Questões Militares Sobre morfologia em português

Foram encontradas 1.442 questões

Q3451016 Português
Analise o papel semântico da preposição "com" nas frases abaixo e assinale a opção correta.
Com uma única caneta, os estudantes realizam o vestibular. Ela realiza o trabalho com o auxílio de estudantes experientes. Os estudantes, com dedicação, se preparam para o exame final. Os estudantes brasileiros lutam com as dificuldades do dia a dia. 
Alternativas
Q3451001 Português
A questão se refere ao Texto II.
Texto II

Cuidadores tendem a subestimar a capacidade das pessoas com Alzheimer
Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre a Consciência em Transtornos Neurodegenerativos da UFRJ lembra que, sem estímulos, a condição dos pacientes se deteriora mais rapidamente.

O Laboratório de Estudos sobre a Consciência em Transtornos Neurodegenerativos (LabCONS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro tem a coordenação da psicóloga clínica Marcia Cristina Nascimento Dourado, professora adjunta do Instituto de Psiquiatria da UFRJ e especializada nos cuidados a idosos. Ali são realizadas inúmeras pesquisas com pessoas com a Doença de Alzheimer – entre elas, medir a percepção dos indivíduos sobre sua enfermidade.
“Há 25 anos, atendia pessoas com Alzheimer em psicoterapia e comecei a me perguntar se conseguiam perceber o que estava acontecendo com elas em decorrência da doença. Meu trabalho nasceu desses questionamentos e as pesquisas mostram que há aspectos da cognição que ficam mais preservados. A pessoa pode ter problemas de memória, mas identifica se os outros a estão desqualificando. Em muitos casos, será capaz de dizer que se sente um inútil porque não o deixam fazer nada. As limitações vão aumentando gradativamente, mas o cuidador tende a subestimar a capacidade de um portador de Alzheimer”, afirma a professora.
Dourado faz uma ressalva importante: o cuidador normalmente está sobrecarregado, o que faz com que procure resolver tudo de uma forma rápida e prática. Entretanto, sem estímulos, a condição se deteriora mais rapidamente, por isso essa não é a alternativa ideal na fase inicial da enfermidade: “Sabemos que acaba sendo trabalhoso. Se a pessoa for lavar um prato, talvez não fique limpo, mas, para o portador de demência, lavar aquele prato é relevante, porque dá uma sensação de autonomia, melhora a autoestima. Da mesma forma, na hora de sair, seria bem mais estimulante apresentar pelo menos duas opções de roupas para que a escolha seja dele”, ensina.
A psicóloga lembra que os cuidadores, na maioria composta por esposas e filhas, podem participar de sessões de psicoeducação, para entender não apenas o que é a doença, mas também para aprender a lidar com seus próprios sentimentos: “Há uma tendência de culpabilizar o cuidador, como se ele nunca fizesse o bastante. Se a filha teve uma mãe agressiva ou negligente, haverá uma mescla de ressentimento, obrigação, raiva. É preciso considerar o contexto da relação”. A professora Dourado enfatiza que, no Alzheimer, os domínios que têm um componente emocional ou afetivo se deterioram num ritmo menos acelerado. Portanto, embora seja comum que o paciente não reconheça que enfrenta problemas de memória, distingue alterações nas relações sociais e na forma como é tratado – inclusive no estágio moderado da doença: “O fato de estar esquecido não impede que o portador de Alzheimer perceba uma expressão de irritação – ele não virou uma planta, mas os outros inclusive se referem à pessoa como se não estivesse no local. O diagnóstico acaba virando sinônimo de desqualificação”.
Num dos últimos estudos feitos pelos pesquisadores, que contou com a participação de colegas da Universidade Federal de Santa Catarina, foi identificada uma diferença significativa entre as perspectivas dos pacientes e cuidadores sobre o funcionamento socioemocional de pessoas com Alzheimer leve e moderado. O projeto envolveu uma avaliação transversal de 102 com sintomas leves e 59 casos considerados moderados e seus principais cuidadores.
