O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões Militares de Odontologia - Lesões da Mucosa Oral

Foram encontradas 78 questões

Q1347416 Odontologia
Segundo Neville et al (2016), assinale a opção que apresenta a síndrome que pode estar associada ao aparecimento de lesões papilares coalescentes extensas (Papilomatose) da mucosa oral.
Alternativas
Q1013680 Odontologia
Segundo Mc Donald e Avery (2011), as características clínicas da Acrodinia são febre, anorexia, descamação das solas dos pés e palmas das mãos, sudorese, taquicardia, distúrbios gastrointestinais e hipotonia. Já os achados bucais incluem inflamação e ulceração da membrana mucosa, salivação excessiva, perda do osso alveolar e esfoliação precoce dos dentes. Essas condições estão associadas à:
Alternativas
Q1012287 Odontologia

Estomatite é o nome que se dá a qualquer processo inflamatório que acomete a mucosa da boca. Em jovens, a mais comum é a infecção pelo HSV-1. A doença, conhecida como gengivoestomatite herpética, em geral se manifesta quando o organismo entra pela primeira vez em contato com esse vírus, o que pode acontecer em qualquer idade.


Em relação à gengivoestomatite herpética primária, analise as afirmativas a seguir.

I. A doença é autolimitante, com surto de duração de 7 a 10 dias.

II. A gengivite herpética primária pode manifestar-se ocasionalmente, sem a formação de vesículas.

III. A doença não é contagiosa e é determinada principalmente pela baixa imunidade dos indivíduos acometidos.

IV. A doença geralmente acomete crianças entre 8 e 12 anos, sendo que, na maioria dos indivíduos, a condição é sintomática.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q1009030 Odontologia

Em relação ao manejo de queimaduras bucais, de acordo com DEAN, AVERY E McDONALD (2011), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, associando a sequência final ao gabarito.


( ) Como resultado do reparo secundário e da contratura cicatricial, queimaduras que envolvem tecidos peribucais e intrabucais podem causar diferentes graus de macrostomia.

( ) A injúria elétrica mais frequentemente encontrada em crianças é uma queimadura na região da boca. Tais queimaduras ocorrem mais frequentemente em crianças entre 6 meses e 3 anos de idade, e são mais comuns entre meninos.

( ) A aparência clínica de queimaduras elétricas é variável e depende de vários fatores, tais como, grau e duração do contato, fonte e magnitude da corrente elétrica, estado do aterramento, e grau relativo de resistência no ponto de contato.

( ) As queimaduras mais graves geralmente envolvem porções dos lábios superior e inferior, além da comissura.

Alternativas
Q858298 Odontologia

Considerando a classificação das patologias ósseas e suas principais características radiográficas, julgue o item subsequente.

A doença de Paget, comum em pacientes idosos, apresenta perfil radiográfico com radiopacidades com aspecto de flocos de algodão, encontradas também em portadores da síndrome de Gardner.

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: C
5: C