O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Oferta relâmpago: Compre qualquer curso do TRF-3 e ganhe 20% OFF + 1 mês de assinatura Premium! Aproveitar agora!

Questões Militares de Química - Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

Foram encontradas 72 questões

Q962066 Química

Com o avanço crescente da violência nas grandes cidades, o uso de armas não letais pelas polícias e forças armadas, no intuito de dispersar ou controlar multidões em protestos ou manifestações violentas, vem crescendo cada vez mais no Brasil. Entre essas armas, os compostos lacrimogêneos destacam-se como um poderoso agente, provocando irritação nos olhos, acompanhada por lacrimação, assim como irritações na pele e nas vias respiratórias. Os lacrimogêneos são constituídos de três compostos que são utilizados separadamente: o cloroacetofenona (CN), o 2-clorobenilideno malononitrila (CS) e dibenz-1:4-oxazepina (CR).


A seguir estão representadas as estruturas desses três compostos:




Sobre esses compostos, foram feitas as seguintes afirmativas:


I. Um mol de molécula do composto CN tem 5 pares de elétrons não ligantes.

II. Um mol de molécula do composto CS tem 4 ligações pi.

III. Um mol de molécula do composto CR tem 9 mols de átomos de hidrogênio.

IV. Somente o composto CS tem mais de um carbono primário.


Estão corretas as afirmativas

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q953059 Química

Observe a seguinte fórmula estrutural do composto colesterol.



Assinale a opção que apresenta o número total de centros de quiralidade desse composto.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q953045 Química

Observe os compostos abaixo.



Assinale a opção que apresenta o nome (IUPAC) para os compostos I e II, respectivamente.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q949298 Química
Os abacates, quando cortados e expostos ao ar, começam a escurecer. A reação química responsável por esse fenômeno é catalisada por uma enzima que transforma o catecol em 1,2-benzoquinona, que reage formando um polímero responsável pela cor marrom. Esse é um processo natural e um fator de proteção para a fruta, uma vez que as quinonas são tóxicas para as bactérias.


A respeito do fenômeno descrito acima, considere as seguintes afirmativas:
1. Na estrutura do catecol está presente a função orgânica fenol. 2. O catecol e a 1,2-benzoquinona são isômeros espaciais (enantiômeros). 3. A transformação do catecol em 1,2-benzoquinona é uma reação de oxidação. 4. Todos os átomos de carbono na estrutura da 1,2-benzoquinona possuem hibridização sp3 .
Assinale a alternativa correta.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q937904 Química
Na ração operacional do Exército Brasileiro, é fornecida uma cartela contendo cinco comprimidos do composto dicloro isocianurato de sódio, também denominado de dicloro-s-triazinotriona de sódio ou trocloseno de sódio, dentre outros. Essa substância possui a função de desinfecção da água, visando a potabilizá-la. Instruções na embalagem informam que se deve adicionar um comprimido para cada 1 L água a ser potabilizada, aguardando-se o tempo de 30 minutos para o consumo. A estrutura do dicloro isocianurato de sódio é representada a seguir:


dicloro isocianurato de sódio
Considerando a estrutura apresentada e o texto, são feitas as seguintes afirmativas:
I – em sua estrutura encontra-se o grupo funcional representativo da função nitrocomposto. II – todos os carbonos apresentados na estrutura possuem hibridização sp2. III – sua fórmula molecular é C3Cl2N3NaO3. IV – Considerando-se um cantil operacional contendo 1000 mL de água, será necessário mais que uma unidade do comprimido para desinfecção completa dessa água.
Das afirmativas feitas estão corretas apenas:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: B
2: E
3: B
4: B
5: C