O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

A gente tem tudo o que você precisa. Planos a partir de R$22/mês. Aproveite! 🚀

Questões Militares de Atualidades - Política

Foram encontradas 50 questões

Q1658426 Atualidades

“Em um novo capítulo do acirramento das tensões entre Estados Unidos e Irã, Teerã anunciou nesta quinta-feira que derrubou um drone americano que teria invadido seu território. Washington alega que o equipamento estava em espaço aéreo internacional, e o governo iraniano respondeu levando o caso à ONU”.


Fonte: O GLOBO, 20 jun. 2019.

Disponível em:<https://oglobo.globo.com/mundo/ira-derruba-drone-americano-no-golfopersico-trump-chama-de-erro-grande-mas-depois-ameniza-23753187>. Acesso em: 16 abr. 2020.


Imagem associada para resolução da questão


O incidente relatado acima ocorreu no Estreito de Ormuz (vide desenho), no Golfo Pérsico. Sobre as características gerais dos países banhados por esse estratégico golfo, é correto afirmar que:

I – Somadas, as reservas existentes nos países banhados pelo Golfo Pérsico perfazem a maior concentração de hidrocarbonetos do mundo.

II – A implantação de um regime democrático, com eleições diretas, foi o maior legado da ocupação dos EUA, que devolveu a estabilidade ao Iraque.

III – Com uma população de aproximadamente 24 milhões, os curdos estão localizados majoritariamente nos territórios ocupados pelo Iraque e pelo Irã, onde contam com um elevado grau de autonomia política.

IV – O Irã não é um país árabe, e a sua população é de maioria xiita. Em 1979, a Revolução Islâmica transformou-o em um dos principais opositores dos Estados Unidos e de Israel.


Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q1658418 Atualidades

Em fevereiro de 2019, o mundo foi surpreendido com um ataque de aviões indianos em solo paquistanês. A animosidade entre esses dois países asiáticos é expressa territorialmente (vide desenho abaixo). Assim, é fundamentado o temor de uma escalada da crise. Sobre a conflituosa relação indo-paquistanesa, é correto afirmar que:


Imagem associada para resolução da questão


I – Apesar de serem considerados, segundo a ONU, países em desenvolvimento, ambos dispõem de artefatos de destruição em massa.

II – Mahatma Gandhi, líder que organizou diversas campanhas anticoloniais, ciente das incontornáveis divergências entre muçulmanos e hindus, apoiou a transformação da fronteira entre esses dois países, que passou de religiosa para política.

III – Perdura até hoje o rígido padrão de alianças construído durante a Guerra Fria, colocando em campos opostos o eixo Nova Délhi–Moscou e Islamabad–Pequim.

IV – A rivalidade indo-paquistanesa tem como um de seus principais focos a disputa pelo controle da Caxemira, região habitada por maioria muçulmana e encravada no Himalaia, na fronteira entre os dois países.


Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q1140708 Atualidades

O Elevado Presidente João Goulart, mais conhecido como Minhocão, está prestes a passar por uma transformação profunda. Na última semana, o prefeito da cidade anunciou a criação de um parque linear em parte dos 3,4 quilômetros de extensão da via. Em uma primeira etapa, ele ocupará 900 metros da pista, nos dois sentidos sobre a Avenida Amaral Gurgel.

(Sérgio Quintella. “Prefeitura anuncia a construção do Parque Minhocão”. Veja SP. https://vejasp.abril.com.br, 21.02.2019. Adaptado)


Corresponde a uma das críticas realizadas à implantação do projeto anunciado:

Alternativas
Q1140707 Atualidades

Observe a fotografia, que ganhou repercussão internacional em julho de 2019.


Imagem associada para resolução da questão


A fotografia demonstra parte de uma instalação realizada na cerca que separa

Alternativas
Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: CBM-BA Prova: IBFC - 2020 - CBM-BA - Soldado |
Q1134235 Atualidades
“O muro de Trump entre os Estados Unidos e o México, as cercas que separam Espanha e Marrocos, a barreira de segurança entre Israel e a Cisjordânia... O muro de Berlim deveria ser o último a cair, mas passados 30 anos após, divisões continuam a ser erguidas em todo o mundo” (Isto É Dinheiro, 2019). No que se refere aos possíveis objetivos da criação de barreiras artificiais por diferentes nações na atualidade, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Frear a imigração ilegal. ( ) Promover o intercâmbio cultural. ( ) Enfatizar a existência de fronteiras territoriais. ( ) Enfraquecer a soberania nacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: B
4: D
5: A