Questões Militares de Veterinária - CFMV

Foram encontradas 12 questões

Q2090889 Veterinária
Segundo o Código de Ética do CFMV, de dezembro de 2016, o médico veterinário será responsabilizado pelos atos que, no exercício da profissão, praticar com dolo ou culpa, respondendo civil e penalmente pelas infrações éticas e ações que venham a causar dano ao paciente ou ao cliente, quando:
I. Delegar atos ou atribuições privativas da profissão a outras pessoas.
II. Deixar de esclarecer ao cliente sobre as consequências socioeconômicas, ambientais e de saúde pública, provenientes das enfermidades de seus pacientes.
III. Atribuir seus erros a terceiros e a circunstâncias ocasionais que possam ser evitadas, mesmo quando solicitadas pelo cliente.
IV. Deixar de atender às requisições administrativas e intimações emanadas pelos órgãos ou entidades públicas dentro do prazo determinado.
V. Praticar qualquer ato profissional sem consentimento formal do cliente, salvo em caso de iminente risco de morte ou de incapacidade permanente do paciente.
Considerando o Art. 9º do Código de Ética de Medicina Veterinária, está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2090888 Veterinária
Sobre o comportamento do médico veterinário, considerando o Código de Ética do CFMV, analise as afirmativas a seguir.
I. É vedado prescrever medicamentos sem registro no órgão competente, salvo quando se tratar de manipulação.
II. É vedado fornecer a leigo ensinamentos, métodos ou meios, instrumentos ou técnicas privativas de sua competência profissional.
III. É permitido receitar sem prévio exame clínico do paciente.
IV. É vedado alterar prescrição ou tratamento determinado por outro médico veterinário, salvo em situação de indispensável conveniência para o paciente, devendo comunicar imediatamente o fato ao médico veterinário desse paciente.
V. É permitido assinar contratos de prestação de responsabilidade técnica com finalidade específica de regularizar formalmente a empresa obrigada a registro.
Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2090887 Veterinária
O Código de Ética é um instrumento normativo referente ao exercício da profissão. A normativa traz consigo o juramento profissional e seus capítulos dividem-se no detalhamento dos princípios fundamentais da profissão, deveres profissionais, direitos dos médicos-veterinários, comportamento profissional, responsabilidade profissional e relação com os colegas e honorários profissionais. Menciona, também, normas para interatividade, especificando características da relação com o cidadão consumidor de seus serviços; a relação com o animal e o meio ambiente e a relação com a Justiça. Por fim, detalha as infrações, penalidade e suas aplicações. Considerando Código de Ética do Médico Veterinário (MV), é correto afirmar que médico veterinário: 
Alternativas
Q2090798 Veterinária
A obrigação do médico veterinário no ambiente clínico-hospitalar é considerada de meio, ou seja, ele é obrigado a empenhar todos os esforços possíveis para a prestação de determinado serviço, mas não necessariamente garantir a obtenção de um resultado específico, já que a medicina não é uma ciência exata. Contudo, se for constatada a culpa do profissional, negligência, imperícia ou omissão, ele terá que responder a princípio no âmbito administrativo, ou até no jurídico. Neste sentido, e de acordo com a legislação vigente, o médico veterinário: 
Alternativas
Q2090795 Veterinária
Todo veterinário tem por obrigação ética seguir as normas do Conselho de Medicina Veterinária e o Código de Ética da profissão, que abordam todas as áreas da Medicina Veterinária e fornecem um suporte de grande relevância para o profissional se proteger de problemas civis e judiciais. Buscando evitar represálias no exercício da profissão, o médico veterinário NÃO deve:
I. Anunciar-se especialista sem que tenha o título devidamente registrado no Sistema CFMV/CRMVs.
II. Divulgar informações sobre assuntos profissionais de forma sensacionalista, promocional, de conteúdo inverídico, ou sem comprovação científica.
III. Encaminhar de volta ao médico veterinário o paciente que lhe for enviado para procedimento especializado, uma vez que este paciente passa a ser de sua responsabilidade.
IV. Permitir que seu nome conste no quadro de pessoal de hospital, clínica, unidade sanitária, ambulatório, escola, curso, empresa ou estabelecimento congênere sem nele exercer função profissional.
V. Deixar de comunicar aos seus auxiliares as condições de trabalho que possam colocar em risco sua saúde ou sua integridade física, bem como deixar de esclarecer os procedimentos adequados para evitar tais riscos.
Atende ao questionamento abordado apenas o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: D
5: E