Questões Militares de Fisioterapia - Eletroterapia

Foram encontradas 18 questões

Q2090224 Fisioterapia
A Neuroestimulação Elétrica Transcutânea (TENS) é um método eficaz, seguro e não invasivo de tratamentos de várias síndromes de dores crônicas e agudas, sem medicamentos, utilizado ao longo de muitos anos. Ele foi empregado pela primeira vez no início da década de 1950, para determinar a compatibilidade de pacientes com dor como candidatos para implantes de eletrodos na coluna dorsal. As formas terapêuticas existentes dependem dos parâmetros dos estímulos elétricos aplicados, resultando em diferentes contribuições dos componentes hiperêmicos, relaxantes e analgésicos da TENS. As unidades de aplicação de TENS, em geral, liberam ondas bifásicas simétricas ou assimétricas equilibradas, cuja duração de pulso varia de 100 a 500 ms, com corrente líquida zero, para minimizar os efeitos de irritações na pele, podendo ser aplicadas por períodos mais prolongados. A teoria indica três modos de ação para a eficácia dessa modalidade. Considerando tais modos de ação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Sistema de comportas: o controle da comporta espinal por meio de estímulos de grandes quantidades de fibras alfa-A amielinizadas inibe a transmissão de dores menos intensas, transmitindo fibras C mielinizadas e delta-A amielinizadas.
( ) Controle opioide endógeno: sempre que os nervos sensoriais são submetidos a determinados tipos de estímulos elétricos pode ocorrer liberação de encefalina proveniente de partes do sistema nervoso central, bem como liberação de endorfina- -Beta, da glândula hipófise para o líquido cerebrospinal. O sucesso das aplicações produz efeito analgésico durante várias horas.
( ) Desvio central: estímulos elétricos intensos, próximos de níveis nocivos, em fibras C menores ou em fibras doloridas, estimulam os neurônios descendentes.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2090191 Fisioterapia
Com base em uma revisão sistemática de 30 estudos para verificar a eficácia dos exercícios, da terapia manual, da eletroterapia, do treinamento de relaxamento e do biofeedback no tratamento do DTM, Medlicott e Harris fizeram importantes observações. Dentre elas, as que mais se destacaram foram, EXCETO:
Alternativas
Q2090177 Fisioterapia
Além da fase aguda, a estimulação elétrica pode ser usada em outros estágios da cicatrização, para diminuir a dor e promover a reeducação neuromuscular. A corrente elétrica que atravessa os tecidos força a despolarização dos nervos. Os tipos de nervos que sofrem essa influência, bem como a taxa de despolarização das fibras, determinam os efeitos fisiológicos e terapêuticos. Historicamente, vários fisioterapeutas defenderam a estimulação elétrica como forma de redução de edemas e dor e como opção para melhorar a independência e o nível funcional dos indivíduos durante a fase aguda. Sobre os efeitos da utilização da estimulação elétrica em indivíduos durante a fase aguda, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Produzir contrações musculares. ( ) Estimular os nervos sensoriais, para auxiliar no tratamento da dor (Neuroestimulação Elétrica Transcutânea – TENS). ( ) Criar campos elétricos entre os tecidos para estimular ou alterar os processos de cicatrização.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2090125 Fisioterapia
Estimulação Elétrica Funcional (FES) é o emprego da eletroterapia capaz de produzir contrações musculares com objetivos funcionais, ou como foi definida na década de 1960 por Vodovnik: “FES é promover contração em músculos privados de controle nervoso, tendo como resultado um movimento funcional”. Em vários centros de reabilitação ao redor do mundo, a eletroestimulação funcional tem sido utilizada para substituir a inervação da musculatura esquelética de músculos paralisados, que antes recebiam inervação do sistema nervoso central, ou seja, músculos enfraquecidos decorrentes de Lesão do Neurônio Motor Superior (LNMS), como resultado de Acidentes Vasculares Encefálicos (AVE), lesões medulares ou traumatismos cranioencefálicos, dentre outros. A eletroestimulação é considerada promessa como estratégia para auxiliar os pacientes na execução de movimentos funcionais e poderá conquistar ganhos importantes para aqueles que tenham perdido uma ou mais funções. A utilização de Estimulação Elétrica Funcional (FES) no tecido contrátil está associada a diversas aplicações; analise-as.
I. Prevenção de contraturas e trombose venosa profunda; redução de padrão motor espástico, bipedestação e deambulação.
II. Melhora da condição cardiopulmonar e metabólica; controle de movimentos de membro superior, como a preensão manual.
III. Movimentos para vencer a ação da gravidade e estimulação de movimentos finos como escrever.
IV. Respiração artificial com estimulação do nervo frênico; esvaziamento da bexiga e fortalecimento do assoalho pélvico.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1818093 Fisioterapia
Avalie o que se afirma acerca dos tipos de aplicadores de diatermia.
I. O aquecimento que ocorre com a bobina indutiva aplicadora de diatermia é conhecido como aquecimento pelo método magnético, na medida em que a corrente elétrica que promove o aquecimento é induzida no tecido por um campo magnético. II. O aquecimento que ocorre com aplicadores de diatermia por placas capacitativas é conhecido como aquecimento pelo método de campo elétrico, porque a corrente elétrica que gera o aquecimento é produzida diretamente por um campo elétrico. III. Os tipos de aplicadores de diatermia por ondas curtas podem ser com bobinas indutivas ou placas capacitativas, sendo que os aplicadores indutivos produzem mais calor na pele e tecidos superficiais, ao passo que as placas capacitativas produzem mais calor em tecidos e estruturas mais profundas.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: A
5: B