De maneira geral, portadores de Alzheimer moderado são mais dependentes nas atividades diárias, o que faz com que os cuidadores avaliem seu desempenho de forma mais negativa em relação a outras habilidades. O estudo recebeu investimentos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e os resultados foram publicados na revista científica Journal of Alzheimer Disease and Associatied Disorders.
Fonte: G1. Cuidadores tendem a subestimar a capacidade das pessoas com Alzheimer. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/2025/02/09/cuidadores-tendem-a-subestimar-a-capacidade-daspessoas-com-alzheimer.ghtml. Acesso em: 09 fev. 2025.
Analise as assertivas a seguir.
I. “Se a pessoa for lavar um prato, talvez não fique limpo.”
II. “Se a filha teve uma mãe agressiva ou negligente.”
III.“A professora Dourado enfatiza que, no Alzheimer, os domínios que têm um componente emocional ou afetivo se deterioram num ritmo menos acelerado.”
Os artigos destacados apresentam, respectivamente, a função de:
Alternativas
Q3450994 Português
A questão se refere ao Texto I.
Texto I
Algumas dicas ajudam a melhorar a produção de hortas caseiras
Em uma empresa de Sorocaba (SP), vendas de mudas para hortas caseiras saltou de 5% para 20% em um período de quatro anos.
As hortas caseiras têm se tornado opção cada vez mais presente na mesa das pessoas. Os itens, cultivados com muito carinho e colhidos na hora, podem fazer toda a diferença na hora do consumo.
O mercado já percebeu essa mudança no estilo de vida da população. Em uma empresa, situada em Sorocaba (SP), as vendas de mudas de hortas caseiras saltaram de 5% para 20% em um período de quatro anos, com cerca de 180 mil unidades por semana.
Dentro de casa, é possível cultivar uma série de vegetais distintos. Entre eles, alface, rúcula, brócolis, couve-flor e pepino, garantindo uma alimentação mais saudável, sem agrotóxicos e com um maior valor nutricional.
"Tenho vários clientes que atendo em busca de uma vida mais saudável. É uma distração, uma terapia, uma ocupação. As pessoas relatam que esperam o final de semana para dar uma desestressada, fazendo o próprio manejo da horta ou plantando outras mudas", comenta Marcelo Higashi, dono do espaço.
Fonte: G1. Algumas dicas ajudam a melhorar a produção de hortas caseiras. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sorocabajundiai/nosso-campo/noticia/2025/02/09/algumas-dicas-ajudam-a-melhorar-a-producao-de-hortas-caseiras.ghtml. (Texto adaptado). Acesso em: 09 fev. 2025.
Analise as afirmativas a seguir e informe verdadeiro (V) ou falso (F), considerando as regras de concordância nominal da Língua Portuguesa, e em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) No trecho "Os itens, cultivados com muito carinho e colhidos na hora, podem fazer toda a diferença na hora do consumo.", a expressão "toda a diferença" está corretamente flexionada, pois o adjetivo "toda" concorda com "diferença", que está no singular e é feminino.
( ) No trecho "Dentro de casa, é possível cultivar uma série de vegetais distintos.", a concordância nominal está correta, pois o adjetivo "distintos" concorda com "vegetais", que é o núcleo do sujeito e está no plural.
( ) No trecho "Uma alimentação mais saudável, sem agrotóxicos e com um maior valor nutricional.", o adjetivo "maior" está corretamente flexionado no singular, pois concorda com "valor", que também está no singular.
( ) No trecho "É uma distração, uma terapia, uma ocupação agradável e necessárias para quem busca qualidade de vida.", a concordância nominal está correta, pois o adjetivo "necessárias" concorda com todos os substantivos enumerados anteriormente.
( ) No trecho "As hortas caseiras têm se tornado opção cada vez mais presente na mesa das pessoas.", a palavra "presente" deveria estar no plural ("presentes") para concordar com "hortas caseiras".
Alternativas
Q3442411 Português

