O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões Militares de Química - Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente

Foram encontradas 50 questões

Q953051 Química

A preparação de superfície é, sem dúvida, uma das etapas mais importantes para que um revestimento apresente o desempenho esperado. Com relação à preparação de superfície para pintura, avalie as afirmativas abaixo.


I- O hidrojateamento é um método de preparação de superfície bastante utilizado no campo da pintura anticorrosiva e tem, entre outras, as seguintes características técnicas: é eficiente na remoção de contaminantes, especialmente sais solúveis; não gera pó nem produz faíscas durante a operação de limpeza; e confere rugosidade à superfície.

II- Na preparação de superfície, são removidos os contaminantes da superfície, assim como são criadas condições que proporcionam aderência satisfatória aos revestimentos.

III- A limpeza por solventes é uma etapa fundamental, pois visa a remover completamente os contaminantes oleosos e os produtos de corrosão da superfície.


Assinale a opção correta.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q949295 Química
Evidências científicas mostraram que a poluição produzida por navios de guerra durante a Segunda Guerra Mundial interferiram no crescimento das árvores na Noruega. Embarcações da Alemanha ficaram estacionadas boa parte da guerra na costa da Noruega, com a função de impedir uma possível invasão dos inimigos. Para camuflar as embarcações, era produzida uma névoa química, e foi essa névoa artificial a responsável por limitar o crescimento das árvores nesse período. Uma estratégia muito comum para gerar essa névoa artificial era por meio da queima incompleta de óleo combustível, mas também outros métodos foram empregados, como o lançamento na atmosfera de misturas que produziam cloreto de zinco, óxido de titânio ou pentóxido de fósforo.
Esses métodos capazes de produzir névoa artificial se baseiam em reações que:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q905592 Química
Fotossíntese é um processo físico-químico de organismos clorofilados, que em nível celular, produzem energia para sua sobrevivência, utilizando o dióxido de carbono e água para obter glicose através da energia da luz. 12H2O + 6CO2 6O2 + 6H2O + C6H12O6.
Assinale a alternativa correta:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q905582 Química
O Brasil é um dos maiores produtores de minério de ferro mundial, com reservas estimadas em 29 bilhões de toneladas. O processo de beneficiamento do minério até a obtenção do ferro gusa ou aço é chamado processo siderúrgico, sua obtenção ocorre através de algumas etapas. Analise as proposições indicadas a seguir atribuindo valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) a elas:
( ) O minério de ferro para obtenção de aço a partir de processos siderúrgicos são obtidos em seus formatos oxidados, na forma de hematita (Fe2O3), Limonita (Fe2O3.H2O), Pirita (FeS2), entre outros. ( ) A redução do ferro é feita com a ajuda de elementos fundentes, como o calcário. Esse calcário reage com o minério para redução do número de oxidação do ferro. O calcário também fornece o carbono parte da composição final do ferro gusa. ( ) O ferro-gusa produzido possui um teor de carbono que varia entre 2 e 5%. Para obtenção de aço é necessário outra etapa, que é a descarbonização do ferro gusa em altos-fornos. ( ) O processo de laminação é feito a frio, para que não se diminua a resistência do aço produzido. A trefilação é feita a quente, para facilitar a formação dos fios.
Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q874181 Química
Quando um metal é submetido a solicitações mecânicas alternadas ou cíclicas pode ocorrer, em muitos casos, um tipo de fratura denominado fratura por fadiga. Sobre essa fratura, é INCORRETO afirmar que:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: D
5: B