Questões de Concurso Militar CIAAR 2009 para Primeiro Tenente - Jornalismo

Foram encontradas 5 questões

Q675850 Jornalismo

Assinale as alternativas que apontam para uma conduta jornalística ética.

I. Nas reportagens investigativas, o jornalista deve buscar fontes oficiais e não necessariamente precisa apresentar provas que comprovem a denuncia.

II. O jornalista tem o dever ético de duvidar sempre.

III. O jornalista deve ir além da busca dos dois ou mais lados da notícia. Ele precisa investigar os fatos relatados.

IV. A lei permite a divulgação de imagem, nome, apelido, endereço ou parentesco de jovens envolvidos em atos infracionais somente depois dos 16 anos e com a autorização dos pais.

Alternativas
Q675851 Jornalismo

Considerando ainda a ética jornalística, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as INCORRETAS.

I. Qualquer cidadão pode ser considerado uma fonte e em qualquer situação, independente do motivo, a fonte pode pedir o off, como forma de proteger-se.

II. O jornalista não deve guardar para si informações de interesse público. Ele denuncia crimes à sociedade, apurar e punir, se for o caso, é dever do Estado.

III. Nada impede que o jornalista tenha amizade pessoal com uma fonte de informação, desde que confie plenamente nas palavras e atitudes da fonte.

IV. Tem direito ao anonimato, toda pessoa vítima de violência ou humilhação.

Alternativas
Q675852 Jornalismo

Nilson Lage aponta que as fontes de informação podem ser pessoais, institucionais ou documentais. Enumere a Coluna II de acordo com a definição de cada classificação.

Coluna I.

A. Fontes oficiais

B. Independentes

C. Fontes primárias

D. Fontes secundárias

E. Testemunhas


Coluna II.

( ) Fontes consultadas para a preparação de uma pauta ou a construção das premissas genéricas ou contextos ambientais.

( ) Aquelas em que o jornalista se baseia para colher o essencial de uma matéria; fornecem fatos, versões e números.

( ) Se apóia na memória, embora eventualmente desordenada e confusa.

( ) Mantidas por instituições que preservam algum poder de Estado e por empresas e organizações como sindicatos, associações, fundações, etc.

( ) Aquelas desvinculadas de uma relação de poder ou interesse específico em cada caso.

Alternativas
Q675860 Jornalismo

Considerando a hipótese do agenda-setting, conforme Wolf (2006), informe (F) para as ideias falsas e (V) para as verdadeiras e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Os mass media descrevem a realidade mas não apresentam ao público uma lista destacando sobre o que é necessário ter uma opinião e discutir.

( ) Em consequência da ação dos jornais, da TV e de outros meios de informação, o público sabe ou ignora, dá atenção ou negligencia elementos específicos dos cenários públicos. As pessoas tendem a incluir ou excluir dos seus próprios conhecimentos aquilo que os mass media incluem ou excluem do seu conteúdo.

( ) O público tende a atribuir importância aos acontecimentos, problemas e pessoas de acordo com a ênfase atribuída a eles pelos mass media.

( ) Segundo McCombs (1976), o caráter fundamental da agenda parece, frequentemente, ser estruturado pelos jornais, ao passo que a televisão reordena ou ressistematiza os temas principais da agenda.

Alternativas
Q675870 Jornalismo

A preocupação cada vez maior por parte das organizações ou instituições em melhorar a imagem perante o público fez crescer o número de assessorias de imprensa, de departamentos de comunicação e a atuação de jornalistas fora das redações. De acordo com Duarte (2003), é possível afirmar que

I. a presença de jornalistas oriundos da imprensa contribuiu para “maior profissionalização dessas atividades e melhor entrosamento entre as empresas e os grandes jornais”.

II. a boa atuação de uma assessoria aumenta a visibilidade pública da organização, mas não traz efeitos mercadológicos ou políticos.

III. assessores tornaram-se efetivo posto de apoio de repórteres e editores ao agirem como intermediários qualificados, estabelecendo aproximação eficiente entre fontes de informação e imprensa.

IV. hoje não existem mais fontes que relutam em acreditar no assessor de imprensa e já não desconhecem mais o seu papel e suas possibilidades de ação.

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: C
5: D