O trecho a seguir foi retirado do romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo.



“Era um pobre-diabo caminhando para os setenta anos, antipático, cabelo branco, curto e duro, como escova, barba e bigode do mesmo teor; muito macilento, com uns óculos redondos que lhe aumentavam o tamanho da pupila e davam-lhe à cara uma expressão de abutre, perfeitamente de acordo com o seu nariz adunco e com a sua boca sem lábios: viam-se-lhe ainda todos os dentes, mas, tão gastos, que pareciam limados até ao meio.”



Assinale a opção que indica dois adjetivos desse texto que se referem ao campo da visão.

Alternativas
Q3442409 Português

Todas as frases a seguir apresentam um substantivo sublinhado, que está adjetivado.


Assinale a frase em que a adjetivação é realizada por meio de um termo comparativo.

Alternativas
Ano: 2025 Banca: Aeronáutica Órgão: CIAAR Provas: Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Anatomia Patológica | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Clínica Médica | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Anestesiologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Dermatologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Cancerologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Endocrinologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Gastroenterologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Cardiologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Geriatria | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Cirurgia Cardíaca | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Ginecologia e Obstetrícia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Cirurgia Geral | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Hematologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Cirurgia Pediátrica | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Cirurgia Plástica | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Cirurgia Torácica | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Hemoterapia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Cirurgia Vascular Periférica | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Infectologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Mastologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Medicina de Família e Comunidade | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Reumatologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Radiologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Urologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Medicina Do Trabalho | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Medicina Intensiva | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Medicina Nuclear | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Generalista | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Nefrologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Neurologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Oftalmologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Ortopedia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Otorrinolaringologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Pediatria | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Pediatria Neonatal | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Pneumologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Proctologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Psiquiatria |
Q3441854 Português
A questão refere-se ao Texto II.

Texto II

Cuidadores tendem a subestimar a capacidade das pessoas com Alzheimer

Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre a Consciência em Transtornos Neurodegenerativos da UFRJ lembra que, sem estímulos, a condição dos pacientes se deteriora mais rapidamente.


O Laboratório de Estudos sobre a Consciência em Transtornos Neurodegenerativos (LabCONS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro tem a coordenação da psicóloga clínica Marcia Cristina Nascimento Dourado, professora adjunta do Instituto de Psiquiatria da UFRJ e especializada nos cuidados a idosos. Ali são realizadas inúmeras pesquisas com pessoas com a Doença de Alzheimer – entre elas, medir a percepção dos indivíduos sobre sua enfermidade.

“Há 25 anos, atendia pessoas com Alzheimer em psicoterapia e comecei a me perguntar se conseguiam perceber o que estava acontecendo com elas em decorrência da doença. Meu trabalho nasceu desses questionamentos e as pesquisas mostram que há aspectos da cognição que ficam mais preservados. A pessoa pode ter problemas de memória, mas identifica se os outros a estão desqualificando. Em muitos casos, será capaz de dizer que se sente um inútil porque não o deixam fazer nada. As limitações vão aumentando gradativamente, mas o cuidador tende a subestimar a capacidade de um portador de Alzheimer”, afirma a professora.

Dourado faz uma ressalva importante: o cuidador normalmente está sobrecarregado, o que faz com que procure resolver tudo de uma forma rápida e prática. Entretanto, sem estímulos, a condição se deteriora mais rapidamente, por isso essa não é a alternativa ideal na fase inicial da enfermidade: “Sabemos que acaba sendo trabalhoso. Se a pessoa for lavar um prato, talvez não fique limpo, mas, para o portador de demência, lavar aquele prato é relevante, porque dá uma sensação de autonomia, melhora a autoestima. Da mesma forma, na hora de sair, seria bem mais estimulante apresentar pelo menos duas opções de roupas para que a escolha seja dele”, ensina.

A psicóloga lembra que os cuidadores, na maioria composta por esposas e filhas, podem participar de sessões de psicoeducação, para entender não apenas o que é a doença, mas também para aprender a lidar com seus próprios sentimentos: “Há uma tendência de culpabilizar o cuidador, como se ele nunca fizesse o bastante. Se a filha teve uma mãe agressiva ou negligente, haverá uma mescla de ressentimento, obrigação, raiva. É preciso considerar o contexto da relação”.

A professora Dourado enfatiza que, no Alzheimer, os domínios que têm um componente emocional ou afetivo se deterioram num ritmo menos acelerado. Portanto, embora seja comum que o paciente não reconheça que enfrenta problemas de memória, distingue alterações nas relações sociais e na forma como é tratado – inclusive no estágio moderado da doença: “O fato de estar esquecido não impede que o portador de Alzheimer perceba uma expressão de irritação – ele não virou uma planta, mas os outros inclusive se referem à pessoa como se não estivesse no local. O diagnóstico acaba virando sinônimo de desqualificação”.

Num dos últimos estudos feitos pelos pesquisadores, que contou com a participação de colegas da Universidade Federal de Santa Catarina, foi identificada uma diferença significativa entre as perspectivas dos pacientes e cuidadores sobre o funcionamento socioemocional de pessoas com Alzheimer leve e moderado. O projeto envolveu uma avaliação transversal de 102 com sintomas leves e 59 casos considerados moderados e seus principais cuidadores.

