Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se

Leis e Propriedades da Termodinâmica


QUESTÕES PARA PRATICAR

(30 questões)
Ver no modo completo: Todas as questões
01
Q821467
Aplicada em: 2017
Banca: Aeronáutica
Órgão: CIAAR

 Os diagramas de fase têm como finalidade mostrar alterações de estado físico e de estrutura que sofrem as ligas metálicas, em decorrência de aquecimentos ou resfriamentos lentos. O diagrama de fases Ferro-Carbono é, obviamente, o diagrama mais estudado entre todas as ligas metálicas presentes na atualidade, fato facilmente explicado já que os aços carbono, além de serem os materiais metálicos mais utilizados pelo homem, apresentam variadas e interessantes transformações no estado sólido.

Com base no Diagrama de fases Ferro-Carbono a seguir, associe as colunas relacionando a estrutura do aço à sua correta descrição.

                       


   Estrutura do aço

(1) Campo ferrítico

(2) Campo austenítico 

(3) Cementita

(4) Ponto eutetóide

(5) Ponto eutético


Descrição da estrutura do aço

( ) Microconstituinte composto de ferro e carbono. Esse carboneto apresenta elevada dureza, estrutura atômica ortorrômbica e 6,7% de carbono.

( ) Ponto correspondente à composição de carbono de 0,8%.

( ) Campo correspondente à solução sólida de carbono no ferro α, nesse campo a estrutura atômica é cúbica de corpo centrado.

( ) Ponto correspondente à composição de carbono de 4,3%. Trata-se do ponto de mais baixa temperatura de fusão ou solidificação, 1.147°C. 

( ) Campo correspondente à solução sólida de carbono no ferro Y, nesse campo a estrutura atômica é cúbica de face centrada. Essa fase tem solubilidade máxima de carbono de 2,06% à 1.147°C. 

A sequência correta dessa associação é 

Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.

Anterior Anterior