Questões Militares de Psiquiatria - Neurociência

Foram encontradas 14 questões

Q2018607 Psiquiatria
Assinale a alternativa que apresenta corretamente, em ordem crescente, a deterioração da consciência, no exame do estado mental.
Alternativas
Q2018604 Psiquiatria
A Síndrome de Wernicke-Korsakoff é uma importante e grave síndrome neuropsiquiátrica relacionada ao consumo excessivo de álcool e à má nutrição do paciente acometido, que levam a uma carência vitamínica, em especial de tiamina e outras vitaminas do Complexo B. A respeito da encefalopatia de Wernicke, há uma clássica tríade clínica que a identifica. Quais dos 5 sinais/sintomas a seguir compõem essa tríade?
1. Alterações do ritmo cardíaco. 2. Alterações da marcha. 3. Alterações do estado mental. 4. Alterações do funcionamento renal. 5. Distúrbios oculomotores.
Alternativas
Q2018593 Psiquiatria
Conforme a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 sobre a Amnésia Dissociativa, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A amnésia completa e generalizada é o tipo mais comum de Amnésia Dissociativa. ( ) É comum quadro de depressão grave acompanhando a Amnésia Dissociativa. ( ) Idosos são mais acometidos por esse transtorno do que adultos jovens. 
Alternativas
Q2018581 Psiquiatria
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre a alteração de linguagem e seu significado.
I. Disfemia. II. Afasia. III. Dislalia.
A. Incapacidade de compreender ou expressar o pensamento por meio da palavra oral ou escrita, ou seja, de utilizar os símbolos verbais. B. Alteração de linguagem que leva à omissão, substituição ou deformação dos fonemas. C. Perturbações na emissão das falas sem que haja alteração, lesão ou disfunção nos órgãos da expressão.
Alternativas
Q1883553 Psiquiatria
Correlacione o nome de cada técnica de modulação cerebral à sua definição:

I. Estimulação Magnética Transcraniana
II. Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua
III. Estimulação Cerebral Profunda
IV. Eletroconvulsoterapia

A – Uma técnica que consiste na aplicação de uma corrente elétrica modulada através de eletrodos posicionados no escalpo e para indução de convulsões com propriedades terapêuticas.
B – Uma técnica de neuromodulação não invasiva que envolve o posicionamento de uma bobina pela qual passam pulsos de corrente elétrica que geram campos magnéticos na área cortical estimulada, provocando despolarização ou hiperpolarização da área cortical abaixo da bobina.
C – Um procedimento neurocirúrgico invasivo que consiste no implante de eletrodos em regiões cerebrais. Esses eletrodos são ligados a um neuroestimulador semelhante a um marcapasso instalado no subcutâneo na região subclavicular permitindo a transferência de estímulos elétricos de baixa inensidade para as regiões dos contatos dos eletrodos dentro do cérebro.
D – Uma técnica que envolve o posicionamento de dois eletrodos no escalpe do paciente, um anodo e um catodo, por de passa uma corrente de baixa amperagem aplicada diretamente sobre a pele do crânio, atravessando o tecido subcutâneo e o osso, estimulando áreas cerebrais abaixo dos eletrodos.

Assinale a opção que apresenta a correlação correta. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E
4: E
5: A