De maneira geral, portadores de Alzheimer moderado são mais dependentes nas atividades diárias, o que faz com que os cuidadores avaliem seu desempenho de forma mais negativa em relação a outras habilidades. O estudo recebeu investimentos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e os resultados foram publicados na revista científica Journal of Alzheimer Disease and Associatied Disorders.


Fonte: G1. Cuidadores tendem a subestimar a capacidade das pessoas com Alzheimer. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/2025/02/09/cuidadores-tendem-a-subestimar-a-capacidade-daspessoas-com-alzheimer.ghtml. Acesso em: 09 fev. 2025.
Analise as assertivas a seguir.

I. “Se a pessoa for lavar um prato, talvez não fique limpo.”
II. “Se a filha teve uma mãe agressiva ou negligente.”
III.“A professora Dourado enfatiza que, no Alzheimer, os domínios que têm um componente emocional ou afetivo se deterioram num ritmo menos acelerado.”

Os artigos destacados apresentam, respectivamente, a função de:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: Aeronáutica Órgão: CIAAR Provas: Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Anatomia Patológica | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Clínica Médica | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Anestesiologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Dermatologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Cancerologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Endocrinologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Gastroenterologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Cardiologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Geriatria | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Cirurgia Cardíaca | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Ginecologia e Obstetrícia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Cirurgia Geral | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Hematologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Cirurgia Pediátrica | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Cirurgia Plástica | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Cirurgia Torácica | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Hemoterapia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Cirurgia Vascular Periférica | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Infectologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Mastologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Medicina de Família e Comunidade | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Reumatologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Radiologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Urologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Medicina Do Trabalho | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Medicina Intensiva | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Medicina Nuclear | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Generalista | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Nefrologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Neurologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Oftalmologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Ortopedia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Otorrinolaringologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Pediatria | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Pediatria Neonatal | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Pneumologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Proctologia | Aeronáutica - 2025 - CIAAR - Médico da Aeronáutica - Psiquiatria |
Q3441847 Português
A questão refere-se ao Texto I.

Texto I

Algumas dicas ajudam a melhorar a produção de hortas caseiras


Em uma empresa de Sorocaba (SP), vendas de mudas para hortas caseiras saltou de 5% para 20% em um período de quatro anos.

As hortas caseiras têm se tornado opção cada vez mais presente na mesa das pessoas. Os itens, cultivados com muito carinho e colhidos na hora, podem fazer toda a diferença na hora do consumo.

O mercado já percebeu essa mudança no estilo de vida da população. Em uma empresa, situada em Sorocaba (SP), as vendas de mudas de hortas caseiras saltaram de 5% para 20% em um período de quatro anos, com cerca de 180 mil unidades por semana.

Dentro de casa, é possível cultivar uma série de vegetais distintos. Entre eles, alface, rúcula, brócolis, couve-flor e pepino, garantindo uma alimentação mais saudável, sem agrotóxicos e com um maior valor nutricional.

"Tenho vários clientes que atendo em busca de uma vida mais saudável. É uma distração, uma terapia, uma ocupação. As pessoas relatam que esperam o final de semana para dar uma desestressada, fazendo o próprio manejo da horta ou plantando outras mudas", comenta Marcelo Higashi, dono do espaço.


Fonte: G1. Algumas dicas ajudam a melhorar a produção de hortas caseiras. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sorocabajundiai/nosso-campo/noticia/2025/02/09/algumas-dicas-ajudam-a-melhorar-a-producao-de-hortas-caseiras.ghtml. (Texto adaptado). Acesso em: 09 fev. 2025.
Analise as afirmativas a seguir e informe verdadeiro (V) ou falso (F), considerando as regras de concordância nominal da Língua Portuguesa, e em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) No trecho "Os itens, cultivados com muito carinho e colhidos na hora, podem fazer toda a diferença na hora do consumo.", a expressão "toda a diferença" está corretamente flexionada, pois o adjetivo "toda" concorda com "diferença", que está no singular e é feminino.
( ) No trecho "Dentro de casa, é possível cultivar uma série de vegetais distintos.", a concordância nominal está correta, pois o adjetivo "distintos" concorda com "vegetais", que é o núcleo do sujeito e está no plural.
( ) No trecho "Uma alimentação mais saudável, sem agrotóxicos e com um maior valor nutricional.", o adjetivo "maior" está corretamente flexionado no singular, pois concorda com "valor", que também está no singular.
( ) No trecho "É uma distração, uma terapia, uma ocupação agradável e necessárias para quem busca qualidade de vida.", a concordância nominal está correta, pois o adjetivo "necessárias" concorda com todos os substantivos enumerados anteriormente.
( ) No trecho "As hortas caseiras têm se tornado opção cada vez mais presente na mesa das pessoas.", a palavra "presente" deveria estar no plural ("presentes") para concordar com "hortas caseiras".
Alternativas
Q3437335 Português

