Questões Militares de Odontologia - Lesões da Mucosa Oral

Foram encontradas 91 questões

Q2475266 Odontologia
Considerando as lesões ou alterações dos tecidos orais, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, marque a alternativa CORRETA, na ordem de cima para baixo.
1. Linha alba
2. Queilite actínica
3. Leucoedema
4. Líquen plano reticular

( ) É uma alteração pálida branco-acinzentada e vermelha no lábio inferior, potencialmente maligna, que geralmente ocorre em homens adultos com histórico de exposição crônica à luz ultravioleta.
( ) É uma condição comum da mucosa oral de etiologia desconhecida e representa mais uma variação da normalidade do que uma doença; caracteriza-se pela aparência difusa, opalescente e branco-acinzentada cremosa da mucosa; a superfície apresenta-se frequentemente pregueada, resultando em estrias esbranquiçadas ou rugosidades; as lesões não são destacáveis e, geralmente, acometem a mucosa jugal bilateralmente.
( ) É uma alteração comum da mucosa jugal, geralmente bilateral, e associada à pressão, irritação por fricção ou trauma de sucção das superfícies vestibulares dos dentes.
( ) É uma alteração em geral assintomática, envolvendo a região posterior da mucosa jugal bilateralmente, podendo acometer outras áreas da mucosa bucal; apresenta padrão característico de linhas brancas entrelaçadas, conhecido como estrias de Wickham. 
Alternativas
Q2475083 Odontologia
De acordo com Neville (2016), quanto às varizes linguais, podemos afirmar, EXCETO: 
Alternativas
Q2262336 Odontologia
Lesão da mucosa oral que não apresenta revestimento epitelial interno, resultante da ruptura de um ducto de glândula salivar e do extravasamento de mucina para dentro dos tecidos moles vizinhos
A descrição refere-se a
Alternativas
Q2172631 Odontologia
Lesão secundária na cavidade bucal de aspecto moriforme, ulcerada, eritematosa, marcante predileção por homens, associada a infecção pulmonar, podendo acometer a face interna do lábio e mucosa jugal. Análise histopatológica demonstra hiperplasia pseudo-epiteliomatosa, ulceração da superfície do epitélio de recobrimento, resposta inflamatória granulomatosa e presença de leveduras grandes com aspecto semelhante à “orelha do Mickey Mouse”. O enunciado refere-se à seguinte patologia: 
Alternativas
Q2090491 Odontologia
Frente a uma lesão no tecido, o organismo inicia o processo inflamatório através da ativação de uma enzima chamada fosfolipase A2 que irá atuar nos fosfolipídeos das membranas das células envolvidas no processo inflamatório, provocando a liberação do ácido araquidônico no citoplasma. O ácido araquidônico, posteriormente, irá sofrer a ação do sistema enzimática da ciclooxigenase. O bloqueio da ciclooxigenase (COX) é o principal mecanismo envolvido na ação dos antiinflamatórios não esteroides (AINES) como dos corticosteroides. Sobre a ação dos AINES, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O ideal para todos os pacientes é aquele que apresenta 100% de atividade inibidora da COX-2 e nenhum efeito sobre a COX-1. ( ) A COX-2 desempenha importante papel na regulação renal da excreção de sal através da renina. ( ) O uso dos inibidores seletivos de COX-2 (coxibes) deve ser considerado exclusivamente para pacientes com risco aumentado de sangramento gastrintestinal, mas sem risco simultâneo de doença vascular. ( ) A inibição da produção de tromboxano A2 plaquetária pelos inibidores seletivos de COX-2 (coxibes) aumenta o risco de trombose e, consequentemente, de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.
A sequência está correta em 
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: C
5: B