Questões Militares de Fisioterapia - Fisioterapia Neonatal e Pediátrica

Foram encontradas 54 questões

Q2090562 Fisioterapia

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (2021), a asfixia perinatal contribui com 30-35% das mortes neonatais, o que representa, em nível global, cerca de um milhão de óbitos por ano. As mortes neonatais são predominantes na primeira semana de vida, em grande parte relacionadas à assistência materna antes e durante o trabalho de parto. A reanimação, definida de forma ampla como o apoio especializado para uma transição bem-sucedida ao nascer, tem sido um foco maior dentre os esforços para diminuir a mortalidade neonatal precoce. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. Logo após a extração completa do produto conceptual da cavidade uterina, avalia-se se o RN ≥34 semanas começou a respirar ou chorar e se o tônus muscular está em flexão. Se a resposta for “sim” a ambas as perguntas, deve-se indicar o clampeamento tardio do cordão, independentemente do aspecto do líquido amniótico.


II. Diante da resposta “não” a pelo menos um dos três questionamentos iniciais: gestação a termo, respiração ou choro presente e tônus muscular em flexão, deve-se conduzir o RN à mesa de reanimação. Assim, pacientes com idade gestacional diferente do termo (340/7-366/7 semanas – pré-termo tardios ou ≥420/7 semanas – pós-termo); recém-nascidos que não iniciam movimentos respiratórios regulares e/ou aqueles em que o tônus muscular está flácido precisam ser conduzidos à mesa de reanimação, indicando os passos iniciais da estabilização na seguinte sequência: prover calor; posicionar a cabeça em leve extensão; aspirar boca e narinas (se necessário); e, secar. Tais passos devem ser executados em, no máximo, trinta segundos.


III. A FC é o principal determinante da decisão de indicar as diversas manobras de reanimação. Determinar a FC de maneira rápida, acurada e confiável é um ponto crítico para a tomada de decisões em sala de parto. Os métodos de avaliação da FC nos primeiros minutos de vida pela palpação do cordão umbilical e ausculta do precórdio são considerados os mais confiáveis na sala de parto.


IV. Na vigência de líquido amniótico meconial, independentemente de sua viscosidade, a aspiração das vias aéreas durante o nascimento, no momento do desprendimento do polo cefálico, deve ser realizada.


Está correto o que se afirma apenas em 

Alternativas
Q2090522 Fisioterapia

“Ao Fisioterapeuta: encaminho o lactente EFM, com 3 meses de idade, para sua avaliação. A mãe relata que seu filho apresenta tosse frequente com secreção, já tomou antibiótico no primeiro mês de vida e se cansa durante a mamada. Conforme evidenciou o ecocardiograma, apresenta uma cardiopatia congênita, com shunt esquerdo-direito. Solicito, portanto, avaliação e acompanhamento para a criança, a fim de tratar, principalmente, os sintomas relacionados à fisiopatologia de sua cardiopatia. Atenciosamente: Dr. AJ – Cardiologia Pediátrica.” Considerando a situação hipotética, analise as afirmativas a seguir.


I. De acordo com os sintomas relatados pelo cardiologista, o fisioterapeuta analisa e conclui que o bebê apresenta uma cardiopatia cianogênica com características de hiperfluxo pulmonar como na coactação da aorta.


II. O aumento da resistência vascular pulmonar está presente nas cardiopatias acianogênicas; a causa está ligada diretamente ao volume sanguíneo aumentado na circulação pulmonar e ao tempo de exposição, podendo até levar alterações estruturais nas arteríolas pulmonares.


III. O enunciado não identifica qual cardiopatia o bebê citado apresenta; mas, pelos sintomas descritos, uma das cardiopatias cursam com hiperfluxo pulmonar. Neste caso, há aumento do débito de sangue nos pulmões, alterações nas vias aéreas e no leito vascular pulmonar.


IV. Sabe-se que cardiopatias congênitas têm impacto para a criança, que vão desde o hipodesenvolvimento ponderoestatural, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor até doenças pulmonares crônicas. Diante do relato descrito no encaminhamento médico, a bebê apresenta sinais de hiperfluxo pulmonar comum em cardiopatias cianóticas, como na Tetralogia de Fallot.


V. Cansaço durante as mamadas e tosse irritativa podem ser sintomas de cardiopatia acianótica como na comunicação interventricular – os sintomas descritos evidenciam espessamento da membrana alvéolo-capilar com extravasamento de plasma.


Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas
Q1879081 Fisioterapia

A criança com paralisia cerebral cujos movimentos estão presos às limitações da hipertonia sofre, em primeiro lugar, por uma escassez de experiências de movimento.

Durante a intervenção, o fisioterapeuta vai querer focalizar a capacidade de a criança manter o controle postural do tronco. Para tal, uma das estratégias a ser adotada logo de início deve ser evitar

Alternativas
Q831392 Fisioterapia

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.


A síntese do surfactante parece ser um processo sujeito a uma variedade de mecanismos regulatórios. Entre as substâncias que aumentam a síntese do surfactante, a mais utilizada na clínica obstétrica é ___________. Essa substância é administrada na gestante com risco de parto prematuro. Esse tratamento tem acarretado redução na incidência de _______ neonatal, pois estaria envolvido com a maior produção do fator ___________ o qual atuaria nas células______para estimular a síntese de fosfolípides.

Alternativas
Q695380 Fisioterapia
O tratamento de lactentes e crianças é um dos aspectos mais desafiadores e recompensadores da terapia respiratória. A prática clínica competente desta área requer conhecimento das muitas diferenças fisiopatológicas que existem entre os lactentes, as crianças e os adultos. As estruturas respiratórias fundamentais dos lactentes, crianças e adultos diferem não somente em tamanho, mas também em posição e função. Marque a alternativa incorreta com relação a estas diferenças. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: A
4: A
5: A