História do surgimento do Corpo de Bombeiros



Por André Gustavo Possi Scamardi e Luciana Mayumi Nanya



1.png (693×583)

(Disponível em: revistas.unilago.edu.br/index.php/revista-cientifica/article/view/538 – texto adaptado especialmente para esta prova).

Assinale a alternativa que apresenta palavra na qual NÃO haja a ocorrência do prefixo “in-” com o mesmo sentido que ele apresenta em “indescritível”.
Alternativas
Q3437334 Português

História do surgimento do Corpo de Bombeiros



Por André Gustavo Possi Scamardi e Luciana Mayumi Nanya



1.png (693×583)

(Disponível em: revistas.unilago.edu.br/index.php/revista-cientifica/article/view/538 – texto adaptado especialmente para esta prova).

Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, as classes de palavras às quais pertencem as palavras sublinhadas no trecho a seguir, retirado do texto-base:

“[...] desenvolveu a primeira mangueira de combate (1) a incêndio, confeccionada em (2) couro e bronze (3)”.
Alternativas
Q3437330 Português

História do surgimento do Corpo de Bombeiros



Por André Gustavo Possi Scamardi e Luciana Mayumi Nanya



1.png (693×583)

(Disponível em: revistas.unilago.edu.br/index.php/revista-cientifica/article/view/538 – texto adaptado especialmente para esta prova).

Analise os trechos a seguir, retirados do texto-base, e assinale a alternativa em que a palavra sublinhada NÃO seja classificada com um adjetivo pátrio.
Alternativas
Q3437327 Português

História do surgimento do Corpo de Bombeiros



Por André Gustavo Possi Scamardi e Luciana Mayumi Nanya



1.png (693×583)

(Disponível em: revistas.unilago.edu.br/index.php/revista-cientifica/article/view/538 – texto adaptado especialmente para esta prova).

Analise os trechos a seguir, retirados do texto-base:

1. “A partir do século XVI, com o desenvolvimento da Europa”.
2. “[...] surgiu em 1905, na Inglaterra, o primeiro caminhão”.
3. “As regiões mais desenvolvidas contavam com máquinas hidráulicas”.

Assinale a alternativa que apresenta as circunstâncias expressas pelos advérbios e locuções adverbiais sublinhados em 1, 2 e 3, respectivamente.
Alternativas
Q3437326 Português

História do surgimento do Corpo de Bombeiros



Por André Gustavo Possi Scamardi e Luciana Mayumi Nanya



1.png (693×583)

(Disponível em: revistas.unilago.edu.br/index.php/revista-cientifica/article/view/538 – texto adaptado especialmente para esta prova).

Considerando a palavra “e...tremidades” (l. 15), verifica-se que se trata de um ______________, cuja grafia correta se dá com o preenchimento da lacuna pontilhada com a letra ___ e que apresenta como sinônimo possível o vocábulo ______________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3433210 Português

Texto I


Algumas dicas ajudam a melhorar a produção de hortas caseiras

Em uma empresa de Sorocaba (SP), vendas de mudas para hortas caseiras saltou de 5% para 20% em um período de quatro anos.


As hortas caseiras têm se tornado opção cada vez mais presente na mesa das pessoas. Os itens, cultivados com muito carinho e colhidos na hora, podem fazer toda a diferença na hora do consumo.


O mercado já percebeu essa mudança no estilo de vida da população. Em uma empresa, situada em Sorocaba (SP), as vendas de mudas de hortas caseiras saltaram de 5% para 20% em um período de quatro anos, com cerca de 180 mil unidades por semana.


Dentro de casa, é possível cultivar uma série de vegetais distintos. Entre eles, alface, rúcula, brócolis, couve-flor e pepino, garantindo uma alimentação mais saudável, sem agrotóxicos e com um maior valor nutricional.


"Tenho vários clientes que atendo em busca de uma vida mais saudável. É uma distração, uma terapia, uma ocupação. As pessoas relatam que esperam o final de semana para dar uma desestressada, fazendo o próprio manejo da horta ou plantando outras mudas", comenta Marcelo Higashi, dono do espaço.


