Questões Militares de Veterinária - Clínica Cirúrgica e Anestesiologia

Foram encontradas 77 questões

Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Veterinária |
Q2172727 Veterinária
Uma égua, apresentando horizontalização da vulva e diagnosticada com endometrite recorrente, será submetida à transecção do corpo perineal para auxiliar no tratamento.
Assinale a alternativa CORRETA que contenha a técnica anestésica indicada para o procedimento:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Veterinária |
Q2172717 Veterinária
Um equino submetido à celiotomia exploratória, devido à intussuscepção jejuno jejunal, teve 4 metros de intestino delgado retirados devido ao comprometimento circulatório da alça intestinal. No pós-cirúrgico imediato, apesar da melhora clínica e de não haver sinais de dor, o animal continuou apresentando o mesmo volume de refluxo pré-cirúrgico (três litros/hora). Após 72 horas sem melhora do quadro, a equipe médica-veterinária de assistência do animal questiona o motivo do animal ainda manter o refluxo, mesmo após a resolução cirúrgica da obstrução. Assinale a alternativa CORRETA que justifica o quadro apresentado pelo animal:
Alternativas
Q2090834 Veterinária
O Carcinoma de Células Escamosas (CCE), ou carcinoma epidermoide, é uma neoplasia maligna, multifatorial, de origem epidérmica, comum em equinos e responsável por 20% dos tumores dessa espécie. Este tumor costuma se desenvolver de forma bastante agressiva, apresentando lesões ulcerativas extensas e com bastante secreção. O tratamento do CCE deve considerar o tamanho e a extensão do tumor. Devido ao fato do CCE possuir características malignas de rápido crescimento, nem sempre a excisão cirúrgica é o primeiro procedimento considerado. Para redução do tumor, e possível exérese posterior, pode ser utilizar o 5-fluorouracil, que possui as seguintes características; analise-as.
I. É um quimioterápico do grupo dos antimetabólitos, os quais atuam no RNA da célula inibindo a síntese de timidilato-sintase, uma enzima necessária para a replicação do DNA e reparo, debilitando o crescimento das células neoplásicas.
II. Pode ser utilizado pela via parenteral, tópica ou intratumoral.
III. É possível a indução de discreta mielotoxicidade com seu uso.
IV. Em comparação com outros quimioterápicos o 5-fluorouracil apresenta baixas concentrações sistêmicas e, consequentemente, mínimos efeitos colaterais. Porém, o custo de tratamento com este quimioterápico costuma ser muito elevado.
V. A aplicação intralesional do 5-fluorouracil não exige preparação especializada ou equipamento para ser manipulado, sendo uma vantagem durante o tratamento.
VI. Como desvantagens do seu uso podemos citar o longo tempo de tratamento e sua reatividade no tecido das regiões circunvizinhas à lesão principal.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2090828 Veterinária
O timpanismo é definido como o acúmulo de gases, levando à distensão ruminal que pode culminar até mesmo no óbito do animal. A asfixia e a morte do animal, geralmente ocorrem por alterações respiratórias e circulatórias que são comuns neste quadro. O manejo alimentar é a principal forma de prevenção do timpanismo. São considerados fatores colaboradores para tal patologia, EXCETO:
Alternativas
Q2090808 Veterinária
Alguns casos de mastites recorrentes possuem resolução somente cirúrgica. O tipo de cirurgia indicado nestes casos é a amputação do teto afetado, dando melhor qualidade de vida ao animal e permitindo que os demais tetos continuem viáveis e sendo ordenhados. Sobre tal indicação cirúrgica, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: B
5: D