O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões Militares de Redação Oficial - Mensagem

Foram encontradas 2 questões

Q481754 Redação Oficial
Sobre redação oficial e redação estilística, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) A redação oficial, diferentemente da estilística, deve caracterizar-se pela impessoalidade, pelo uso do padrão culto de linguagem, pela clareza, concisão, formalidade e uniformidade, já que a mensagem por ela veiculada deve ser compreendida pelos cidadãos, o que nem sempre ocorre com a estilística, que permite o uso de uma linguagem pessoal, coloquial, dentre outras modalidades, e até a veiculação de uma mensagem de forma hermética.
( ) A redação de um texto literário, por exemplo, de uma notícia jornalística ou de uma correspondência particular pode dar margem à duplicidade de leitura, o que é inteiramente inconcebível num texto oficial, cuja finalidade básica é comunicar com clareza e impessoalidade, razão de seguir certos parâmetros referentes à utilização da língua.
( ) O ofício e o aviso são modalidades de comunicação oficial bem próximas do ponto de vista formal, divergindo, porém, quanto aos emissores e receptores, pois este último é expedido exclusivamente por Ministros de Estado para autoridades da mesma hierarquia, enquanto aquele é expedido para e pelas demais autoridades, também sendo usado para comunicação com instituições particulares constituídas juridicamente.
( ) O memorando diverge do ofício tão somente no que diz respeito à agilidade, sua característica principal, igualando-se a este quanto à forma e à finalidade.
( ) O telegrama, por ser muito dispendioso aos cofres públicos, antes bastante usado em situações de emergência, foi substituído pelo fax ou pelo correio eletrônico em quaisquer situações.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
Q360596 Redação Oficial
Considerando as orientações do Manual de redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.

Na mensagem, diferentemente do ofício, prescinde-se da identificação do signatário e registra-se a data após o texto da comunicação.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: B
2: E