Fonte: G1. Algumas dicas ajudam a melhorar a produção de hortas caseiras. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sorocabajundiai/nosso-campo/noticia/2025/02/09/algumas-dicas-ajudam-a-melhorar-a-producao-de-hortas-caseiras.ghtml. (Texto adaptado). Acesso em: 09 fev. 2025. 

Analise as afirmativas a seguir e informe verdadeiro (V) ou falso (F), considerando as regras de concordância nominal da Língua Portuguesa, e em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.


( ) No trecho "Os itens, cultivados com muito carinho e colhidos na hora, podem fazer toda a diferença na hora do consumo.", a expressão "toda a diferença" está corretamente flexionada, pois o adjetivo "toda" concorda com "diferença", que está no singular e é feminino.


( ) No trecho "Dentro de casa, é possível cultivar uma série de vegetais distintos.", a concordância nominal está correta, pois o adjetivo "distintos" concorda com "vegetais", que é o núcleo do sujeito e está no plural.


( ) No trecho "Uma alimentação mais saudável, sem agrotóxicos e com um maior valor nutricional.", o adjetivo "maior" está corretamente flexionado no singular, pois concorda com "valor", que também está no singular.


( ) No trecho "É uma distração, uma terapia, uma ocupação agradável e necessárias para quem busca qualidade de vida.", a concordância nominal está correta, pois o adjetivo "necessárias" concorda com todos os substantivos enumerados anteriormente.


( ) No trecho "As hortas caseiras têm se tornado opção cada vez mais presente na mesa das pessoas.", a palavra "presente" deveria estar no plural ("presentes") para concordar com "hortas caseiras".

Alternativas
Q3431523 Português
Considerando os aspectos morfológicos e fonológicos envolvidos, associe as colunas relacionando as palavras aos respectivos processos de formação.
Palavra 
(1) realizar (2) supersônico (3) amaciar (4) ataque

Processo de formação
( ) Sufixação ( ) Prefixação ( ) Parassintética ( ) Regressiva
A sequência correta dessa associação é:
Alternativas
Q3430240 Português

Preencha as lacunas abaixo com a forma correta do particípio dos verbos indicados entre parênteses, seguindo a norma culta da Língua Portuguesa.



Após muitos estudos, constatou-se que aquele concreto já estivesse se ______ no muro. (enxugar)


Durante séculos, pensava-se que aquele concreto já tivesse se ______ no muro. (enxugar)


O zelador não entendeu por que o síndico não havia ______ sua obra. (entregar)


O zelador não entendeu por que sua obra não foi ______ pelo síndico. (entregar)



A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:

Alternativas
Q3430237 Português
Considerando os aspectos morfológicos e fonológicos envolvidos, associe as colunas relacionando as palavras aos respectivos processos de formação.

Palavra
(1) realizar (2) supersônico (3) amaciar (4) ataque  

Processo de formação
() Sufixação () Prefixação () Parassintética () Regressiva

A sequência correta dessa associação é:
Alternativas
Q3430226 Português

Texto II



Cuidadores tendem a subestimar a capacidade das pessoas com Alzheimer



Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre a Consciência em Transtornos Neurodegenerativos da UFRJ lembra que, sem estímulos, a condição dos pacientes se deteriora mais rapidamente.



O Laboratório de Estudos sobre a Consciência em Transtornos Neurodegenerativos (LabCONS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro tem a coordenação da psicóloga clínica Marcia Cristina Nascimento Dourado, professora adjunta do Instituto de Psiquiatria da UFRJ e especializada nos cuidados a idosos. Ali são realizadas inúmeras pesquisas com pessoas com a Doença de Alzheimer – entre elas, medir a percepção dos indivíduos sobre sua enfermidade.


“Há 25 anos, atendia pessoas com Alzheimer em psicoterapia e comecei a me perguntar se conseguiam perceber o que estava acontecendo com elas em decorrência da doença. Meu trabalho nasceu desses questionamentos e as pesquisas mostram que há aspectos da cognição que ficam mais preservados. A pessoa pode ter problemas de memória, mas identifica se os outros a estão desqualificando. Em muitos casos, será capaz de dizer que se sente um inútil porque não o deixam fazer nada. As limitações vão aumentando gradativamente, mas o cuidador tende a subestimar a capacidade de um portador de Alzheimer”, afirma a professora.


