Questões Militares de Conhecimentos Gerais - Conhecimentos Gerais Sobre Arte e Cultura

Foram encontradas 7 questões

Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: CBM-BA Prova: IBFC - 2020 - CBM-BA - Soldado |
Q1134241 Conhecimentos Gerais
Analise a figura abaixo:
Imagem associada para resolução da questão
Fonte: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/58
    “O ofício das baianas de acarajé é uma prática tradicional de produção e venda, em tabuleiro, das chamadas comidas de baiana, feitas com azeite de dendê e ligadas ao culto dos orixás. Sua receita tem origens no Golfo do Benim, na África Ocidental, tendo sido trazida para o Brasil com a vinda de escravos dessa região” (IPHAN, 2019).
Assinale a alternativa que apresenta a categoria pela qual o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) reconhece o ofício das baianas de acarajé. 
Alternativas
Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: CBM-BA Prova: IBFC - 2020 - CBM-BA - Soldado |
Q1134240 Conhecimentos Gerais
“Um turbante tornou-se o epicentro de um acalorado debate [...]. Identificado como um símbolo da população negra e da ancestralidade africana no Brasil, o adereço ganhou, nos últimos anos, destaque em editoriais de moda e passou a ser encontrado com facilidade em lojas, multiplicando seu uso por pessoas de diversas origens. A produção em massa do objeto e o uso motivado apenas por interesses estéticos, inspira, porém, críticas e ressalvas feitas pela população negra, que aponta problemas com essa prática, se feita sem reflexão, como a invisibilização de quem produziu aquela cultura” (CARTA CAPITAL, 2019). Assinale a alternativa que aponta um termo comumente utilizado para fazer referência à discussão abordada no texto.
Alternativas
Q1013650 Conhecimentos Gerais

Brasil Eu Fico.

Minas Gerais, uai, uai

São Paulo, sai da frente!

Guanabara, como é que é?

Bahia, oxente!

E os meus irmãozinhos lá do norte?


Este é o meu Brasil

Cheio de riquezas mil

Este é o meu Brasil

Futuro e progresso do ano 2000

Quem não gostar e for do contra

Que vá prá... [...]

(https://www.letras.mus.br/wilson-simonal/1803895/brasil-eu-fico-print.html)


A canção foi composta por Jorge Ben e gravada pelo cantor Wilson Simonal em dezembro de 1970. A música expressava

Alternativas
Q925301 Conhecimentos Gerais

Segundo a historiadora Isabel Guillen ao se caminhar “...pelas ruas do Recife lembramos que a cidade foi palco de mais de trezentos anos de escravidão de populações africanas e seus descendentes... [Mas], parece que a história da escravidão e da cultura negra, herança da diáspora, permanece invisibilizada na cidade. Qualquer pessoa que transita pela cidade, seja um jovem estudante ou turista, encontrará parcas referências à história da escravidão e da cultura negra na região metropolitana do Recife: o busto de Zumbi na praça do Carmo, a estátua de Solano Lopes no Pátio de São Pedro; Dona Santa na praça defronte à rua Vidal de Negreiros, a Igreja de Nossa Senhora do Rosários dos Homens Pretos, alguns baobás plantados em praças na cidade... E pouco nada mais do que isso.”

(http://www.encontro2018.historiaoral.org.br/resources/anais/8/1524268689_ARQUIVO_Lugaresdememoriadaculturanegraguillen.pdf)


Em relação às manifestações culturais afrodescendentes do Recife, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Ano: 2018 Banca: AOCP Órgão: PM-TO Prova: AOCP - 2018 - PM-TO - Soldado da Polícia Militar |
Q879486 Conhecimentos Gerais
Recentemente, discussões sobre a criminalização do Funk Carioca voltaram a surgir, com propostas em tramitação nas casas legislativas. O Funk não é o primeiro ritmo a sofrer tentativas de supressão. Assinale a alternativa que apresenta outro ritmo brasileiro que sofreu essa tentativa.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: A
5: A