Questões Militares de Pedagogia - Educação e Cidadania: Aspectos da Educação Brasileira e Regional

Foram encontradas 12 questões

Q1969384 Pedagogia
De acordo com Kruppa (2016), dentre as instituições sociais, destaca-se uma, primordial à vida em sociedade, que nem sempre é observada com atenção, embora seja uma das primeiras instituições com que o indivíduo se defronta. Essa instituição social a que se refere a autora é a:  
Alternativas
Q1968880 Pedagogia
Algumas teorias pedagógicas, em parte, nasceram do ideal iluminista, em parte a ele se contrapõem. À filosofia iluminista do século XVIII exalta o poder da razão, que levaria o indivíduo a conquistar sua “maioridade” como ser autônomo. No entanto, ainda naquele século, Rousseau antecipava um movimento que se fortaleceu no século seguinte, em que diversos pensadores se posicionam criticamente ante a herança do racionalismo extremado, buscando recuperar valores vitais que estavam esquecidos. Um deles se orienta no sentido de valorizar as forças inconscientes, vitais, instintivas, subjugadas pela razão durante séculos. Conforme Aranha (2006), a qual pensador o trecho se refere? 
Alternativas
Q1968855 Pedagogia
Segundo Souza (2015), existem aproximações e distanciamentos entre os estudos sociológicos de Karl Marx, Max Weber e Emile Durkheim. Assim, de acordo com o autor, referente a essas aproximações e distanciamentos, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q1968845 Pedagogia
O sociólogo francês Jean-Claude Forquin (1993 apud SOUZA, 2015) identifica e discute cinco tipos diferentes de acepções do termo cultura. A qual dessas acepções do termo cultura corresponde o trecho a seguir: “a cultura é considerada como o conjunto dos traços característicos do modo de vida de uma sociedade, de uma comunidade ou de um grupo, aí compreendidos os aspectos que se podem considerar como mais cotidianos, os mais triviais ou os mais 'inconfessáveis””? 
Alternativas
Q1820778 Pedagogia
No documento Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social, menciona-se que ao subdesenvolvimento econômico na América Latina correspondeu um “subdesenvolvimento sócio-político”, gerando sociedades marcadas pelas desigualdades, nas quais cidadania quase sempre é sinônimo de poder econômico. De acordo com o texto, nessas sociedades – incluído o Brasil –, a educação escolar
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: D
4: B
5: D