causar hipertensão e o tratamento consiste em suporte ventilatório de pressão positiva contínua durante o sono.

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: B
5: C