Questões Militares de Conhecimentos Gerais - Guerras, Conflitos e Terrorismo

Foram encontradas 20 questões

Q1893081 Conhecimentos Gerais
Há dez anos diversas revoltas populares aconteceram em mais de dez países do Oriente Médio e do norte da África. Essas revoltas ficaram conhecidas como Primavera Árabe. Esse termo, popularizado pela mídia ocidental, refere-se às revoltas e protestos populares que ocorreram em diversos países do Oriente Médio e norte da África a partir de 2010.
Disponível em: https://www.politize.com.br/10-anos-da- primavera-arabe/. Acesso em: 15 ago. 2021.
A maior parte dos protestos nessas regiões centrou-se no descontentamento da população em relação à(aos)
Alternativas
Q1831984 Conhecimentos Gerais

A chamada estratégia de ascensão pacífica adotada pela República Popular da China (RPC) tem causado instabilidade na Bacia do Pacífico, pois alguns países são diretamente afetados pelas pretensões chinesas. Sobre as implicações advindas dessa estratégia, considere as seguintes afirmações:


I – A reincorporação de Taiwan é uma das principais prioridades da política externa chinesa, mas o governo taiwanês e a população do arquipélago rechaçam fortemente essa ideia.

II – Conforme sua estratégia, Pequim não admite negociar com Taiwan a aplicação do modelo “uma nação, dois sistemas”, como fez nos casos relacionados a Hong Kong e Macau.

III – Países como Vietnã, Filipinas e Malásia têm manifestado preocupações geopolíticas em relação às pretensões territoriais de Pequim no Mar do Sul da China.

IV – Oficialmente, os Estados Unidos, que são os principais fornecedores de armamentos para a defesa do arquipélago, sempre reconheceram a independência de Taiwan.


Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q1831981 Conhecimentos Gerais

O Cáucaso, por sua localização estratégica, é uma região geopoliticamente conflituosa. No segundo semestre do ano passado, irrompeu mais um capítulo do conflito envolvendo dois países: Armênia e Azerbaijão, que disputam um enclave chamado Nagorno-Karabakh. Sobre essa região, considere as seguintes alternativas:


I – O Cáucaso é uma cadeia montanhosa situada na porção sudeste da Europa e ocupa uma posição estratégica, pois é rota de gasodutos e oleodutos que ligam o Cáspio à Europa.

II – Nagorno-Karabakh é um enclave armênio e cristão situado no território do Azerbaijão, que é um país muçulmano.

III – A Ossétia do Sul é uma região autônoma do Azerbaijão, que busca a fusão com a Ossétia do Norte para formar um único país.

IV – A Abkazia é uma república muçulmana autônoma localizada na Armênia, que luta pela sua independência.


Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

Alternativas
Q1831980 Conhecimentos Gerais

Noticiou-se recentemente o aumento das hostilidades entre a Ucrânia e a Rússia, sete anos após a ocupação da Crimeia por tropas de Moscou. Sobre as principais razões que explicam as tensões envolvendo esses dois países, é correto afirmar:


I – A porção leste da Ucrânia é constituída por uma maioria de russos étnicos, que desejam manter laços com a Federação Russa e são apoiados pelo governo russo.

II – A península da Crimeia é altamente estratégica, pois ali encontra-se a base naval russa de Tartus, que abriga a frota do Mar Mediterrâneo.

III – A Ucrânia pode ser considerada como a nova fronteira entre o Leste e o Oeste, uma reminiscência da Guerra Fria, que colocava em campos opostos a antiga URSS e os EUA.

IV – A crise ucraniana teve como estopim a assinatura de um tratado de adesão do país à União Europeia e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em 2013.


Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

Alternativas
Q1806283 Conhecimentos Gerais
    Em 21 de maio de 2021, primeiro dia de cessar-fogo na cidade de Gaza, o médico Hazem Abu Motoh aproveitou para visitar Atta Darwish, seu professor na época da faculdade. “Fomos ao mercado Abu Dalal, comemos doces e tâmaras. Nós rimos tanto. Graças a Deus, a guerra acabou”, disse Hazem. “Hoje (ontem), comemoramos o Eid Al-Fitr (fim do jejum do ramadã) com atraso. Vimos crianças lindas e felizes, com roupas novas. Não há mais o som de ambulâncias ou de bombas caindo”, relatou.

Internet: <www.correiobraziliense.com.br> (com adaptações).
Acerca dos mais recentes conflitos entre o governo de Israel e o grupo Hamas, julgue o item seguinte.
Na atualidade, a difusão, nas redes sociais, de fake news acerca do conflito entre israelenses e palestinos contribui para a desinformação e para debates acalorados fundamentados em informações distorcidas.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: A
5: C