O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Oferta relâmpago: Compre qualquer curso do TRF-3 e ganhe 20% OFF + 1 mês de assinatura Premium! Aproveitar agora!

Questões Militares de Química - Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess.

Foram encontradas 75 questões

Q953052 Química
A termodinâmica pode ser definida como o estudo das alterações ou transformações de energia que acompanham as transformações físicas e químicas da matéria. Com relação aos conceitos da termodinâmica, assinale a opção INCORRETA.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q953049 Química

Observe a tabela abaixo:



O valor da entalpia-padrão de combustão do benzeno liquido a partir das entalpias de formação dos reagentes e produtos da reação, conforme tabela acima, considerando uma combustão completa, é:

Dado: reação de combustão do benzeno:

C6H6 (l) + 15/2 O2(g) → 6CO2(g) + 3H2O(I)

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q953021 Química

O calorímetro é utilizado no laboratório para inúmeros propósitos, incluindo a determinação da energia produzida na queima de combustíveis e o conteúdo calórico dos alimentos. Numa bomba calorimétrica, assume-se que a quantidade de calor absorvido (ou liberado) pela combinação de água, o interior do calorímetro, a bomba e a mistura reagente seja igual à produzida (ou absorvida) pela reação que ocorre na bomba. Considerando que uma amostra de 0,728 g de etanol (álcool de cereais, C2H5OH) é queimada numa bomba calorimétrica com uma quantidade de gás oxigênio (sob pressão) suficiente para assegurar a combustão completa, qual é o calor molar de combustão do etanol, sabendo que, nesse experimento, a quantidade de água no calorímetro é de 1,20 kg e que a temperatura aumenta de 24,86°C para 29,18°C?


Dados: capacidade calorífica do interior do calorímetro (sem água) é de 1,06 kJ °C-1 e a capacidade calorífica molar da água é 75,3 J °C-1 mol-1.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q937912 Química
A reação de combustão completa do etanol (C2H5OH) produz gás carbônico (CO2) e água (H2O). Dada a tabela abaixo, de calores de formação das espécies químicas, e considerando a reação de combustão completa desse álcool, são feitas as seguintes afirmativas:


I – O agente oxidante dessa reação é o O2. II – O coeficiente estequiométrico da água, após o balanceamento da equação, é 2. III – Considerando a densidade do etanol 0,8 g/mL (25 ºC; 1 atm), a combustão completa de 1150 mL desse composto libera aproximadamente 27360 kJ. IV – A quantidade de calor liberada na combustão de 1 mol de etanol é de 278 kJ·mol-1.
Das afirmativas feitas estão corretas apenas
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q874200 Química

O etanoi é um combustível obtido a partir de fontes renováveis, e cuja equação de combustão a 25°C é a seguinte:


C2H5OH(I) + 3O2(g) → 2CO2(g) + 3H2O(I) ΔH298 =-1368 kJ/mol


Sabendo-se que um volume de 8,05 litros de etanoi foi queimado, a quantidade total de calor liberado, em kJ, na combustão acima é:


Dado: densidade do etanoi = 0,8 g/cm3

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: E
2: E
3: B
4: E
5: C