O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Você ganhou 20% de desconto no Plano Premium Anual. Assine agora por até R$15,99/mês Assine agora com desconto!

Questões Militares de Redação Oficial

Foram encontradas 52 questões

Q951570 Redação Oficial
A comunicação formal é aquela que necessita de veículos formais para transmitir a informação, ficando seu registro arquivado na organização. Dentre os veículos formais de comunicação, qual é o realizado entre as Instituições?
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q951544 Redação Oficial
O documento elaborado pela gestão pública que visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados e como obter esses serviços denomina-se:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q925267 Redação Oficial

TEXTO 2


                              Furto de flor


Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava, e eu furtei a flor.

Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber, e flor não é para ser bebida.

Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor, se a contemplarmos bem.

Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. Nem apelar para o médico de flores. Eu a furtara, eu a via morrer.

Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me.

– Que ideia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim!


ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos plausíveis. Rio de Janeiro: Record, 1991. p. 76.

Em situações informais, como a que se apresenta no final do Texto 2, a forma de tratamento mais frequentemente empregada no Brasil é “você”. Porém, em situações mais formais, a hierarquia é marcada por formas de tratamento especiais. Em uma comunicação escrita, oficial, dirigida a uma autoridade do alto escalão militar, a forma de tratamento recomendada pela norma-padrão é:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q910355 Redação Oficial
Texto 3

Por uma sociedade mais tolerante e inclusiva


NEGRI, Katia. Disponível em: <http: //www.asecbrasil.org.br/blog/por-uma-sociedade-mais-tolerante-e-inclusiva-de-que-forma- as-habilidadesemocionais-e-sociais-podem-contribuir/>. Acesso em: 1o maio 2018 (fragmento), com adaptações.
Tendo como referência as disposições do Manual de Redação da Presidência da República quanto à adequação do formato e da linguagem da comunicação oficial, considere um hipotético ofício expedido pelo comandante do 9o Batalhão de Polícia Militar (BPM) para os diretores das escolas públicas do Gama e assinale a alternativa correta.
Q854258 Redação Oficial

A elaboração de texto para um ofício requer atenção a alguns procedimentos. Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas sobre a produção de um ofício para a PMPB.


( ) Numerar todos os parágrafos incluindo o primeiro.

( ) Informar do que se trata logo no primeiro parágrafo.

( ) Apresentar a solução ou parecer no 1º parágrafo ou sequente.


A sequência está correta em

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: D
5: B