Dourado faz uma ressalva importante: o cuidador normalmente está sobrecarregado, o que faz com que procure resolver tudo de uma forma rápida e prática. Entretanto, sem estímulos, a condição se deteriora mais rapidamente, por isso essa não é a alternativa ideal na fase inicial da enfermidade: “Sabemos que acaba sendo trabalhoso. Se a pessoa for lavar um prato, talvez não fique limpo, mas, para o portador de demência, lavar aquele prato é relevante, porque dá uma sensação de autonomia, melhora a autoestima. Da mesma forma, na hora de sair, seria bem mais estimulante apresentar pelo menos duas opções de roupas para que a escolha seja dele”, ensina.


A psicóloga lembra que os cuidadores, na maioria composta por esposas e filhas, podem participar de sessões de psicoeducação, para entender não apenas o que é a doença, mas também para aprender a lidar com seus próprios sentimentos: “Há uma tendência de culpabilizar o cuidador, como se ele nunca fizesse o bastante. Se a filha teve uma mãe agressiva ou negligente, haverá uma mescla de ressentimento, obrigação, raiva. É preciso considerar o contexto da relação”.


A professora Dourado enfatiza que, no Alzheimer, os domínios que têm um componente emocional ou afetivo se deterioram num ritmo menos acelerado. Portanto, embora seja comum que o paciente não reconheça que enfrenta problemas de memória, distingue alterações nas relações sociais e na forma como é tratado – inclusive no estágio moderado da doença: “O fato de estar esquecido não impede que o portador de Alzheimer perceba uma expressão de irritação – ele não virou uma planta, mas os outros inclusive se referem à pessoa como se não estivesse no local. O diagnóstico acaba virando sinônimo de desqualificação”.


Num dos últimos estudos feitos pelos pesquisadores, que contou com a participação de colegas da Universidade Federal de Santa Catarina, foi identificada uma diferença significativa entre as perspectivas dos pacientes e cuidadores sobre o funcionamento socioemocional de pessoas com Alzheimer leve e moderado. O projeto envolveu uma avaliação transversal de 102 com sintomas leves e 59 casos considerados moderados e seus principais cuidadores.


De maneira geral, portadores de Alzheimer moderado são mais dependentes nas atividades diárias, o que faz com que os cuidadores avaliem seu desempenho de forma mais negativa em relação a outras habilidades. O estudo recebeu investimentos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e os resultados foram publicados na revista científica Journal of Alzheimer Disease and Associatied Disorders.


Fonte: G1. Cuidadores tendem a subestimar a capacidade das pessoas com Alzheimer.

Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/2025/02/09/cuidadores-tendem-a-subestimar-a-capacidade-daspessoas-com-alzheimer.ghtml. Acesso em: 09 fev. 2025. 

Analise as assertivas a seguir. 



I. “Se a pessoa for lavar um prato, talvez não fique limpo.”


II. “Se a filha teve uma mãe agressiva ou negligente.”


III. “A professora Dourado enfatiza que, no Alzheimer, os domínios que têm um componente emocional ou afetivo se deterioram num ritmo menos acelerado.”



Os artigos destacados apresentam, respectivamente, a função de:  

Alternativas
Q3408546 Português

Quando da tragédia brotam heróis e lições 


Por Oscar Bessi



(Disponível em: correiodopovo.com.br/blogs/oscarbessi – texto adaptado especialmente para esta prova). 

Considerando a palavra “calamidade” (l. 04), analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.



( ) Um significado válido para a palavra, considerando sua ocorrência no texto, é “catástrofe”.


( ) A palavra é classificada morfologicamente como um adjetivo uniforme, pois não apresenta variação de gênero, existindo apenas no feminino.


( ) Trata-se de uma palavra com cinco sílabas na qual não ocorrem dígrafos nem encontros consonantais.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q3325543 Português

O texto abaixo deve ser lido com atenção, para responder a questão.


    Quase todos os produtos que entraram e saíram do País neste ano, bem como suas matérias-primas, dependeram de uma logística complexa, baseada no comércio marítimo e fluvial. Tais produtos, essencialmente conduzidos por um ramo de atividade profissional conhecido como Marinha Mercante, encontram, nos mares e rios, uma via essencial de escoamento, importação e distribuição.


    O Brasil é um País marítimo, detentor de uma área com mais de 5,7 milhões de km², a Amazônia Azul, por onde transita cerca de 95% do comércio exterior. Além disso, mais de 80% da população brasileira vive a menos de 200 quilômetros da costa, e mais de 20 milhões de empregos dependem direta ou indiretamente do mar.


