O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões Militares de Química - Teoria Atômica: Modelo atômico de Dalton, Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr

Foram encontradas 3 questões

Q827096 Química

Em ambientes fechados, o superóxido de potássio (KO2) é utilizado em máscaras de respiração, para remover o dióxido de carbono e a água do ar exalado. A remoção de água gera oxigênio para a respiração por meio da reação

             4KO2(s) + 2H2O(l) → 3O2(g) + 4KOH(s).           (I)

O hidróxido de potássio remove o dióxido de carbono da máscara pela reação

               KOH(s) + CO2(g)   KHCO3(s).                       (II)


P. W. Atkins e L. Jones. Princípios de química. Rio de Janeiro: LTC, 2006, p. 125.


Com base nas informações acima, julgue o próximo item.

De acordo com o modelo atômico de Thomson, os átomos de oxigênio da molécula de O2 podem ser representados por esferas maciças e indivisíveis.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q624619 Química

O modelo atômico de Bohr contribuiu muito para a implantação do modelo atual. Uma das contribuições foi a proposição de que os elétrons existem apenas em níveis de energia distintos e que são descritos pelos números quânticos. Dentro desse contexto, Bohr inseriu no vocabulário científico a ideia de estados fundamentais e excitados para descrever o comportamento dos elétrons nos átomos.

Considerando essas informações, assinale a alternativa que representa a configuração eletrônica em que o átomo se encontra no estado excitado.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q622197 Química
Um experimento muito conhecido no estudo da constituição da matéria é o de Rutherford, no qual um feixe de partículas alfa incide sobre uma fina lâmina de ouro. Nesse experimento, nota-se que, ao se bombardear a lâmina com tais partículas, grande parte delas atravessa a lâmina de ouro e uma pequena parte é desviada.



Disponível em:: <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/12908/08_avaliacao.htm> . Acesso em: 11 jan. 2016.

Com esse experimento, é possível concluir:


Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: E
2: A
3: D