O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões Militares de Odontologia - Selante de Cicatrículas e Fissuras

Foram encontradas 7 questões

Q706039 Odontologia

Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmações abaixo sobre o uso de selantes na clínica odontológica, e a seguir assinale a opção que apresenta a resposta correta.

I - A técnica de aplicação de selantes é simples e direta, contudo, é extremamente sensível à manipulação do material e à contaminação salivar.

II - Sempre que possível, deve ser utilizado o isolamento absoluto.

III- O ácido mais utilizado para o ataque ácido é o ácido fosfórico a 37% .

IV - O dente não precisa ser lavado após o uso do ataque ácido.

V - O selante deve ser aplicado em toda a superfície atacada.

Alternativas
Q696242 Odontologia

O selamento das superfícies oclusais em relação ao início e à progressão das lesões cariosas deve obedecer a alguns critérios seletivos. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A maior suscetibilidade à carie de superfície oclusal ocorre no período entre o final da erupção e a oclusão funcional.

( ) Os selantes estão indicados em pacientes com experiência anterior de lesões oclusais.

( ) Os 1º e 2º molares permanentes, assim como os 2º molares decíduos são os dentes mais importantes a serem beneficiados com a aplicação do selante.

( ) O critério de selamento, quanto ao tipo de dente a ser selado, está indiretamente relacionado à macromorfologia oclusal.

Alternativas
Q695542 Odontologia
Segundo Kriger (2003), pacientes com lesões de cáries iniciais que não respondam a um tratamento conservador baseado no controle da atividade de doença, cujas lesões na superfície oclusal mostrem sinais de evolução durante o tratamento, tem indicação para:
Alternativas
Q683079 Odontologia
Existem excelentes revisões de estudos sobre selantes e discussões cuidadosas sobre as vantagens de sua utilização. Alguns desses trabalhos constituíram a chave para a evolução da atual filosofia profissional sobre o uso de selantes. Com base nesta afirmativa, segundo Toledo, em relação as principais recomendações quanto ao uso dos selantes, qual das alternativas abaixo não está correta:
Alternativas
Q682196 Odontologia

Analise as afirmativas abaixo:

“As superfícies oclusais dos dentes têm sido consideradas as zonas mais vulneráveis à cavidade dentária, apresentando grande variação quanto à forma, podendo ser estreitas e sinuosas, o que facilitas a retenção de microorganismos e resíduos alimentares.”

I- Sulcos e fóssulas são considerados detalhes anatômicos naturais decorrentes da coalescência de diversos lóbulos de desenvolvimento.

II- Fissuras e cicatrículas constituem uma união deficiente entre os lóbulos de desenvolvimento na área sulcular, e da região de fóssula respectivamente.

III- As áreas de cicatrículas e fissuras podem ser seladas pelas técnicas não invasiva e invasiva.

Assinale a alternativa correta, de acordo com Mondelli:

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: B
5: D