    O mar e as hidrovias interiores são, portanto, importantes cenários para o desenvolvimento das atividades econômicas que integram a cadeia logística do comércio nacional e internacional e, também, para aquelas que têm como base a exploração dos recursos naturais, a produção e a prestação de serviços nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB).


    Por essa razão - e também pelo turismo e os demais serviços aquaviários -, é fundamental enaltecer a importância da Marinha Mercante para a sociedade e o seu papel estratégico na economia nacional, por gerar empregos e induzir melhorias na infraestrutura e nos serviços referentes ao ramo. Dessas atividades participam Aquaviários, Profissionais não Tripulantes, Tripulantes não Aquaviários, Portuários e profissionais de Atividades Correlatas.


    Nesse contexto, a Marinha Mercante, celebrada a cada dia 28 de dezembro - data alusiva ao nascimento de seu patrono, Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá -, é o conjunto das organizações, pessoas, embarcações e outros recursos dedicados às atividades marítimas, fluviais e lacustres de âmbito civil. Ou seja, ela não é uma instituição, e sim um ramo de atividade profissional.


    Dentro desse conjunto, são chamados de aquaviários os profissionais que, com habilitação certificada pela Autoridade Marítima (no caso brasileiro, a Marinha do Brasil), operam embarcações em caráter profissional (...).



Disponível em: https://www.marinha.mil.br/. Acesso em 05/01/2025 (com adaptações).

“(...) por gerar empregos e induzir melhorias na infraestrutura e nos serviços referentes ao ramo” (4º§).

A preposição destacada foi empregada no contexto acima com valor de: 
Alternativas
Q3325541 Português

O texto abaixo deve ser lido com atenção, para responder a questão.


    Quase todos os produtos que entraram e saíram do País neste ano, bem como suas matérias-primas, dependeram de uma logística complexa, baseada no comércio marítimo e fluvial. Tais produtos, essencialmente conduzidos por um ramo de atividade profissional conhecido como Marinha Mercante, encontram, nos mares e rios, uma via essencial de escoamento, importação e distribuição.


    O Brasil é um País marítimo, detentor de uma área com mais de 5,7 milhões de km², a Amazônia Azul, por onde transita cerca de 95% do comércio exterior. Além disso, mais de 80% da população brasileira vive a menos de 200 quilômetros da costa, e mais de 20 milhões de empregos dependem direta ou indiretamente do mar.


    O mar e as hidrovias interiores são, portanto, importantes cenários para o desenvolvimento das atividades econômicas que integram a cadeia logística do comércio nacional e internacional e, também, para aquelas que têm como base a exploração dos recursos naturais, a produção e a prestação de serviços nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB).


    Por essa razão - e também pelo turismo e os demais serviços aquaviários -, é fundamental enaltecer a importância da Marinha Mercante para a sociedade e o seu papel estratégico na economia nacional, por gerar empregos e induzir melhorias na infraestrutura e nos serviços referentes ao ramo. Dessas atividades participam Aquaviários, Profissionais não Tripulantes, Tripulantes não Aquaviários, Portuários e profissionais de Atividades Correlatas.


    Nesse contexto, a Marinha Mercante, celebrada a cada dia 28 de dezembro - data alusiva ao nascimento de seu patrono, Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá -, é o conjunto das organizações, pessoas, embarcações e outros recursos dedicados às atividades marítimas, fluviais e lacustres de âmbito civil. Ou seja, ela não é uma instituição, e sim um ramo de atividade profissional.


    Dentro desse conjunto, são chamados de aquaviários os profissionais que, com habilitação certificada pela Autoridade Marítima (no caso brasileiro, a Marinha do Brasil), operam embarcações em caráter profissional (...).



Disponível em: https://www.marinha.mil.br/. Acesso em 05/01/2025 (com adaptações).

“Além disso, mais de 80% da população brasileira vive a menos de 200 quilômetros da costa, e mais de 20 milhões de empregos dependem direta ou indiretamente do mar” (2º§).

O termo “mais”, no contexto acima, não possui valor comparativo, senão indica quantidade imprecisa, indefinida, ao formar a expressão “mais de”. Dentre as opções abaixo, aquela em que o vocábulo “mais” foi empregado com valor temporal é: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: D
5: C
6: C
7: D
8: B
9: C
10: E
11: A
12: E
13: D
14: D
15: B
16: B
17: C
18: C
19: E
20: E